Cursos e Atividades de Extensão

860100007 - A Práxis como Atividade Formadora - Ensino Fundamental

Unidade:
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Modalidade:
Especialização
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Este curso de especialização é dirigido exclusivamente a professores da rede pública do Município de Santo André, estado de São Paulo.
Objetivo:
Com base nas considerações acima, este curso tem como objetivo geral instrumentalizar o profissional da educação a fazer uma análise crítica da atividade pedagógica, tendo em vista o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. O curso apresenta, ainda, como objetivos específicos:Possibilitar a apropriação de conhecimentos sobre as necessidades da constituição humana vinculadas aos processos pedagógicos;Oferecer uma visão atualizada das principais questões relativas à aprendizagem e à escolarização no Brasil; Fornecer subsídios teórico-práticos para a compreensão dos fenômenos escolares numa perspectiva crítica; Instrumentalizar o professor em exercício quanto à constituição do desenvolvimento humano nas suas dimensões cognitivas e afetivas mediadas por processos pedagógicos; Articular teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem; Compreender, de modo científico, o fenômeno da educação pela contribuição das ciências humanas e das metodologias de ensino.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Psicologia Educacional
   

Edição 10001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 04/02/2012 até 03/08/2013
Local do curso: Secretaria Municipal de Educação de Santo André Rua Catequese, 227, 4° andar - Santo André-SP CEP 09090-400
Vagas: 47
 
Inscrição
Presencial: de 01/12/2010 até 20/12/2010 das 09:00 às 17:00
Procedimento de inscrição: Apresentar cópia da carteira de identidade e da conclusão do curso de graduação com histórico escolar.
 
Conteúdos/Disciplinas MÓDULO I: Psicologia da Educação: abordagem crítica
MÓDULO II: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
MÓDULO III: Atividade Pedagógica e o Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores
MÓDULO IV: O professor crítico-investigativo: análise e transformação das práticas em sala de aula
MÓDULO V: Avaliação Educacional e Gestão Escolar
MÓDULO VI: Aspectos Metodológicos da Produção do Conhecimento
MÓDULO VII: A Formação do Leitor e Produtor de Textos No 1º. Ciclo do Ensino Fundamental
MÓDULO VIII: O Ensino da Matemática
MÓDULO IX: Geografia para o Ensino Fundamental
MÓDULO X: Ciências para o Ensino Fundamental
MÓDULO XI: Estética da Ação Criadora
MÓDULO XII: Pedagogia da cultura corporal no Ensino Fundamental
MÓDULO XIII: Introdução ao Trabalho Monográfico
 
Responsáveis
Coordenador: Maria Eliza Mattosinho Bernardes
Vice-Coordenador: Denise Trento Rebello de Souza
 
Critérios de seleção: A seleção dos professores inscritos está relacionada à indicação da direção da escola a qual os mesmos vinculam-se e à disponibilidade em divulgar aos demais professores da escola o conhecimento mediado no curso. (40 vagas- professores de classe)
Critérios de aprovação: Nota mínima de 7,numa escala de 0 a 10 e a freqüência mínima exigida não pode ser inferior a 85% em cada disciplinas e atividades, e ainda na monografia deverá ser aplicada nota igual ou superior a 7 em escala de 0 a 10 avaliada por Banca Examinadora.
   
Curso Pago
Isenções: Não se aplica.
   
Vagas gratuitas
2
 
Local de inscrição Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
Av. Arlindo Bettio, 1000, A1, sala 81
Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP
CEP: 03828-000
Telefone: (11)3091-1016
Ramal:
Fax:
Contato: Darci Varela
Site: http://ccex-each.usp.br
E-mail: ccex-each@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP