Área de Concentração: 41134
Concentration area: 41134
Criação: 06/05/2021
Creation: 06/05/2021
Ativação: 06/05/2021
Activation: 06/05/2021
Nr. de Créditos: 4
Credits: 4
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
3 | 8 | 9 | 3 semanas | 3 weeks | 60 horas | 60 hours |
Docente Responsável:
Professor:
Alexandre Varaschin Palaoro
Objetivos:
Expor os fundamentos da divulgação científica para diferentes tipos de publico alvo. Nesta disciplina, será exposto a importância de conhecer seu público-alvo para divulgar mais eficientemente, além de entendermos mais sobre o processo de comunicar ciência. O foco da disciplina é a divulgação escrita, portanto, a maior parte dos exercícios e discussões serão sobre como divulgar ciência neste formato. Contudo, haverá um módulo sobre roteirização e infográficos, métodos tambem usados na producao de videos de divulgacao cientifica. A disciplina possui um viés prático forte e demanda disponibilidade dos alunos em atividades extra classe.
Objectives:
Expose the principles of communicating science to a broader audience. In this course, I will demonstrate the importance of knowing your target audience to communicate more effectively, further increasing the knowledge on the processes of communicating science. This course focuses on communicating through writing, hence, most of the exercises and discussions will be about writing. However, there are a few modules on scripting science and infographic. This course also focuses on practical exercises, which demand extra-class activities.
Justificativa:
Apesar da sua importancia ter sido sempre discutida e debatida, divulgar ciência tornou-se um dos assuntos mais comentados na academia durante a crise de saúde e da ciencia, criada pela pandemia do COVID 19. Porém, para divulgar com eficiência necessitamos de treinamento. Esta disciplina, portanto, oferece o treinamento para iniciar a jornada de divulgar ciência. Nesta disciplina, abordaremos tópicos como: (i) como divulgar?; (ii) para quem divulgar?; (iii) como fazer isso de forma eficiente?. Para gerar esse entendimento, além de aulas teóricas, teremos aulas práticas e palestras com especialistas em diferentes áreas da divulgação científica.
Rationale:
Even though its’ importance has always been debated, communicating science became one of the most commented subjects in academia during the health and science crises crated during the COVID-19 pandemic. However, to communicate effectively with any audience, we need training. This course offers the initial training required to start communicating more broadly. In it, we will see topics like: (i) how to communicate?; (ii) communicate with who?; (iii) how to do it effectively?. To generate understanding, we will merge lectures to practical lessons, and we will have lectures with invited experts from different areas of science communication.
Conteúdo:
1. Por que divulgar? 2. A importância do público-alvo: mídia e conteúdo; 3. A importância de contar histórias (e como fazê-las); 4. Jornalismo científico (Palestra com Dr. Carlos Fioravanti da Revista FAPESP); 5. Percalços comuns ao por a mão na massa; 6. Roteirizando a ciência; 7. Divulgando com desenhos e cores (Ministrado pela Vanessa Sontag da Illuscientia).
Content:
1. Why communicate more broadly? 2. The importance of the target audience: media and content; 3. The importance of storytelling (and how to do it); 4. Science journalism (Lecture by Dr. Carlos Fioravanti of Revista FAPESP); 5. Common pitfalls when starting out; 6. Scripting science; 7. Communicating with draws and colors (Lecture by Vanessa Sontag of Illuscientia).
Forma de Avaliação:
Critérios: 1) desempenho em discussões sobre o conteúdo do curso e 2) desempenho nos exercícios. Ambos os critérios contribuem igualmente para o conceito final.
Type of Assessment:
1) performance on the discussions about the course’s content, 2) performance on exercises and activities. Both criteria contribute equally to the final grade.
Bibliografia:
Anderson, C. (2016). Ted Talks. O Guia Oficial do Ted Para Falar em Público. Intrínseca, 240p. Dubner, S., & Levitt, S. D. (2007). Freakonomics: O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. Elsevier, 360p. Fioravanti, C. H. (2013). Um enfoque mais amplo para o Jornalismo Científico. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 36: 2. DOI: 10.1590/S1809-58442013000200015 Fioravanti, C. H. (2015). Reportar a Ciência. Matéria na PESQUISA FAPESP, edição 234. Link: https://revistapesquisa.fapesp.br/reportar-a-ciencia/ Latour, B. (1998). Ciência em ação: Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Editora UNESP, 438p. Pinker, S. (2014). The Sense of Style: The thinking person’s guide to write in the 21st century. Penguin books, 368 p.
Bibliography:
Anderson, C. (2016). Ted Talks. O Guia Oficial do Ted Para Falar em Público. Intrínseca, 240p. Dubner, S., & Levitt, S. D. (2007). Freakonomics: O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. Elsevier, 360p. Fioravanti, C. H. (2013). Um enfoque mais amplo para o Jornalismo Científico. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 36: 2. DOI: 10.1590/S1809-58442013000200015 Fioravanti, C. H. (2015). Reportar a Ciência. Matéria na PESQUISA FAPESP, edição 234. Link: https://revistapesquisa.fapesp.br/reportar-a-ciencia/ Latour, B. (1998). Ciência em ação: Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Editora UNESP, 438p. Pinker, S. (2014). The Sense of Style: The thinking person’s guide to write in the 21st century. Penguin books, 368 p.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial