Área de Concentração: 59142
Concentration area: 59142
Criação: 05/03/2020
Creation: 05/03/2020
Ativação: 05/03/2020
Activation: 05/03/2020
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
3 | 0 | 9 | 10 semanas | 10 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docente Responsável:
Professor:
Reinaldo Furlan
Objetivos:
Identificar, de um ponto de vista psicossocial, problemas e desafios da sociedade contemporânea. Em particular, investigar o tipo de subjetividade produzida na forma de vida atual promovido pela expansão do neocapitalismo.
Justificativa:
É todo um projeto civilizatório que, a meu ver, encontra-se sob suspeição nesse momento histórico que estamos vivendo, em que se conjugam a sensação de fracasso, de um imenso desafio pela frente, e de impotência diante dos problemas que o mundo nos apresenta. A sensação de fracasso se expressa diante dos paradoxos do desenvolvimento do neocapitalismo ou da fase neoliberal do capitalismo atual na sociedade ocidental contemporânea, em particular, diante do aumento da concentração de riquezas e da precarização e exploração do trabalho, da aceleração do tempo ou do sentimento da falta dele em nossas vidas, do individualismo que se expressa na regressão dos laços sociais, cujos sintomas mais evidentes são o aumento da solidão e da depressão, tudo isso que, em síntese, coloca em dúvida a qualidade da vida moderna e os benefícios prometidos pelo desenvolvimento crescente da capacidade de produção de bens materiais. O desafio se expressa, em particular, diante desse modelo econômico-social que não parece capaz de resolver os problemas de pobreza e exclusão social - a despeito do aumento da capacidade de produção -, e do risco crescente de catástrofes ambientais decorrentes do seu funcionamento, orientado pela necessidade constante de sua expansão. E a sensação de impotência se expressa na falta de horizonte político de outra forma de vida alternativa, acompanhada de uma crise da democracia representativa no mundo todo, ou da descrença generalizada da população pela política. O tema nos parece, pois, de extrema importância e atualidade.
Conteúdo:
Em primeiro lugar, contamos com uma série de autores que discutem o significado da modernidade na civilização ocidental, com suas ambiguidades e contradições sob os aspectos políticos, econômicos, culturais, psicossociais e morais. Em segundo lugar, ao lado dos anteriores, contamos com uma série de autores que discutem a crise atual da sociedade moderna contemporânea. Trata-se de uma vasta literatura que por si própria parece a expressão de um estado de “choque” psicossocial, acentuado pelos “avanços” da própria modernidade, como a consciência de liberdade e os valores de igualdade de dignidade e fraternidade entre os homens, para citar o lema de uma das revoluções que deram início à sociedade moderna. O que parece em crise, portanto, é a formação do sentido da própria modernidade. Em terceiro lugar, contamos com autores voltados para a compreensão da formação da sociedade brasileira, com os quais pretendemos iniciar o levantamento de alguns dos principais problemas vividos por nossa sociedade, em particular. Sob a perspectiva de uma fenomenologia do mundo da vida que visa à compreensão concreta ou encarnada da humanidade, a disciplina tem, assim, um caráter multifacetado e aberto, passível de múltiplas explorações de sentido. Como as possibilidades de leituras e reflexões de diferentes perspectivas são múltiplas, os alunos serão convidados a escolher os temas que desejam aprofundar ou que possam responder melhor às suas questões mais próprias ou de pesquisa. Dessa forma, procuraremos realizar, ao lado da exposição de assuntos ou problemas que compõem a programação da disciplina, um trabalho de pesquisa multidisciplinar.
Forma de Avaliação:
Vide Campo Observação
Observação:
Forma de avaliação: A avaliação ocorrerá em duas etapas. Na primeira, o aluno será avaliado sobre sua participação nas aulas e seminários, em particular na apresentação de seu seminário (individual, em dupla ou em grupo de três) sobre tema escolhido na disciplina, que compõe com seus interesses de pesquisas. A segunda etapa da avaliação será a realização de um ensaio (mínimo de 7páginas) sobre tema estudado durante o curso. O ensaio deve refletir o aproveitamento da disciplina pelo aluno.
Bibliografia:
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N-1, São Paulo. Harvey, D. (2017). Condição pós-moderna, 26ª. reimpressão, ed. Loyola, São Paulo. Henry, M. (2011). La barbarie, ed. PUF, Paris (1ª ed. 1987). Há tradução brasileira. Husserl, E. (2012). A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental: Uma Introdução à Filosofia Fenomenológica, ed. Forense Universitária, São Paulo. (Original publicado em 1954). Husserl, E. (2013). A crise da humanidade europeia e a filosofia, Revista Kairos, Lisboa. (Conferência proferida em 1935). Leite, D. M. (2017). O caráter nacional brasileiro, ed. Unesp, São Paulo. Lipovetski, G. (1983). L'ère du vide, Essais sur l'individualisme contemporain, ed. Gallimard, Paris. Há tradução brasileira. Lipovetski, G., Charles, S. (2011). Os tempos hipermodernos, 4ª. reimpressão, ed. Bancarolla, São Paulo. Marion, J.L. (2003). Le phénomène érotique, ed. Grasset, Paris. Há traduções em espanhol e inglês. Martins, J. de S. (2011). 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(2013). As fontes do self, A construção da identidade moderna, Loyola, São Paulo. Taylor, C. (2011). A ética da autenticidade, Realizações, São Paulo. Wefort, F. (2012). Espada, cobiça e fé, As origens do Brasil, ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro.
Idiomas ministrados:
Languages taught:
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial