Área de Concentração: 8138
Criação: 04/08/2020
Ativação: 04/08/2020
Nr. de Créditos: 2
Carga Horária:
Teórica (por semana) |
Prática (por semana) |
Estudos (por semana) |
Duração | Total |
---|---|---|---|---|
10 | 10 | 10 | 1 semanas | 30 horas |
Docentes Responsáveis:
Marcelo Aparecido Rede
Leandro Penna Ranieri
Objetivos:
Esta disciplina tem como objetivo geral problematizar recursos e instrumentos de observação e análise aplicáveis a conjuntos de fontes de cultura material e visual. Para isso, o curso visa: 1) apresentar os relevos palacianos assírios como um corpus representativo de fontes materiais e visuais; 2) contextualizar os relevos palacianos em seu ambiente de produção (Assíria, sécs. IX-VII a.C.); 3) compreender os aspectos materiais, visuais e espaciais dos relevos nos palácios assírios e a que servem à sua consideração como fontes históricas; 4) apresentar um estudo de caso focalizado no motivo da guerra e violência em suas imagens, que serve à problematização e instrumentalização geral do curso.
Justificativa:
Ainda são recentes a problematização e o tratamento dos relevos palacianos como fontes visuais na historiografia do Antigo Oriente Próximo. Tais problematização e tratamento também têm sua história, especialmente a partir de abordagens da história da arte e da iconologia, bem como a partir do uso dos relevos como fonte subserviente e ilustrativa de documentos textuais. No entanto, nas últimas três décadas, novas abordagens retomaram a natureza material desses objetos e de seu contexto. Os resultados têm contribuído para a compreensão da função desses objetos em seu ambiente de produção, bem como realçam alguns elementos outrora pouco explorados: agência, materialidade, visualidade, percepção e sentidos corporais, espacialidade, evocação de emoções, entre outros. Tais elementos estão articulados tanto a aspectos das próprias figuras representadas, como à sua materialidade num dado contexto arquitetônico. É por causa desses avanços que se pode considerar, na oportunidade deste curso, os relevos palacianos assírios como fontes históricas a serem exploradas pelas vias de sua materialidade e visualidade, visando a compreensão de sua função social num contexto histórico específico. Além disso, os relevos são um potencial conjunto documental representativo que pode fornecer aspectos teórico-metodológicos para o estudo de outras fontes de cultura material e visual. No curso, tal exposição se dará a partir de um motivo de destaque nos relevos palacianos assírios: a guerra e a violência, sendo elementos que marcam ainda a história e historiografia sobre a Assíria do primeiro milênio a.C. Outrossim, o curso tem apelo duplo 1) a estudantes dedicados à pesquisa em História Antiga e 2) à formação de pesquisa de qualquer estudante na pós-graduação em História, e especialmente àqueles que buscam lidar com fontes visuais e seus aspectos materiais em suas pesquisas individuais. Como há um interesse neste curso por aspectos teórico-metodológicos no tratamento de fontes de cultura material e visual, a disciplina obedecerá a um direcionamento formativo a partir de procedimentos adotados para a análise de imagens e de cultura material. Por isso, mesmo com um recorte específico, quaisquer interessados deveriam se sentir aptos a matricularem-se. Serão bem-vindas tentativas de interfaces com outros tipos de fontes de outros recortes e com bibliografia complementar. Portanto, o recorte temático e de fontes e o direcionamento teórico-metodológico desta disciplina vêm a somar entre os esforços de uma formação dirigida ao uso de fontes de cultura material e visual no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História Social.
Conteúdo:
1) Aspectos teórico-metodológicos: 1.1) o problema das fontes visuais e de cultura material; 1.2) definição de cultura material e imagem: usos historiográficos, respostas contextualizadas; 1.3) por uma história dos relevos palacianos assírios e sua condição como fontes históricas materiais e visuais. 2) Relevos palacianos assírios como imagens: sentidos antigos, sentidos contemporâneos. 3) Aspectos materiais e visuais dos relevos palacianos assírios. 4) Estudo de caso: guerra e violência nos relevos palacianos assírios.
Forma de Avaliação:
Participação nas discussões e seminários em aula; participação em sessões intermediárias de discussão de dissertação/ensaio; produção de dissertação/ensaio sobr
Bibliografia:
ALLOA, E (Org.). Pensar a imagem. Trad. de C. Rodrigues, F. Fragozo, A. Serra, M. Poyares. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. ARMSTRONG, J.; TRUNDLE, M. Brill’s Companion to Sieges in the Ancient Mediterranean. Leiden; Boston: Brill, 2019. BAHRANI, Z. The infinite image. Art, time and the aesthetic dimension in antiquity. London: Reaktion Books, 2014. BAHRANI, Z. Rituals of War. The Body and Violence in Mesopotamia. New York: Zone Books, 2008. BARNETT, R. D. Sculptures from the North Palace of Ashurbanipal at Nineveh (668-627 B.C.). London: British Museum, 1976. BARNETT, R. D.; BLEIBTREU, E.; TURNER, G. Sculptures from the Southwest Palace of Sennacherib at Nineveh. London: British Museum, 1998. BATTINI, L. (Org.). Making Pictures of War. Realia et Imaginaria in the Iconology of the Ancient Near East. Oxford: Archeopress, 2016. BELTING, H. Semelhança e presença. A história da imagem antes da era da arte. Rio de Janeiro: Ars Urbe, 2010. BROWN, B. A.; FELDMAN, M. H. (Orgs.). Critical Approaches to Ancient Near Eastern Art. Boston; Berlin: De Gruyter, 2014. CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. CHARPIN, D.; JOANNÈS, F. Marchands, diplomats et empereurs. Études sur la civilization mésopotamienne offerts à Paul Garelli. Paris: Éditions Recherche sur le Civilisations, 1991. CURTIS, J. E. et al. (Orgs.). New Light on Nimrud. London: British Institute for the Study of Iraq in association with The British Museum, 2008. EDWARDS, E.; BHAUMIK, K. Visual sense: a cultural reader. Oxford: Berg, 2008. FAGAN, G. G. et al. (Orgs.). The Cambridge World History of Violence: Volume 1: The Prehistoric and Ancient Worlds. Cambridge: Cambridge University Press, 2020. FRAHM, E. (Org.). A Companion to Assyria. Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell, 2017. GANSELL, A. R.; SHAFER, A. (Orgs.). Testing the Canon of Ancient Near Eastern Art and Archaeology. Oxford: Oxford University Press, 2020. GINZBURG, C. Medo, reverência, terror: Quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. KERTAI, D. The architecture of late Assyrian royal palaces. Oxford: Oxford University Press, 2015. LANFRANCHI, G. B.; MATTILA, R.; ROLLINGER, R. (Orgs.). Writing Neo-Assyrian History: Sources, Problems, and Approaches. Helsinki: Neo-Assyrian Text Corpus Project, 2019. LARSEN, M. T. Power and Propaganda: A Symposium on Ancient Empires. Copenhagen: Akademisk Forlag, 1979. LIVERANI, M. Assiria. La preistoria dell’imperialismo. Bari: Laterza, 2017. (Tradução ao inglês: Assyria: The Imperial Mission. Einsenbraus, 2017). LIVERANI, M. Antigo Oriente. História, Sociedade e Economia. Trad. I. E. Rocha. São Paulo: EDUSP, 2016. (Do original italiano de 1988). MENESES, U. T. B. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, 2003. MEUSZYŃSKI, J. Die Rekonstruktion der Reliefdarstellungen und ihrer Anordnung im Nordwestpalast von Kalhu (Nimrud) (Räume: B, C, D, E, F, G, H, L, N, P). Mainz am rhein: Philipp von Zabern, 1981. MIRZOEFF, Nicholas. The visual culture reader. 2 ed. London: Routledge, 2002. MITCHELL, W. T. C. Iconology. Image, Text, Ideology. Chicago: University of Chicago Press, 1986. NADALI, D. Gli Assiri. Storia di una civiltà. Roma: Carocci, 2018. NADALI, D. Percezione dello spazio e scansione del tempo. Studio della composizione narrativa del rilievo assiro di VII secolo a.C. Roma: Università La Sapienza, Dipartimento di scienze storiche, archeologiche ed antropologiche dell'antichità, 2006. PALEY, S.; SOBOLEWSKI, R. P. The Reconstruction of the Relief Representations and their Positions in the Northwest-Palace at Kalhu (Nimrūd) II (Rooms I, S, T, Z, West-Wing). Mainz am Rhein: Philipp von Zabern, 1987. PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014. PINSKY, C. B.; LUCA, T. R. (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013. RANIERI, L. P. Concepções de corpo na Assíria do primeiro milênio AEC: entre materialidade e textualidade. Tese (Doutorado em Ciências, Programa História Social), Universidade de São Paulo, 2018. READE, J. Assyrian sculpture. London: The British Museum Press, 2016. (Original publicado em 1983). REDE, M. Imagem da violência e violência da imagem: Guerra e ritual na Assíria (séculos IX-VII a.C.). Varia Historia, v. 34, n. 64, p. 81–121, 2018. RUSSELL, J. M. The program of the palace of Assurnasirpal II: issues in the research and presentation of Assyrian art. American Journal of Archaeology, v. 102, n. 4, p. 689–696, 1998. SASSON, J. M. Civilizations of the Ancient Near East. Massachusetts: Hendrickson Publishers, 2000. SCHMITT, J.-C. O corpo das imagens. Ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: Edusc, 2007. WINTER, I. J. On Art in Ancient Near East, I: of the First Millennium BCE. Leiden; Boston: Brill, 2010.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial