Cursos e Atividades de Extensão

860100014 - Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities)

Unidade:
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Modalidade:
Especialização
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Profissionais dos Tribunais de Contas e governo, academia e demais interessados em desenvolver competências e ampliar seus conhecimentos sobre políticas públicas e cidades inteligentes (Smart Cities). Preferência para quem ocupe/ocupou função de liderança
Objetivo:
O curso de Especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities), desenhado a partir do que preceitua o Projeto Pedagógico da EACH, recentemente aprovado, tem como objetivos: 1. Oferecer aos participantes conteúdos teóricos e práticos que levem à atualização dos conhecimentos para a inovação no setor público, bem como à aquisição de novos conhecimentos que possibilitem o aprimoramento de seu trabalho junto a administração pública. 2. Desenvolver habilidades de resolução conjunta de problemas a partir de estudos de caso inspirados nas melhores práticas brasileiras e internacionais sobre gestão pública e novas tecnologias aplicáveis às cidades inteligentes. 3. Preparar os servidores públicos, sob o ponto de vista teórico e prático, para a tomada de decisão e atuação direta, junto ao ciclo das políticas públicas setoriais. 4. Ampliar o impacto da EACH no cenário nacional, promovendo o desenvolvimento regional, e ampliando seu espaço de extensão valorizando a interdisciplinaridade da EACH e ação conjunta com outras Unidades da USP (FDRP, ICMC, FMRP, FEARP), além de ampliar as conexões da Unidade, inclusive sua internacionalização, com a presença de professores da Sorbonne, um docente da UFS e dois professores do Instituto Legislativo Brasileiro (Senado Federal).
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Políticas Públicas
   

Edição 19001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 05/03/2020 até 31/10/2022
Local do curso: Tribunal de Contas do Estado do Ceará - Edifício 5 de Outubro Rua Sena Madureira, 1047 - Bairro: Centro CEP: 60055-080 Fortaleza - Ceará
Vagas: 90
 
Inscrição
On-line: de 06/09/2019 00:00 até 31/10/2019 23:59
Procedimento de inscrição: - Fazer a inscrição On-line; - Enviar para o e-mail ccex-each@usp.br, no período de 06.09.2019 a 31.10.2019, os seguintes documentos: 1. Cópias do RG e do CPF; 2. Certificado ou Diploma de conclusão da graduação; 3. Carta de intenção com justificativa pessoal ou profissional expondo os motivos pelos quais deseja participar do curso de Especialização. A carta deverá conter os seguintes elementos: razões pessoais e profissionais para cursar a especialização; disponibilidade de tempo para cursar a especialização e fazer os estudos necessários; experiência profissional em função de chefia ou liderança; capacidade ou potencial do candidato para contribuir, em seu ambiente de trabalho, na melhoria dos processos e atuação das organizações públicas; 4. Currículo Lattes ou Profissional que demonstre a formação e experiências profissionais anteriores; 5. Declaração do superior hierárquico autorizando o cumprimento da frequência nas aulas e atividades do curso de Especialização.
 
Conteúdos/Disciplinas Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial e Robotização (Machine Learning, AI and Robotization)
Bancos de Dados (Big Data) e Uso de base de Dados Públicas na Gestão Urbana
Blockchain e Bitcoin
Cidades Inteligentes e Cidades Digitais (Smart Cities and Digital Cities)
Da Economia tradicional às novas abordagens em Teoria Econômica (From traditional Economics to new approaches in Economic Theory)
Direitos da Personalidade X Individuais (Data Protection)
E- Governo e E-Democracia (E- Government and E-Democracy)
Inovação na gestão pública e Ecossistemas de Inovação (Public Management Innovation and Innovation Ecosystems)
Internet das Coisas (IOT)
Mecanismos de controle social (Mechanisms of social control)
Metodologia da Pesquisa (Scientific Methodology)
Mineração de Dados (Data Mining)
Novas Tecnologias e Políticas Públicas Universais: Educação (New Technologies and Universal Public Policies: Education)
Novas Tecnologias e Políticas Públicas Universais: Habitação (New Technologies and Universal Public Policies: Housing)
Novas Tecnologias e Políticas Públicas Universais: Mobilidade Urbana (New Technologies and Universal Public Policies: Mobility)
Novas Tecnologias e Políticas Públicas Universais: Saúde (New Technologies and Universal Public Policies: Health)
Novas Tecnologias e Políticas Públicas Universais: Segurança Pública (New Technologies and Universal Public Policies: Public Security)
Participação Social: Controle da Execução Orçamentária (Social Participation: Control of Budget Execution)
Participação Social: Processo Legislativo (Social Participation: Legislative Process)
Seminários de Disseminação de Estudos e Pesquisa (Seminars for the Dissemination of Studies and Research)
Transformando Oportunidades em Políticas Públicas Sustentáveis e Baseadas em Economia Circular
 
Responsáveis
Coordenador: Ana Carla Bliacheriene
Vice-Coordenador: Luciano Vieira de Araújo
 
Critérios de seleção: 1. Os candidatos deverão ser portadores do título de graduação
(bacharelado ou licenciatura) ou graduação tecnológica, devidamente
comprovado pela documentação da inscrição.
2. Haverá avaliação do currículo (peso 5) e da carta de intenção (peso 5).
3. Os candidatos com médias menores que 7 (sete) serão eliminados. Os
restantes serão selecionados por suas médias, em ordem decrescente, até
o fim das vagas.
4. Caso haja empate entre dois ou mais candidatos e isto interferir no aceite
ou não de um ou mais inscritos, os coordenadores revisarão o currículo
lattes/profissional e a carta de intenção dos candidatos empatados,
selecionando quais os aceitos e quais os que não foram aceitos.
Critérios de aprovação: 1) Ser aprovado em todas as disciplinas ou atividade com média igual ou superior a 7,0 (sete), numa escala de zero a dez, e com frequência mínima de 75%, numa escala de 0 a 100%. 2) Ser aprovado na Monografia Individual de Conclusão de Curso com média igual ou superior a 7,0 (sete), numa escala de zero a dez. A Monografia de Conclusão de Curso (por meio de defesa pública) - que poderá ser apresentada na forma de artigo científico ou texto científico monográfico, ou outro meio inovador a critério da coordenação do curso, ambos obedientes às normas científicas - será avaliada por banca examinadora composta por, no mínimo, 2 (dois) avaliadores com titulação mínima de especialista, sendo um deles docente da USP. A critério da Coordenação, permite-se a participação, na banca, de profissionais que apresentem experiência e notório saber na área, mesmo sem o título de especialista, mediante aprovação da CCEx ou Órgão equivalente da EACH-USP. 3) O avaliador convidado para as bancas de avaliação de Monografia poderão utilizarem-se de meios eletrônicos (Skype, videoconferência ou outros meios) para a avaliação do trabalho apresentado, desde que o orientador ou a coordenadora ou o vice coordenador da especialização estejam presentes ao ato junto ao aluno, como já ocorre na pós-graduação da USP. 4) O Curso de Especialização não permite trancamento dado o caráter pontual, ou seja, não prevê, necessariamente, a existência de interações com outros cursos contemporâneos ou futuros, tanto em termos acadêmicos quanto financeiros. 5) Os alunos que forem reprovados em alguma das matérias, poderão realizar atividade de recuperação, mediante autorização do docente da disciplina e da coordenação da especialização, desde que recolham previamente a taxa administrativa de R$ 600,00 (seiscentos reais), por disciplina em que haja a reprovação. Esta taxa não será isenta para os bolsistas, que também deverão recolhê-la, se optarem pela realização da prova de recuperação.
   
Curso Pago
Isenções: Será dada isenção para: 1. 1 servidor da USP, classificado no processo seletivo, e que cumpra todos os critérios de aprovação exigidos. O não atendimento à frequência mínima ou a reprovação em qualquer disciplina ou TCC, gera a exclusão do beneficiário do curso e o consequente cancelamento imediato da bolsa. 2. 10 servidores do TCE-CE, classificados no processo seletivo e que que cumpram todos os critérios de aprovação exigidos. O não atendimento à frequência mínima ou a reprovação em qualquer disciplina ou TCC, gera a exclusão do beneficiário do curso e o consequente cancelamento imediato da bolsa. A seleção se dará da seguinte forma: o servidor melhor colocado da USP e os 10 servidores melhores colocados do TCE-CE, na lista geral de aprovados, serão contemplados com a bolsa integral. Em caso de empate, os coordenadores revisarão o currículo lattes/profissional e a carta de intenção dos candidatos empatados, selecionando qual receberá a bolsa.
   
Vagas gratuitas
10
 
Local de inscrição
Telefone: (11)3091-1016
Ramal:
Fax:
Contato: Ernandes/ Jerusa
Site: http://www.each.usp.br
E-mail: ccex-each@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP