DisciplinaDiscipline
RPP5702
Pediatria Social Social Pediatrics
Área de Concentração: 17144
Concentration area: 17144
Criação: 07/06/2022
Creation: 07/06/2022
Ativação: 07/06/2022
Activation: 07/06/2022
Nr. de Créditos: 5
Credits: 5
Carga Horária:
Workload:
Teórica
(por semana)
Theory
(weekly)
Prática
(por semana)
Practice
(weekly)
Estudos
(por semana)
Study
(weekly)
Duração
Duration
Total
Total
2
7
6
5 semanas
5 weeks
75 horas
75 hours
Docentes Responsáveis:
Professors:
Marco Antonio Barbieri
Viviane Cunha Cardoso
Objetivos:
1 - Entender os conceitos que explicam as relações entre a história social da infância e a criança como objeto de estudo, para compreender o papel dessas relações no surgimento da Pediatria como especialidade médica e da Saúde da Criança e do Adolescente como uma visão holística desse cuidado. 2 – Discutir a prática de atendimento à criança, valorizando o contato direto desta com o pediatra e com os profissionais de saúde como sendo de importância fundamental na recuperação da saúde e que pode ter grande impacto no desenvolvimento nessa fase da vida. 3 – Discutir e formar conceitos básicos sobre as políticas sociais, particularmente no que se refere à questão da criança, da infância, da menoridade, da mão-de-obra infantil, da adolescência, do cuidado à saúde da criança e do adolescente, da medicalização do fracasso escolar, etc. 4 – Discutir as formas de divulgação dos achados dos estudos sobre a saúde da criança e do adolescente, bem como aprofundar as discussões que trabalham a interação entre a cultura humanística e cultura científica na saúde da criança.
Objectives:
1 – To understand the concepts that explain the relationships between the social history of childhood and the child as an object of study, to understand the role of these relationships in the emergence of Pediatrics as a medical specialty and Child and Adolescent Health as a holistic view of this care . 2 – To discuss the practice of caring for children, valuing their direct contact with the pediatrician and with health professionals as being of fundamental importance in the recovery of health and that can have a great impact on development at this stage of life. 3 – To discuss and form basic concepts on social policies, particularly with regard to the issue of children, childhood, minority, child labor, adolescence, child and adolescent health care, medicalization of school failure, etc. 4 – To discuss the ways of disseminating the findings of studies on the health of children and adolescents, as well as deepening the discussions that work on the interaction between humanistic culture and scientific culture in child health.
Justificativa:
É fundamental que o pediatra e os profissionais que trabalham com a saúde da criança e do adolescente entendam qual é o discurso e a prática que é oferecida para o cuidado à essa população, como estão organizadas as políticas sociais aplicadas à saúde infanto-juvenil, levando-se em conta as mudanças no perfil epidemiológico dos agravos à saúde nessa faixa etária, que também interferem na produção do conhecimento nessa área.
Rationale:
It is essential that pediatricians and professionals working with the health of children and adolescents understand what is the discourse and practice that is offered for the care of this population, how the social policies applied to children's health are organized, taking into account the changes in the epidemiological profile of health problems in this age group, which also interfere in the production of knowledge in this area.
I. The percentage of the course that will take place in the non-presential system (1% to 100%): 100%
II. Details of the activities that will be face-to-face and those that will be carried out remotely, with a breakdown of the time of continuous online activity:
All activities will be carried out remotely, with continuous online time of 3 to 4 hours, with a 15-minute break.
III. Will classes, when online, be synchronous or asynchronous?
Classes will be fully synchronous.
IV. Description of the type of material and/or content that will be made available to the student:
Scientific articles and texts from books will be made available for reading, and the possibility to watch classes again, which are recorded.
V. The platform to be used:
USP e-Disciplines for teaching materials and activities, and Google Meet or Zoom for web conferences.
VI. Definition of presence at the University and, when necessary, specifying who should be present (teacher/professor; student/student; both):
Presence at the University is not required.
VII. Description of the types and frequency of interaction between student/student and teacher/teacher (only during classes; outside class periods; schedules; by chat/email/forums or other):
The course has 9 meetings of 3 to 4 hours each, with breaks, for synchronous teacher/student and student/student interaction, including chats during classes. Outside the class period, student/student interactions may take place through forums, chats, use of platforms such as WhatsApp and Google Meet, to prepare seminars and course completion works. Teachers interact with each other via email and meetings via Google Meet and WhatsApp.
VIII. The way of controlling attendance in classes:
During the synchronous classes, the presence is recorded digitally on the USP eDisciplines platform and through the data obtained in the web conference via Google Meet or Zoom.
IX. Inform about the mandatory or not availability of camera and audio (microphone) by students:
It is mandatory to have a microphone and camera to participate in classes.
X. Form of learning assessment:
Remote.
XI. Evaluation criteria contemplating which methodology(s) will be used and how the concept(s) will be assigned:
- ACTIVITIES
Participation during the classes
In compliance with the provisions of paragraph 5 of Article 62 of the Graduate Regiment, which deals with proposals for the creation of non-contact disciplines, and in Of.CoPGr/96/2020, proposals must contain:
CRITERIA
Ability to share knowledge.
Commitment to acquire skills consistent with the objectives of the discipline.
- ACTIVITIES
Performance in the teaching exercise (presentation of the discipline conclusion work)
CRITERIA
Participation of students in the discipline
Harmony with the rest of the group.
Quality of resources used.
Adequacy of the presentation to the class time.
- ACTIVITIES
Performance in the course completion written work
CRITERIA
Careful with the preparation of the text.
Consistency of the text structure with the norms of the chosen journal.
Relevance of the bibliographic reference to the theme of the work.
- ACTIVITIES
Performance in the activity of evaluating the work of colleagues
CRITERIA
Ability to analyze the content presented and critical evaluation
- ACTIVITIES
Performance in writing a review on one of the topics discussed in the discipline
CRITERIA
Objective and coherent language
Capacity of synthesis and coherence of the text with the theme of the analyzed text
- ACTIVITIES
Written presentation of the course evaluation
CRITERIA
Objective and coherent language.
Justification of the arguments based on data and observations obtained during the classes of the professors of the discipline.
Grades from 1 to 10 will be given to each item and the average will be calculated.
Correspondence of notes to concepts:
A – Excellent, entitled to credit; 9 - 10;
B – Good, with the right to credit: 7 – 8;
C – Regular, entitled to credit: 5 – 6;
R – Failed, without credit: < 5.
XII. What are the measures that guarantee students access to the platform (classroom with multimedia infrastructure, pro-student room; necessary equipment for student participation and others):
All students can participate in classes on the premises of the Department of Childcare and Pediatrics, FMRP-USP, which has individual and collective rooms, and portable computers (Chromebooks) that can be used by students, upon loan.
Conteúdo:
Da Pediatria Social à Saúde da Criança e do Adolescente;
Pós-graduação em saúde da criança e do adolescente – história e concepção;
História social da criança e o desaparecimento do sentimento da Infância;
Saúde da criança e violência;
O papel da família na construção da criança;
Políticas públicas em relação à criança;
Saúde da criança e a equipe multidisciplinar;
Transição epidemiológica e a origem fetal das doenças do adulto;
Projetos alternativos de pesquisa na área de infância e juventude;
Introdução à investigação científica em Saúde da Criança e do Adolescente.
Content:
From Social Pediatrics to Child and Adolescent Health;
Postgraduate studies in child and adolescent health – history and conception;
Children's social history and the disappearance of childhood feelings;
Child health and violence;
The role of the family in the construction of the child;
Public policies in relation to children;
Child health and the multidisciplinary team;
Epidemiological transition and the fetal origin of adult diseases;
Alternative research projects in the area of childhood and youth;
Introduction to scientific research in Child and Adolescent Health.
Forma de Avaliação:
Forma de avaliação: atividades que serão consideradas e critérios para atribuição de notas
- ATIVIDADES
Participação durante as aulas da disciplina
CRITÉRIOS
Capacidade de compartilhar conhecimentos.
Empenho em adquirir habilidades coerentes com os objetivos da disciplina.
- ATIVIDADES
Desempenho no exercício docente (apresentação do trabalho de conclusão da disciplina)
CRITÉRIOS
Participação dos alunos da disciplina
Harmonia com o restante do grupo.
Qualidade dos recursos utilizados.
Adequação da apresentação ao tempo da aula.
- ATIVIDADES
Desempenho no trabalho escrito de concl
Type of Assessment:
º 1, p.32-42, 2006.
Evaluation method: activities that will be considered and criteria for assigning grades
- ACTIVITIES
Participation during the course classes
CRITERIA
Ability to share knowledge.
Commitment to acquire skills consistent with the objectives of the discipline.
- ACTIVITIES
Performance in the teaching exercise (presentation of the discipline conclusion work)
CRITERIA
Participation of students in the discipline
Harmony with the rest of the group.
Quality of resources used.
Adequacy of the presentation to the class time.
- ACTIVITIES
Performance in the discipline co
Observação:
No início da disciplina o(s) responsável(is) dialogará(ão) com a turma sobre a eventual necessidade de haver estrutura disponível na(s) unidade(s) para acesso dos alunos ao sistema remoto de ensino.
Notes/Remarks:
At the beginning of the course, the person in charge will talk to the class about the possible need to have structure available in the unit(s) for students to access the remote teaching system.
Bibliografia:
- ARIÈS P, CHARTIER R. História da vida privada. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1991.
- ARIÈS P. A descoberta da Infância. In: ARIÈS P. História social da criança e da família. 2a ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1981. P. 50-68.
- ARIÈS P. Os dois sentimentos da infância. In: ARIÈS P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1981. P. 156-164.
- BADINTER E. Um amor conquistado – o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985.
- BALLABRIGA A. One century of Pediatrics in Europe. In: Nichols BL, Ballabriga A, Kretchmer N. (eds). History of Pediatrics 1850-1950. New York: Raven Press, 1991. p. 1-21.
- BETTIOL H, GRANDI C, CARDOSO VC. Prevenção das doenças do adulto e do idoso (na infância e na adolescência) na perspectiva da origem desenvolvimentista da saúde e da doença. Condutas em Pediatria. 1ed.São Paulo: Editora Atheneu, 2019, v. 1, p. 11-16.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança : orientações para implementação / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 180 p.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Violência intrafamiliar: orientações para prática em serviço / Secretaria de Políticas de Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001. 96 p.: il. – (Série Cadernos de Atenção Básica; n. 8) – (Série A. Normas e Manuais Técnicos; n. 131).
- CACCIA-BAVA A, BETTIOL H. Formação de Jovens Pediatras e o Enfrentamento da Exploração Sexual. In: Janice Tirelli Pontes de Sousa e Luís Antonio Groppo. (Org.). Dilemas e Contestações das Juventudes no Brasil e no Mundo. 1ed.Florianópolis: Em Debate, 2011, v. 1, p. 105-135.
- DONZELOT J. A conservação das crianças. In: Donzelot J. A polícia das famílias. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda, 1986. 2ª. Ed. P. 15-48.
- DONZELOT J. A polícia das famílias. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda., 1986. 2ª. Ed.
- FREITAS MC. História social da infância no Brasil. São Paulo: Editora Cortez, 1ª ed.
- GLUECK CJ. The child is father of the man, Pediatrics, v. 78, n.2, p. 364-8, 1986.
- GOULD SJ. A falsa medida do homem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
- HACKING I. Construindo tipos: o caso de abusos contra crianças. Cadernos Pagu (40), janeiro-junho de 2013:7-66.
- LINDSTRÖM B, SPENCER N. Social Pediatrics. Oxford: Oxford University Press, 1995.
- MOURA EBB. Infância operária e acidente do trabalho em São Paulo. IN: DEL PRIORE M (org). História das crianças no Brasil. São Paulo: editora Contexto, 2000.
- POSTMAN N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1999.
- SILVA LMP. Violência doméstica contra a criança e o adolescente / Lygia Maria Pereira da Silva. Recife: EDUPE, 2002. 240 p.
- SILVEIRA PP, PORTELLA AK, GOLDANI MZ, BARBIERI MA. Developmental origins of health and disease (DOHaD). J Pediatr (Rio J), v.83, n. 6, p. 494-504, 2007.
- WENZEL MCR, BATISTA SSS. A concepção de infância na literatura infantil. Comunicação e Educação, ano XI, nº 1, p.32-42, 2006.
Bibliography:
References:
- ARIÈS P, CHARTIER R. History of private life. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1991.
- ARIÈS P. The discovery of Childhood. In: ARIÈS P. Social history of the child and the family. 2nd ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1981. P. 50-68.
- ARIÈS P. The two feelings of childhood. In: ARIÈS P. Social history of the child and the family. 2nd ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1981. P. 156-164.
- BADINTER E. A love conquered – the myth of maternal love. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985.
- BALLABRIGA A. One century of Pediatrics in Europe. In: Nichols BL, Ballabriga A, Kretchmer N. (eds). History of Pediatrics 1850-1950. New York: Raven Press, 1991. p. 1-21.
- BETTIOL H, GRANDI C, CARDOSO VC. Prevention of adult and elderly diseases (in childhood and adolescence) from the perspective of the developmental origin of health and disease. Conducts in Pediatrics. 1ed.São Paulo: Editora Atheneu, 2019, v. 1, p. 11-16.
- BRAZIL. Ministry of Health. Health Care Department. Department of Strategic Programmatic Actions. National Policy for Integral Attention to Children's Health: guidelines for implementation / Ministry of Health. Health Care Department. Department of Strategic Programmatic Actions. – Brasília: Ministry of Health, 2018. 180 p.
- BRAZIL. Ministry of Health. Health Policy Department. Intrafamily violence: guidelines for in-service practice / Department of Health Policies. – Brasília: Ministry of Health, 2001. 96 p.: il. – (Series Cadernos de Atenção Básica; n. 8) – (Series A. Standards and Technical Manuals; n. 131).
- CACCIA-BAVA A, BETTIOL H. Training of Young Pediatricians and Coping with Sexual Exploitation. In: Janice Tirelli Pontes de Sousa and Luís Antonio Groppo. (Org.). Dilemmas and Challenges of Youth in Brazil and in the World. 1ed.Florianópolis: In Debate, 2011, v. 1, p. 105-135.
- DONZELOT J. The conservation of children. In: Donzelot J. The police of families. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda, 1986. 2nd. Ed. P. 15-48.
- DONZELOT J. The police of families. Rio de Janeiro: Edições Graal Ltda., 1986. 2nd. Ed.
- FREITAS MC. Social history of childhood in Brazil. São Paulo: Editora Cortez, 1st ed.
- GLUECK CJ. The child is father of the man, Pediatrics, v. 78, n.2, p. 364-8, 1986.
- GOULD SJ. The false measure of man. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
- HACKING I. Building types: the case of child abuse. Pagu Notebooks (40), January-June 2013: 7-66.
- LINDSTRÖM B, SPENCER N. Social Pediatrics. Oxford: Oxford University Press, 1995.
- MOURA EBB. Working childhood and work accident in São Paulo. IN: DEL PRIORE M (org). Children's history in Brazil. Sao Paulo: editora Contexto, 2000
- POSTMAN N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1999.
- SILVA LMP. Violência doméstica contra a criança e o adolescente / Lygia Maria Pereira da Silva. Recife: EDUPE, 2002. 240 p.
- SILVEIRA PP, PORTELLA AK, GOLDANI MZ, BARBIERI MA. Developmental origins of health and disease (DOHaD). J Pediatr (Rio J), v.83, n. 6, p. 494-504, 2007.
- WENZEL MCR, BATISTA SSS. A concepção de infância na literatura infantil. Comunicação e Educação, ano XI, nº 1, p.32-42, 2006.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial
Informações adicionais do oferecimento da disciplina:
I. A porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial (1% a 100%): 100%
II. Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online:
.Todas as atividades serão por via remota, sendo o tempo contínuo online de 3 a 4 horas, com intervalo de 15 minutos.
III. As aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas?
. As aulas serão totalmente síncronas.
IV. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno:
.Serão disponibilizados artigos científicos e textos de livros para leitura, e possibilidade de assistir novamente às aulas, que ficam gravadas.
V. A plataforma que será utilizada:
. e-Disciplinas USP para material didático e atividades, e Google Meet ou Zoom para as webconferências.
VI. Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos):
.Não é necessária presença na Universidade.
VII. Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro):
.A disciplina conta com 9 encontros de 3 a 4 horas cada um, com intervalo, para interação professor/aluno e aluno/aluno síncronas, incluindo chats durante as aulas. Fora do período das aulas poderão ocorrer interações aluno/aluno por meio de fóruns, chats, uso de plataformas como o WhatsApp e o Google Meet, para preparo dos seminários e dos trabalhos de conclusão da disciplina. Os professores interagem entre si por e-mail e reuniões por Google Meet e WhatsApp.
VIII. A forma de controle da frequência nas aulas:
.Durante as aulas síncronas é registrada a presença de forma digital na plataforma eDisciplinas da USP e pelos dados obtidos na webconferência via Google Meet ou Zoom.
IX. Informar sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos:
. É obrigatório possuir microfone e câmera para participação nas aulas.
X. Forma de avaliação da aprendizagem:
.Remota.
XI. Critérios de avaliação contemplando qual a(s) metodologia(s) utilizada(s) e como ser(á)ão atribuído(s) o(s) conceito(s):
ATIVIDADES
Participação durante as aulas da disciplina
CRITÉRIOS
Capacidade de compartilhar conhecimentos.
Empenho em adquirir habilidades coerentes com os objetivos da disciplina.
ATIVIDADES
Desempenho no exercício docente (apresentação do trabalho de conclusão da disciplina)
CRITÉRIOS
Participação dos alunos da disciplina
Harmonia com o restante do grupo.
Qualidade dos recursos utilizados.
Adequação da apresentação ao tempo da aula.
ATIVIDADES
Desempenho no trabalho escrito de conclusão da disciplina
CRITÉRIOS
Cuidados com a confecção do texto.
Coerência da estrutura do texto com as normas da revista escolhida.
Pertinência do referencial bibliográfico à temática do trabalho.
ATIVIDADES
Desempenho na atividade de avaliador dos trabalhos de colegas
CRITÉRIOS
Capacidade de análise do conteúdo apresentado e de avaliação crítica
ATIVIDADES
Desempenho na redação de uma resenha sobre um dos temas discutidos na disciplina
CRITÉRIOS
Linguagem objetiva e coerente
Capacidade de síntese e coerência do texto com o tema do texto analisado
ATIVIDADES
Apresentação escrita da avaliação da disciplina
CRITÉRIOS
Linguagem objetiva e coerente.
Fundamentação dos argumentos com base em dados e observações obtidas durante as aulas dos docentes da disciplina.
Serão dadas notas de 1 a 10 em cada item e calculada a média.
Correspondência das notas aos conceitos:
A – Excelente, com direito a crédito; 9 – 10;
B – Bom, com direito a crédito: 7 – 8;
C – Regular, com direito a crédito: 5 – 6;
R – Reprovado, sem direito a crédito: < 5.
XII. Quais as medidas que garantam aos alunos acesso à plataforma (sala de aula com infraestrutura de multimídia, sala pró-aluno; equipamentos necessários a participação dos alunos e outros):
. Todos os alunos podem participar das aulas nas dependências do Departamento de Puericultura e Pediatria, FMRP-USP, que conta com salas individuais e coletivas, e com computadores portáteis (Chromebooks) que podem ser usados pelos estudantes, mediante empréstimo.
Additional class type information:
I. A porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial (1% a 100%): 100%
II. Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online:
.Todas as atividades serão por via remota, sendo o tempo contínuo online de 3 a 4 horas, com intervalo de 15 minutos.
III. As aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas?
. As aulas serão totalmente síncronas.
IV. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno:
.Serão disponibilizados artigos científicos e textos de livros para leitura, e possibilidade de assistir novamente às aulas, que ficam gravadas.
V. A plataforma que será utilizada:
. e-Disciplinas USP para material didático e atividades, e Google Meet ou Zoom para as webconferências.
VI. Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos):
.Não é necessária presença na Universidade.
VII. Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro):
.A disciplina conta com 9 encontros de 3 a 4 horas cada um, com intervalo, para interação professor/aluno e aluno/aluno síncronas, incluindo chats durante as aulas. Fora do período das aulas poderão ocorrer interações aluno/aluno por meio de fóruns, chats, uso de plataformas como o WhatsApp e o Google Meet, para preparo dos seminários e dos trabalhos de conclusão da disciplina. Os professores interagem entre si por e-mail e reuniões por Google Meet e WhatsApp.
VIII. A forma de controle da frequência nas aulas:
.Durante as aulas síncronas é registrada a presença de forma digital na plataforma eDisciplinas da USP e pelos dados obtidos na webconferência via Google Meet ou Zoom.
IX. Informar sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos:
. É obrigatório possuir microfone e câmera para participação nas aulas.
X. Forma de avaliação da aprendizagem:
.Remota.
XI. Critérios de avaliação contemplando qual a(s) metodologia(s) utilizada(s) e como ser(á)ão atribuído(s) o(s) conceito(s):
ATIVIDADES
Participação durante as aulas da disciplina
CRITÉRIOS
Capacidade de compartilhar conhecimentos.
Empenho em adquirir habilidades coerentes com os objetivos da disciplina.
ATIVIDADES
Desempenho no exercício docente (apresentação do trabalho de conclusão da disciplina)
CRITÉRIOS
Participação dos alunos da disciplina
Harmonia com o restante do grupo.
Qualidade dos recursos utilizados.
Adequação da apresentação ao tempo da aula.
ATIVIDADES
Desempenho no trabalho escrito de conclusão da disciplina
CRITÉRIOS
Cuidados com a confecção do texto.
Coerência da estrutura do texto com as normas da revista escolhida.
Pertinência do referencial bibliográfico à temática do trabalho.
ATIVIDADES
Desempenho na atividade de avaliador dos trabalhos de colegas
CRITÉRIOS
Capacidade de análise do conteúdo apresentado e de avaliação crítica
ATIVIDADES
Desempenho na redação de uma resenha sobre um dos temas discutidos na disciplina
CRITÉRIOS
Linguagem objetiva e coerente
Capacidade de síntese e coerência do texto com o tema do texto analisado
ATIVIDADES
Apresentação escrita da avaliação da disciplina
CRITÉRIOS
Linguagem objetiva e coerente.
Fundamentação dos argumentos com base em dados e observações obtidas durante as aulas dos docentes da disciplina.
Serão dadas notas de 1 a 10 em cada item e calculada a média.
Correspondência das notas aos conceitos:
A – Excelente, com direito a crédito; 9 – 10;
B – Bom, com direito a crédito: 7 – 8;
C – Regular, com direito a crédito: 5 – 6;
R – Reprovado, sem direito a crédito: < 5.
XII. Quais as medidas que garantam aos alunos acesso à plataforma (sala de aula com infraestrutura de multimídia, sala pró-aluno; equipamentos necessários a participação dos alunos e outros):
. Todos os alunos podem participar das aulas nas dependências do Departamento de Puericultura e Pediatria, FMRP-USP, que conta com salas individuais e coletivas, e com computadores portáteis (Chromebooks) que podem ser usados pelos estudantes, mediante empréstimo.