Área de Concentração: 110499
Concentration area: 110499
Criação: 07/04/2021
Creation: 07/04/2021
Ativação: 09/02/2022
Activation: 09/02/2022
Nr. de Créditos: 2
Credits: 2
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | 1 | 10 semanas | 10 weeks | 30 horas | 30 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Adriana Backx Noronha Viana
Ana Estela Haddad
Fabio Gregori
Paula Perin Vicentini
Rita de Cassia Gallego
Dagma Venturini Marques Abramides
Objetivos:
A disciplina tem por objetivo oferecer aos pós-graduandos uma introdução às questões que caracterizam o exercício da docência em nível superior. Para tanto, busca-se favorecer o debate acerca das concepções de universidade, tendo em vista as transformações pelas quais esse nível de ensino tem passado, no Brasil, nas últimas décadas. Sem desconsiderar as especificidades das inúmeras áreas que compõem a Universidade de São Paulo, pretende-se fornecer elementos básicos para que o futuro professor de Ensino Superior entenda os aspectos principais de seu ofício, notadamente os processos formativos e os saberes docentes, a relação pedagógica e o espaço da sala de aula, o planejamento e a organização de sua prática, bem como a avaliação. Trata-se, portanto, de fomentar uma compreensão mais acurada de sua inserção profissional como docente no meio universitário, favorecendo práticas, com base nas quais se desenvolvam processos formativos de qualidade/excelência e que contribuam para a efetiva democratização do Ensino Superior.
Objectives:
The course aims to offer research students (Masters and PhD) an introduction to the issues of teaching at a postgraduate level. To this end, we seek to debate models of university, in view of the transformations that this level of education has undergone, in Brazil, in recent decades. Considering the specificities of the numerous knowledge areas that exist in the University of São Paulo, it is intended to provide basic elements so that the future professor understands the main aspects of his job, notably the training processes and teaching knowledge, the pedagogical relation and the classroom space, planning and organizing their practice, as well as the evaluation of learning. It is, therefore, about promoting a more accurate understanding of their role as professors in the university environment, favoring practices modeled towards excellence training that contribute to the effective democratization of higher education.
Justificativa:
A Pós-Graduação, além de formar pesquisadores, tem um papel essencial na formação de docentes para atuar no Ensino Superior. Tendo em vista que, em sua maioria, os Programas de Pós-Graduação dedicam-se sobretudo à formação de pesquisadores, é fundamental oferecer um conjunto de conteúdos que tragam subsídios teórico-práticos voltados às diferentes dimensões do exercício da docente em nível superior, considerando a complexidade presente nessa atividade. Tal pretensão torna-se ainda mais significativa ao considerarmos os esforços voltados para a ampliação do Ensino Superior que marcaram as últimas décadas. Além disso, as demandas de formação nas diferentes áreas do conhecimento, para além do domínio teórico e técnico dessas, requer uma reflexão sobre temáticas que envolvem o Ensino Superior e suas características na atualidade, levando-se em conta, evidentemente, um conhecimento - ainda que introdutório - acerca das questões que marcam a atuação em sala de aula, como planejamento, saberes docentes, avaliação da aprendizagem, por exemplo.
Rationale:
The Post Graduate Research Program, in addition to training researchers, has an essential role in training professors to work in Higher Education. Bearing in mind that the majority of Post Graduation Programs are mainly dedicated to the training of researchers, it is essential to offer a set of contents that bring theoretical and practical basis, focused on the different dimensions of the teaching profession at a higher level, considering the complexity present in this activity. This claim becomes even more significant when we consider the efforts aimed at expanding Higher Education that have marked the last decades. Besides, the demands for training in the research of different areas of knowledge require reflection on topics involving Higher Education and its characteristics today. It is necessary to provide education about the issues that organize the performance in the classroom, such as planning, teaching knowledge, assessment of learning, for example.
Conteúdo:
Os conteúdos a serem desenvolvidos estão organizados em 5 (cinco) eixos, incluindo 13 (treze) videoaulas, indicações de leituras e a participação em fóruns de debate. I. O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: TRANSFORMAÇÕES, QUESTÕES E DESAFIOS ATUAIS 1. A expansão do Ensino Superior brasileiro nas últimas décadas Romualdo Portela de Oliveira - Professor da Faculdade de Educação da USP 2. As transformações do Ensino Superior brasileiro e a diversificação do alunado Romualdo Portela de Oliveira - Professor da Faculdade de Educação da USP 3. Democratização do Ensino Superior e seus desafios na atualidade Naomar de Almeida Filho – Professor da Universidade Federal da Bahia e IEA/USP II. UNIVERSIDADE E DOCÊNCIA: ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS 1. Formação de professores do ensino superior: concepções e práticas bem-sucedidas (3 videoaulas) Helena Chamlian - Professora da Faculdade de Educação da USP 2. O professor do Ensino Superior: da formação à ação Nilson José Machado - Professor da Faculdade de Educação da USP III. PRÁTICA DOCENTE, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AULA 1. O Projeto Político-pedagógico do curso e o planejamento da disciplina: alguns elementos para pensar a prática docente Maria Isabel de Almeida - Professora da Faculdade de Educação da USP 2. O plano de ensino, a organização do espaço-tempo da aula e as estratégias didáticas Maria Isabel de Almeida - Professora da Faculdade de Educação da USP IV. SABERES DOCENTES, RELAÇÃO PEDAGÓGICA E PROCESSOS FORMATIVOS 1. A edificação do espaço pedagógico: a sala de aula e suas condições de funcionamento Júlio Groppa Aquino - Professor da Faculdade de Educação da USP 2. Processos formativos e saberes docentes: práticas e concepções Rita de Cassia Gallego - Professora da Faculdade de Educação da USP V. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS 1. Concepções de avaliação e processos de aprendizagem Vivian Batista da Silva - Professora da Faculdade de Educação da USP 2. Instrumentos avaliativos e suas relações com os objetivos previstos Vivian Batista da Silva - Professora da Faculdade de Educação da USP
Content:
The contents are organized in 5 (five) axes, including 13 (thirteen) video classes, as well as reading instructions and participation in discussion forums. I. Brazilian higher education: current transformations, issues and challenges 1. The expansion of Brazilian Higher Education in the last decades Romualdo Portela de Oliveira - Professor at USP's Faculty of Education 2. The transformations of Brazilian Higher Education and the diversification of students Romualdo Portela de Oliveira - Professor at USP's Faculty of Education 3. Democratization of higher education and its challenges today Naomar de Almeida Filho - Professor at the Federal University of Bahia and IEA / USP II. University and Teaching: historical aspects, conceptions and practices 1. Formation of college/ university professors: successful conceptions and practices (3 video classes) Helena Chamlian - Professor, Faculty of Education, USP 2. The Higher Education professor: from training to action Nilson José Machado - Professor at USP's Faculty of Education III. Teaching practice, Class planning and organization 1. The Political-pedagogical Project of the course and the planning of teaching: some elements to think about educational practice Maria Isabel de Almeida - Professor at USP's Faculty of Education 2. The teaching plan, the organization of the class space-time and the didactic strategies Maria Isabel de Almeida - Professor at USP's Faculty of Education IV. Teaching knowledge, pedagogical relationship and training processes 1. The construction of the pedagogical space: the classroom and its operating conditions Júlio Groppa Aquino - Professor at USP's Faculty of Education 2. Training processes and teaching knowledge: practices and concepts Rita de Cassia Gallego - Professor at USP's Faculty of Education V. Assessment of learning: concepts and practices 1. Conceptions of assessment and learning processes Vivian Batista da Silva - Professor at the Faculty of Education at USP 2. Evaluation instruments and their relationship with the planned objectives Vivian Batista da Silva - Professor at the Faculty of Education at USP
Forma de Avaliação:
Forma de avaliação descrita na observação
Type of Assessment:
Evaluation method described in the observation
Observação:
As atividades avaliativas serão compostas de produção de atividade individual e em grupo, além da participação nos fóruns previstos em cada unidade da disciplina. Os(As) estudantes serão avaliados levando-se em consideração a apropriação e mobilização dos conteúdos desenvolvidos nas videoaulas e nas leituras propostas para responder e discutir questões voltadas às temáticas tratadas na disciplina. A atividade em grupo será avaliada com notas variando de 0 a 10, tendo peso 3 com relação à nota final. Os testes e questionamentos formulados para respostas online, por meio da plataforma e-disciplinas, também serão avaliados com notas variando de 0 a 10, tendo peso 7 em relação à nota final.
Notes/Remarks:
The evaluative activities will consist of individual and group activities, as well as the participation in the forums provided in each unit of the course. Students will be evaluated taking into account the comprehension of the contents discussed in the video classes and the proposed readings. The group activity will be evaluated with scores ranging from 0 to 10, with weight 3 in relation to the final grade. The tests and questions formulated for online answers, through the e-disciplines platform, will also be evaluated with grades ranging from 0 to 10, weighing 7 in relation to the final grade.
Bibliografia:
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WANDERLEY, L. E. W. O que é universidade. São Paulo, Brasiliense, 2003. Website Prof. Dr. Nilson José Machado: http://www.nilsonjosemachado.net/
Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial
Informações adicionais do oferecimento da disciplina:
Será utilizada a plataforma e-Disciplinas.
Additional class type information:
Será utilizada a plataforma e-Disciplinas.