Cursos e Atividades de Extensão

860100028 - Administração Pública e Gestão Governamental - Edição 2025-2026

Unidade:
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Modalidade:
Especialização
Tipo:
à Distância
Público Alvo:
O CEAPGG destina-se a profissionais de diversas áreas, incluindo governo (nos três níveis federativos e três poderes do Estado), terceiro setor, iniciativa privada e academia, que buscam aprimorar e atualizar seus conhecimentos e habilidades no campo.
Objetivo:
1. Proporcionar aos participantes conteúdos teóricos e práticos que permitam a atualização de conhecimentos prévios e o desenvolvimento de novos conhecimentos técnicos e habilidades gerenciais, visando aprimorar o desempenho profissional, e os preparar para futuras oportunidades de atuação; 2. Estimular o diálogo e a troca de experiências entre os participantes, fomentando um pensamento coletivo e crítico sobre os problemas públicos atuais e a criação de novas parcerias profissionais em um ambiente saudável, democrático e aberto; 3. Contribuir para a formação de profissionais capazes de tomar decisões, e atuar na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, por meio de uma abordagem teórico-prática que considere a realidade brasileira e internacional da gestão pública. O processo de avaliação do curso de especialização é contínuo e realizado pela coordenação, envolvendo o seguinte: I. Permanente análise da grade curricular, em termos de adequação dos conteúdos teóricos e práticos que sejam relevantes e estejam atualizados para a área de administração pública e gestão governamental; II. Permanente análise da metodologia de ensino, observando-se sua adequação para estimular a troca de contatos e experiências entre os participantes, bem como para permitir a resolução conjunta de problemas (a partir de estudos de caso) inspirados na realidade brasileira e internacional da gestão pública; III. Avaliação prévia dos professores: além da formação acadêmica condizente, garantia de experiência prática na área de administração pública e gestão governamental, e se são capazes de transmitir o conhecimento de forma didática e a partir de uma linguagem que dialoga com gestores públicos; IV. Análise prévia do perfil dos alunos: verificação, no processo seletivo, se o perfil dos alunos é adequado para o curso, ou seja, se eles possuem experiência prévia e/ou atual em funções de comando e direção ou em vias de assumir, nas três esferas governamentais (federal, estadual e municipal) e nos três poderes do Estado (executivo, legislativo e judiciário), bem como em profissionais promissores dentro das organizações da sociedade civil, das entidades paraestatais e em áreas afins da iniciativa privada; V. Avaliação dos resultados: aplicação de instrumentos de avaliação dos resultados, após o término de cada disciplina e a conclusão do curso de especialização, por meio de questionários de satisfação (avaliação de reação), grupos focais durante o curso com os alunos e análise da trajetória profissional dos egressos.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Administração Pública
   

Edição 23001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 18/03/2025 até 18/09/2026
Local do curso: O curso de especialização será ofertado à distância, de modo virtual. Não haverá a utilização das dependências da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
Vagas: 90
 
Inscrição
On-line: de 01/02/2025 00:00 até 01/03/2025 23:59
Procedimento de inscrição: Inscrição on line. Fazer o upload dos seguintes documentos 1 - Cópias do RG e CPF (não serve cópia da habilitação, pois a mesma não contém dígito nem sequer data de expedição do RG, informações imprescindíveis para o cadastro e para a emissão do certificado); 2 - Diploma ou certificado de conclusão de graduação ou bacharelado (ensino superior); 3 - Histórico escolar (ensino superior); 4 – Carta de intenção, conforme estrutura informada nos critérios de seleção (em arquivo .pdf); 5 - CV Lattes, CV profissional ou memorial/resumé profissional (em arquivo .pdf). ------------Curso Pago---------------------------- Valores de investimento: 18 parcelas de R$ 675,00
 
Conteúdos/Disciplinas Administração Pública e Análise de Organizações Públicas
Análise de Políticas Públicas no Brasil Contemporâneo
Controladoria no Setor Público
Dimensão Ambiental e Responsabilidade Social na Gestão Pública
Direito Aplicado à Gestão e Políticas Públicas
Economia do Setor Público
Ética, Transparência, Participação e Accountability
Gestão de Licitações, Contratos e Convênios
Gestão de Pessoas na Administração Pública
Gestão de Projetos em Organizações Públicas
Gestão Pública Orientada por Evidências I: tratamento e análise de dados
Gestão Pública Orientada por Evidências II: avaliação de políticas públicas
Governança Pública e Arranjos Interorganizacionais e Socioestatais
Instituições Políticas e Sistema de Governo no Brasil
Liderança, Direção Pública e Desenvolvimento Gerencial
Marketing, Comunicação e Qualidade em Serviços Públicos
Metodologia do Trabalho Científico
Planejamento e Orçamento no Setor Público
Seminários em Administração, Gestão e Políticas Públicas I: visitas técnicas e palestras com gestores públicos e políticos
Seminários em Administração, Gestão e Políticas Públicas II: visitas técnicas e palestras com gestores públicos e políticos
Sistemas de Informação, Processos e Logística no Setor Público
Tópicos Especiais em Administração, Gestão e Políticas Públicas
Transformação Digital, Dados Abertos e Capacidades Tecnológicas
 
Responsáveis
Coordenador: André Fontan Kohler
Vice-Coordenador: Fernando de Souza Coelho
 
Critérios de seleção: - Os candidatos deverão ser portadores de título de graduação (bacharelado ou licenciatura) ou graduação tecnológica, devidamente comprovado.
- Haverá avaliação do CV Lattes - CV profissional - memorial/resumé profissional (peso 5) e da carta de intenção (peso 5), com a atribuição de notas.
- A carta de intenção deve ter, no máximo, duas páginas, e descrever o porquê de o discente ter escolhido o CEAPGG, assim como o que espera dele – formação acadêmica e trajetória profissional;
- Candidatos com média inferior a 7,0 serão eliminados. Os restantes serão selecionados a partir de suas médias, em ordem decrescente, até o fim das vagas;
- Caso haja empate entre dois ou mais candidatos, e isso interferir no aceite ou não de um ou mais inscritos, o coordenador e o vice revisarão os documentos.

Os currículos dos candidatos serão pontuados em uma escala de 0 a 10, levando-se em consideração sua formação acadêmica e experiência profissional.
Critérios de aprovação: Cumpre ao discente os seguintes pontos: a) ser aprovado em todas as disciplinas, sem exceção, com média pelo menos tão boa quanto 7,0 (sete) e com presença igual ou superior a 75% para cada uma delas; b) O critério de avaliação para cada uma das disciplinas é a média ponderada de um trabalho em grupo (50%) e de 02 (duas) resenhas individuais (50%), a partir de textos selecionados da bibliografia da disciplina; e c) nota igual ou superior a 07 (sete), obtida pela média aritmética das notas individuais proferidas pelos examinadores, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), no trabalho de conclusão de curso (monografia), em avaliação realizada por banca examinadora composta por. no mínimo. 2 (dois) avaliadores com títulação mínima de especialista, sendo um deles docente da USP.
   
Curso Pago
Isenções: A isenção será dada a, no mínimo, 10 (dez) discentes, dos quais 03 (três) vagas são destinados a funcionários públicos da Universidade de São Paulo classificados no processo seletivo, segundo o critério decrescente de nota no processo seletivo. As outras 07 (sete) vagas são destinadas a Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs); neste caso, levar-se-á em conta a autodeclaração. Caso haja mais de 03 (três) funcionários da Universidade de São Paulo aprovados no processo seletivo, e havendo empate de nota entre mais de um candidato na terceira colocação, dar-se-á o desempate por meio de nova avaliação do currículo dos candidatos, feita pela coordenação do curso de especialização. Caso haja mais de 07 (sete) discentes PPIs aprovados no processo seletivo, e havendo empate de nota entre mais de um candidato na sétima colocação, dar-se-á o desempate por meio de nova avaliação do currículo dos candidatos, feita pela coordenação do curso de especialização.
   
Vagas gratuitas
10
 
Local de inscrição
Telefone: (11)3091-1016
Ramal:
Fax:
Contato: Cristina Francisco, Jerusa Eleutério Aguiar e Sonia Moura
Site: http://www5.each.usp.br/cultura-e-extensao-ccex-nova/
E-mail: ccex-each@usp.br



 
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