Disciplina Discipline CAP5629
Oficina: o Desenho a Gravura & a Imagem Repetida

Workshop: drawings, printings and repeated images

Área de Concentração: 27159

Concentration area: 27159

Criação: 29/06/2020

Creation: 29/06/2020

Ativação: 29/06/2020

Activation: 29/06/2020

Nr. de Créditos: 7

Credits: 7

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
2 2 3 15 semanas 15 weeks 105 horas 105 hours

Docente Responsável:

Professor:

Luiz Claudio Mubarac

Objetivos:

A oficina deverá centrar-se em análises históricas de momentos seminais da história da imagem impressa, como também nos modos de produção que envolvam os meios de reprodução e distribuição dessas imagens. Pretende também criar condições para que os diferentes processos técnicos de repetição de figuras possam ser compreendidos como possibilidades e indagações sobre a natureza particular dessas imagens. Oferecida em forma de aulas expositivas, visa também apresentar conteúdos pertinentes à história das práticas de ateliê e suas extensões com outras formas de construção artísticas.

Justificativa:

A produção contemporânea de imagens reproduzidas tem se dado num amplo leque de possibilidades técnicas e conceituais, muitas vezes bordejando com suas estratégias a articulação de vários meios e modelos de produção nas artes visuais. Vislumbra-se assim um panorama histórico, onde a reflexão sobre essas construções tornam-se importantes para a visibilidade de novos paradigmas sobre as práticas das imagens repetidas na atualidade.

Conteúdo:

Os assuntos essenciais a serem desenvolvidos nas aulas expositivas são os seguintes: 1. Noções sobre a história da imagem impressa: elementos para a construção de sintaxes. 2. Sobre o desenho, a matriz e a estampa: relações especulares. 3. Sobre a imagem multiplicada: o status da reprodução, os contratos da originalidade. 4. O desenho e a gravura: novas relações entre os meios. 5. A estampa e o não finito: repetição e diferença. 6. A estampa e a fotografia: continuidades e veladuras. 7. Sobre as oficinas da imagem repetida: práticas e políticas. 8. Sobre a cor e o colorido na estampa: o desejo da cor e a cor como destino. 9. A estampa contemporânea: signos multiplicados. Aos alunos caberá o desenvolvimento e apresentação de um trabalho visuai e/ou escrito que dialogue com os pressupostos do curso.

Forma de Avaliação:

Avaliação Continuada e Trabalho final.

Observação:

Bibliografia:

BANN, Sthephen. Parallel Lines: Printmakers, Painters and Protographers in Nineteenth-Century France.New Haven, Yale University Press, 2001. BENSON, Richard. The Printed Picture.New York, The Museum of Modern Art, 2008. DACKERMAN, Susan. Painted Prints. Baltimore, The Baltimore Museum of Art, 2002. DIDI-HUBERMAN, Georges. L’Impreint, Paris, Centre Georges Pompidou, 1997. FLORES, Laura González. Fotografia y Pintura: ?dos médios diferentes?Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 2005. GRASSELLI, Margaret Morgan. Colorful Impressions. Washington, National Gallery of Art, 2008. HAYTER, Stanley Willian. New Ways of Gravure.New York, Watson-Guptill, 1981. IVINS JR., W.M. Imagen impresa y conocimiento.Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 1975. LAMBERT, Susan. The image Multiplied. New York, Abaris Books, 1987. PARSHALL, Peter; Sell, Stacey; Brodie, Judith. The Infinished Print.Washington, National Gallery of Art, 2001. PARSHALL, Peter. The Darker Side of Light: Arts of Privacy, 1850-1900. Washington, National gallery of Art, 2009. RODARI, Florian. Anatomie de la Couleur: L’invention de l’estampe en couleurs.Paris, Bibliothèque natinale de France, 1996. SAUNDERS, Gill; Miles, Rosie. Print Now.London, V&A Publications, 2006. SILVER, Larry; Wyckoff, Elizabeth. Grand Scale: Monumental Prints in the Age of Dürer and Titian.New Haven, Yale University Press, 2008. SMITH, Pamela H. The Body of the Artisan: Art and Experience in the Scientific Revolution. Chicago, The University Chicago Press, 2004.