Disciplina Discipline CAP5400
Cor e Cidade

Área de Concentração: 27159

Concentration area: 27159

Criação: 19/12/2019

Creation: 19/12/2019

Ativação: 19/12/2019

Activation: 19/12/2019

Nr. de Créditos: 7

Credits: 7

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
2 2 3 15 semanas 15 weeks 105 horas 105 hours

Docente Responsável:

Professor:

Marco Garaude Giannotti

Objetivos:

Ampliar o estudo dos fenômenos cromáticos tendo como pano de fundo o estudo da cidade. O curso tem como objetivo incentivar o aluno a realizar uma pesquisa de campo que pode ser decisiva na sua formação estilística como artista, arquiteto ou urbanista. Seminários serão realizados a fim de discutir os projetos de pesquisa em andamento dos alunos desde que se estabeleça um vínculo com o programa da aula.

Justificativa:

A realização de um caderno de artista ou a proposta de uma intervenção cromática em algum lugar de São Paulo é extremamente estimulante para o jovem pesquisador, visto que irá ampliar a sua compreensão da relação entre arte e a cidade. A bibliografia utilizada em aula busca propiciar um quadro teórico sobre o assunto bem como uma plataforma de ação, de modo a passar da teoria à prática.

Conteúdo:

I. A viagem como experiência estética. II. A cidade e suas técnicas: afresco III. A cidade e suas técnicas: mosaico IV. A cidade e seus registros: desenho V. Florença e Veneza durante o Renascimento: disegno x colore VI. Percursos, paisagens e jardins VII. Kyoto e arquitetura da sombra VIII. Paris-Passagens IX. A cidade e sues registros: fotografia X. A cidade e seus registros: métodos de notação. Prof João Carlos Cesar XI. São Paulo e imigração. XII. Nova York, do expressionismo abstrato a arte Pop XIII. Brasília, e o projeto construtivo brasileiro XIV. A cidade virtual XV Apresentação dos projetos finais

Forma de Avaliação:

Após a primeira parte da aula de duração de uma hora e meia os alunos inscritos terão a possibilidade de apresentar seus projetos de pesquisa os relacionando co

Observação:

Bibliografia:

ARGAN.G.C.L’Arte Moderna, Sansoni, 1970. _______História da Arte como história da Cidade, Martins Fontes, 1992. ALBERTI. L.B. On Painting. Yale University Press, 1966 BAXANDALL. Painting & Experience in 15th Century. Oxford Press, 1972 __________Formes de l’ intention. Jacqueline Chambon, 1991 Paris BONEFOY, Yves Osservazione sullo Sguardo. Donzelli Editore. Isbn887989820-5, 150 p. 2003 BRUSATIN, Manlio Storia dei colori - Torino : Einaudi, [1999]. - XIV, Storia delle immagini / - Torino : G. Einaudi, [1995]. XX, p., [36] c. di tav. : ill. ; 18 cm. ISBN Storia delle linee / - Torino : Einaudi, [1993]. - XVI, 165p., [ Verde: storie di un colore / - Venezia : Marsilio, 2013. -124 p., [8] carte di tav. : ill. ; 22 CENNINI, Cenino. Il Libro dell’ Arte , a cura de Franco Brunello. Neri Pozza Editore, 1998.Vicenza, isbn 8873050786// 240 p.Colore senza nome / - Venezia : Marsilio, 2006. - 160 p.,8] c. di tav. : ill. ; 22 cm.ISBN 8831788531 Un colore mai visto : il colore nell'epoca della sua riproducibilità tecnica Treviso : Scala, [2003]. - 119 p. : ill. ; 23 cm. 133 p. ; 20 cm.ISBN 8806153447 CHIPP.H.B. Teorias da Arte Moderna. Martins Fontes, São Paulo, 1996 D IDEROT.Lettre sur les aveugles. Oeuvres –Pléiade, 1951 GOETHE, Doutrina das Cores. Tradução de Marco Giannottti. Editora Nova Alexandria, São Paulo, 1993. GOMBRICH. E. H. Art and Illusion Princeton, 1972 The Image & the Eye. Phaidon, 1982. GREENBERG, C. Clement Greenberg e o Debate Crítico, Zahar. Funarte,1997. LORENZETTI, Giulio, Venice and its lagon. Edizioni Lint . Triesti 1975, 1020 GAGE, J. Colour and Culture, Thames and Hudson, 1999 _________Colour and Meaning, Thames and Hudson, 2000 PASTOUREAU, Michel. Noir une histoire d’une couleurIsbn 978275784179 France 2013 270p. MERLEAU-PONTY. M. L’Oeil et L’Esprit, Gallimard, 1968. ____________Phenomenologie de la Perception, Gallimard, 1945. TASSINARI, A. O espaço moderno, Cosac & Naify, São Paulo, 2001. RiIDER , J. Les Couleurs et les Mots. P.U.F, 1997 ROSENBERG.H. Objeto ansioso. Cosac & Naify, 2005 RUSKIN, John. Stones of Venice, Volume one , The foundations. Boston Estes and Lauriat Digitilized by the internet archive in 2008 with Funding from Microsoft Editor: Martins Fontes 1992 ISBN: 9788533601048 SHAPIRO,M. A Arte Moderna. Edusp,1996. _________ impressionismo. Cosac & naify, 2004. __________A Unidade da arte de Picasso, Cosac & Naify, 2002 SCHOPENHAUER A. Textos sobre a Visão e as Cores. Nova Alexandria, 1996