Cursos e Atividades de Extensão

860100004 - Psicologia e Educação: queixa escolar e processo de escolarização

Unidade:
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Modalidade:
Especialização
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Este curso de especialização é dirigido exclusivamente a professores da rede pública do Município de Santo André, estado de São Paulo.
Objetivo:
Contribuir para a formação de professores da rede pública, oferecendo subsídios teórico-metodológicos para a compreensão e o enfrentamento de questões que compõem o cotidiano escolar. Oferecer uma visão atualizada das principais questões relativas à aprendizagem e à escolarização no Brasil. Contribuir para o aperfeiçoamento da prática profissional de educadores, com base na compreensão da queixa escolar. Apresentar e discutir contribuições recentes da Psicologia para uma atuação docente comprometida com um projeto político pedagógico emancipatório. Discutir e analisar mecanismos e processos intraescolares que explicam o sucesso e o fracasso na escola.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Psicologia Educacional
   

Edição 9001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 04/02/2012 até 03/08/2013
Local do curso: Secretaria Municipal da Educação de Santo André Rua Catequese, 227, 4° andar CEP: 09090-400 Santo André-SP
Vagas: 47
 
Inscrição
Presencial: de 01/12/2010 até 20/12/2010 das 09:00 às 17:00
Procedimento de inscrição: Apresentar cópia da carteira de identidade e da conclusão do curso de graduação com histórico escolar.
 
Conteúdos/Disciplinas MÓDULO I: Dos “problemas de aprendizagem” à queixa escolar: a trajetória da Psicologia no pensamento educacional brasileiro
MÓDULO II: A medicalização da aprendizagem e do comportamento
MÓDULO III: A Psicologia Histórico-Cultural e a Educação Escolar.
MÓDULO IV: Produção da Queixa Escolar e Processo de Avaliação Psicológica
MÓDULO V: Introdução à Elaboração de Monografias I
MÓDULO VI: Introdução à Elaboração de Monografias II
MÓDULO VII: Deficiência e Cidadania: a questão da diferença
MÓDULO VIII: Os Jogos e a Aprendizagem por Situações-Problema
MÓDULO IX: A escola como objeto de estudo: contribuições da abordagem etnográfica para repensar a formação docente
MÓDULO X: Questões de raça, etnia, religião e gênero na escolarização
MÓDULO XI: Intervenção no cotidiano escolar
MÓDULO XII: Seminário Monográfico
 
Responsáveis
Coordenador: Maria Eliza Mattosinho Bernardes
Vice-Coordenador: Marilene Proença Rebello de Souza
 
Critérios de seleção: A seleção final das pessoas inscritas caberá à Coordenação do Curso – Profas. Dras. Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Marilene Proença Rebello de Souza e Denise Trento.
Critérios de aprovação: Nota míníma de 7, numa escala de 0 a 10 e a freqüência min.exigida não pode ser inferior a 85% em cada uma das disciplinas e atividades e, na monografia deverá ser aplicada nota igual ou superior a 7 numa escala de 0 a 10, avaliada por Banca Examinadora
   
Curso Pago
Isenções: Avaliação sócio-economico.
   
Vagas gratuitas
2
 
Local de inscrição Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
Av. Arlindo Bettio, 1000, A1, sala 81
Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP
CEP: 03828-000
Telefone: (11)3091-1016
Ramal:
Fax: (11)2541-1635
Contato: Darci Varela
Site: http://www.usp.br/each
E-mail: ccex-each@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP