Disciplina Discipline CAP5409
Curadoria Educativa: Elementos para uma Prática Crítico-Reflexiva da Arte-Educação em Instituições Museológicas e Espaços Culturais

Área de Concentração: 27160

Concentration area: 27160

Criação: 06/01/2017

Creation: 06/01/2017

Ativação: 06/01/2017

Activation: 06/01/2017

Nr. de Créditos: 7

Credits: 7

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
3 2 2 15 semanas 15 weeks 105 horas 105 hours

Docente Responsável:

Professor:

Maria Christina de Souza Lima Rizzi

Objetivos:

1. Estudar questões epistemológicas relativas ao processo de ensino e aprendizagem da arte na contemporaneidade 2. Abordar e refletir sobre especificidades dos processos de curadoria educativa, no âmbito dos museus e instituições culturais. 3. Elaborar e realizar propostas de mediação cultural para exposições em museus ou espaços culturais.

Justificativa:

O desenvolvimento da área de mediação cultural nas últimas quatro décadas tem uma importância grande nos estudos dos processos educativo-culturais que envolvem as relações entre arte e público em museus, em instituições culturais, nos projetos sociais e nas escolas regulares. A disciplina CAP5083 compromete-se com o estudo crítico desta realidade e com o exercício prático, experimental, das teorias e casos abordados.

Conteúdo:

1. A Abordagem Triangular do Ensino da Arte e o Paradigma da Complexidade 2. Arte-Educação com mediação cultural: definições e procedimentos 3. Museologia: aspectos teóricos, elementos constitutivos e desafios contemporâneos. 4. Educação em Museus: princípios e oportunidades e dificuldades. 5. Curadoria Educativa: conceituação, amplitude e desafios. 6. Material de apoio pedagógico para mediação cultural em exposições: conceituação, análise comparativa e proposição.

Forma de Avaliação:

1. Avaliação Contínua em sala de aula considerando a efetiva participação nas leituras, seminários e trabalhos práticos. 2. Trabalho final: texto autoral a pa

Observação:

A bibliografia apresentada nesta ementa é uma bibliografia básica visando oferecer subsídios para a compreensão prévia do campo de estudos da disciplina. Considerando a construção participativa e dialógica do conhecimento e singularidade de cada turma de alunos participantes, ela será completada com outras indicações de leitura e consulta.

Bibliografia:

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010. BARBOSA, Ana Mae, CUNHA, F.P. A Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visiais.São Paulo: Cortez, 2010. BARBOSA, Ana Mae (org.) Arte-educação : leitura no sub-solo. São Paulo: Cortez, 1997. BARBOSA, João Alexandre. A leitura do intervalo. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura / Iluminuras, 1990. DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. ESPAÇOS DA MEDIAÇÃO/ coordenação geral Carmen Aranha e Katia Canton. São Paulo: PGEHA/ Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo,2011. KARP, I., KREAMER, C. .M., LAVINE, S. D. (eds.) Museums and communities: the politics of public culture. Washington: Smithsonian Institution, 1991. MIR, C.L.B.Educación como Mediación em Centros de Arte Contemporáneo. Junta de Castilla y Leon: Universidad de Salamanca, 2005. MORIN, E. O problema epistemológico da complexidade . 2. ed. Lisboa: Europa-América, 1996. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006. PARSONS, Michael J. Compreender a arte. Tradução de Ana Luisa Faria. Lisboa: Presença, 1992. PILLAR, A. D. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999. GREENBERG, B. R., FERGUSON, S. NAIRE, (ed.). Thinking about exhibitions. London: Routlege, 1996. OBRIST, H. U. Uma breve história da curadoria. São Paulo: Bei Comunicação, 2010. SUANO, Marlene. O que é museu? São Paulo: Brasiliense, 1998. ( Coleção Primeiros Passos). WOLFF, T., GEAHIGAN, G. Art Criticism and education. In: SMITH, Ralph A. (ed.) Discipline in art education: contexts of understanding. Urbana: University of Illinois, 1997.