Disciplina Discipline CMU6008
Análise, Estética e Performance da Música do Século XIX

Nineteenth-Century Music: Analysis, Aesthetics and Performance

Área de Concentração: 27157

Concentration area: 27157

Criação: 10/01/2018

Creation: 10/01/2018

Ativação: 10/01/2018

Activation: 10/01/2018

Nr. de Créditos: 7

Credits: 7

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
3 2 2 15 semanas 15 weeks 105 horas 105 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Luiz Ricardo Basso Ballestero

Mario Rodrigues Videira Junior

Adriana Lopes da Cunha Moreira

Objetivos:

Fundamentada por uma contextualização estética, teórico-analítica e interpretativa, a disciplina tem como enfoque a reflexão, análise e performance de obras compostas no século XIX.

Justificativa:

A disciplina justifica-se pelo desejo de disponibilizar aos alunos do PPGMUS-ECA-USP a integração dos saberes analíticos, estéticos e artísticos através de uma abordagem interdisciplinar.

Conteúdo:

Dividida em 3 grupos de 5 aulas, a disciplina prevê: apreensão terminológica e reflexões sobre conteúdos de textos propostos na bibliografia; apreciação musical de obras compostas durante o século XIX, buscando identificar os aspectos estéticos, teóricos e interpretativos levantados; aplicação de conceitos estéticos, teóricos e interpretativos tanto à prática analítica textual como à performance musical.

Forma de Avaliação:

É esperada uma ampliação na apreensão de especificidades do período Romântico, a ser expressa tanto na performance como através das considerações verbais e esc

Observação:

Bibliografia:

BRINDLE, Reginald Smith. Musical Composition. New York: Oxford University Press, 1986. BROWN, Clive. Classical and Romantic Performing Practice. New York: Oxford University Press, 1999. CLARKE, Eric. Understanding the psychology of performance. In: RINK, John, ed. Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. COHN, Richard. Introduction to Neo Riemannian Theory. Journal of Music Theory, v. 42, n. 2, p. 167-180, 1998. ______. Audacious Euphony. Oxford: Oxford University Press, 2012. CONE, Edward T. Musical Form and Musical Performance. New York: Norton, 1968. DAHLHAUS, Carl. Estética Musical. Trad. Artur Morão. Lisboa: Ed. 70, 1990. ______. Nineteenth-Century Music. Trad. J. Bradford Robinson. Berkeley: University of California Press, 1989. ______. The Idea of Absolute Music. Trad. Roger Lustig. Chicago: University of Chicago Press, 1991. DAVIDSON, Jane. Developing the ability to perform. In: RINK, John, ed. Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. GOLLIN, Edward; REHDING, Alexander. The Oxford Handbook of Neo-Riemannian Music Theories. Oxford: Oxford U. Press, 2011. HANSLICK, Eduard. Do Belo Musical. Trad. Artur Morão. Covilhã: LusoSofia Press, 2011. Disponível em: <http://www.lusosofia.net/textos/hanslick_eduard_do_belo_musical.pdf> PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSCIA – PPGMUS/ECA/USP Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Prédio Central Cidade Universitária. 05508-020. São Paulo. SP. Brasil Fone: +55 11 3091-2948 www3.eca.usp.br/pos | email: ppg.musica@usp.br MOREIRA, Adriana Lopes; PAES de BARROS, Daniel; OGATA, Denise Mayumi. Aspectos da Teoria Neo-riemanniana. In: CONGRESSO DA ANPPOM. 25., 2015, Vitória. Anais... Vitória: UFES, ago. 2015. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/25anppom/Vitoria2015/paper/view/ 3471/1124>. RINK, John, ed. Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. ______. The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. SEVERINO, Antonio J. Como ler um texto de filosofia. SP: Paulus, 2010. SCHMALFELDT, Janet. In the Process of Becoming: Analytic and Philosophical Perspectives on Form in Early Nineteenth-Century Music. Oxford Studies in Music Theory. Oxford: Oxford University Press, 2011. STRAUS, Joseph. Introdução à Teoria Pós-Tonal. 3 ed. Tradução de Ricardo Mazzini Bordini. Salvador: EDUFBA, 2013. VIDEIRA, Mário. O Romantismo e o Belo Musical. São Paulo: Ed. Unesp, 2006.