Unidade:
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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
Modalidade:
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Difusão |
Tipo:
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Presencial |
Público Alvo:
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Alunos de Letras que desejam tornarem-se professores e que já iniciaram a Licenciatura; professores de língua materna ou estrangeira. |
Objetivo:
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O curso objetiva abordar a formação de professores de línguas (LE ou LM) sob a perspectiva do ensino como trabalho, considerando o trabalho do professor a partir da perspectiva de algumas Ciências do Trabalho, notadamente a Clínica da Atividade e a Ergonomia da Atividade. Embora a formação docente não seja uma problemática recente, considerá-la do ponto de vista teórico que adotamos no curso, ou seja, pelo prisma do "trabalho de ensinar", representa uma inovação, já que essa perspectiva começou a ser estudada no Brasil há pouco mais de dez anos com a criação do grupo ALTER/CNPq (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações) na Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2002. Este curso se vale dessa abordagem, tomando como base estudos já feitos no Brasil pelo grupo anteriormente citado e por teóricos que seguem essa perspectiva. Buscaremos desenvolver reflexões sobre o trabalho do professor, procurando trabalhar, inicialmente, com as orientações existentes nos contextos de trabalho dos alunos participantes do curso. Em seguida, focaremos nas situações reais de trabalho vividas pelos alunos-professores, utilizando os métodos de intervenção (entrevistas em áudio e em vídeo), que poderão auxiliá-los na compreensão do trabalho educacional por meio da reflexão sobre os conflitos e dilemas aí existentes. |
Pré-requisito Graduação:
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Não |
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Área de Conhecimento:
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Letras
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