Área de Concentração: 110499
Concentration area: 110499
Criação: 08/11/2022
Creation: 08/11/2022
Ativação: 08/11/2022
Activation: 08/11/2022
Nr. de Créditos: 4
Credits: 4
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2 | 1 | 1 | 15 semanas | 15 weeks | 60 horas | 60 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Guilherme Ary Plonski
Eugênio Bucci
Luiz Fernando Martins Castro
Objetivos:
A partir da história da internet, dos seus aspectos técnicos e dos parâmetros de sua governança, a presente disciplina (concebida e implementada no âmbito da Cátedra Oscar Sala, vinculada ao IEA-USP, em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o NIC.br, e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br) apresentará um panorama circunstanciado e crítico dos desafios e conflitos da vida digital que hoje afetam todas as dimensões da sociedade, em qualquer lugar do planeta. Com caráter interdisciplinar, a disciplina pretende qualificar as discussões sobre as dimensões técnicas, econômicas, políticas, jurídicas e culturais da Internet, com vistas a contribuir, também, para a construção de políticas públicas na área.
Objectives:
Based on the history of the internet, its technical aspects and the parameters of its governance, this discipline (conceived and implemented within the scope of the Oscar Sala Chair, linked to IEA-USP, in partnership with NIC.br and CGI.br) will present a detailed and critical panorama of the challenges and conflicts of digital world, which affect all dimensions of society, anywhere on the planet. With an interdisciplinary character, the discipline intends to qualify the discussions on the technical, economic, political, legal and cultural dimensions of the Internet, also with a view to contributing to the construction of public policies in the area.
Justificativa:
O desenvolvimento exponencial da Internet no mundo não apenas revolucionou a comunicação, que se tornou instantânea, ubíqua e global, como redefiniu as relações humanas, econômicas e sociais. O livre e amplo fluxo de conteúdos e links põem frente a frente diversos interesses políticos, econômicos e sociais que precisam ser compatibilizados, tema que embasa a formulação de parâmetros para a “governança da internet”. Mais do que operar as ferramentas do mundo interconectado, conhecer de forma sistemática o novo universo virtual que se abre é prioritário para a agenda acadêmica das universidades e dos estudos contemporâneos, de modo a qualificar a reflexão – com base em marcos científicos, culturais, jurídicos e éticos – sobre os fenômenos sociais gerados na Internet.
Rationale:
The exponential development of Internet not only revolutionized communication, which became instantaneous, ubiquitous and global, but also redefined human, economic and social relations. The free and wide flow of content and links bring, at the same time, political, economic and social interests that need to be made compatible. All these themes bring issues and inputs for the formulation of parameters for “internet governance”. Far beyond understanding the operating tools of the interconnected world, studying systematically the new virtual universe that results from this phenomena is a current priority for the academic agenda for universities and contemporary studies. B Based on scientific, cultural, ethical and legal frameworks, this discipline intends to qualify the reflection about the social benefits, contraints and challenges generated on the Internet.
Conteúdo:
A disciplina oferece um painel multidisciplinar para a compreensão da natureza da Internet, seus protocolos e sua governança, bem como de seus efeitos na conformação das redes sociais, nas relações jurídicas entre pessoas e organizações, na economia e no mercado (a partir da economia de dados e de novas formas de geração de valor), nas humanidades, na arte e na cultura. O objetivo é qualificar o conhecimento da matéria e capacitar os alunos a lidar melhor (como pesquisadores e profissionais) com essas novas realidades, a partir de análise dos fenômenos, tensões, e respostas atualmente propostas para o seu enfrentamento, bem como antecipar novos cenários em que os alunos possam atuar de forma crítica e contributiva, em suas respectivas áreas de atuação acadêmica e profissional. Módulo 1: Fundamentos técnicos e conceitos da Internet Módulo 2: Economia Política da Internet e liberdade Módulo 3 - Direito na Era Digital Módulo 4 - Internet e cultura
Content:
The course offers a multidisciplinary panel to understand the nature of the Internet, its protocols, and its governance, as well as its effects on the conformation of social networks, legal relationships between people and organizations, economy and the market (from data economy and new ways of generating value), the humanities, art, and culture. The objective is to qualify the knowledge of the subject and enable students to better deal with these new realities as researchers and professionals. The approach will start from the analysis of the phenomena, tensions, and responses currently proposed for their confrontation. To anticipate new scenarios in which students can act in a critical and contributory way in their respective areas of academic and professional performance is also intended.
Forma de Avaliação:
A avaliação levará em conta duas notas: 1. Apresentação dos grupos - peso 4. 2. Trabalho final individual - peso 6. a) O trabalho individual final deverá ter o formato de um artigo destinado ao público amplo, em linguagem não acadêmica, mas dentro da norma culta. Mesmo assim, pede-se que venha precedido de um resumo inicial (abstract) e das palavras-chave. Ao final, exige-se ainda a bibliografia citada, nos moldes recomendados pelos padrões ABNT. b) O prazo de entrega do trabalho final individual, bem como o seu tema, será anunciado no transcorrer da disciplina.
Type of Assessment:
The evaluation will take two grades into account: 1. Group presentation (weight 4). 2. Individual final work (weight 6). a) The final work must have the format of an article intended for a wide audience, using non-academic language within the cultured norm. It is requested that it be preceded by an abstract and keywords. The cited bibliography according to the Brazilian Technical Standards Association (ABNT) is also required. b) The deadline for submitting the final work, as well as its theme, will be announced during the course.
Observação:
À exceção da primeira aula e da aula final, que terão o formato de conferências seguidas de perguntas e respostas, as outras treze aulas serão divididas em três partes. Na primeira, o professor convidado fará uma exposição relativa ao tema específico daquele encontro, com duração de 30 minutos (40, no máximo). A seguir, instala-se um debate sobre o tema, mediado pelo Moderador do Módulo, com a participação dos alunos. Na terceira parte da aula, haverá o aprofundamento do tema conduzido por um grupo (um grupo por aula). Reserva-se para a exposição do grupo um período de 20 minutos (30 no máximo). A ideia é favorecer diálogos com falas curtas entre os membros do grupo encarregado daquela aula, com abertura para a participação de perguntas dos colegas. Os grupos de alunos e alunas (12 no total) serão montados pelos organizadores da disciplina, buscando contemplar a composição de equipes multidisciplinares, estimulando a diversidade de origem de unidades acadêmicas da USP, e cursos de pós-graduação. A divisão da turma em grupos será informada para toda a turma, por e-mail, poucos dias antes do início das aulas.
Bibliografia:
BELLI, Luca e CAVALLI, Olga. (Org.). Gobernanza y regulaciones de Internet en América Latina. Rio de Janeiro: FGV Direito, 2018. BUCCI, Eugênio. Existe democracia sem verdade factual? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019. BUCCI, Eugênio. A Superindústria do Imaginário. Belo Horizonte: Autêntica. 2021. BUCKINGHAM. David. The Media Education Manifesto. Cambridge, UK : Polity Press, Cambridge, 2019. COELHO, Teixeira. E. Cultura, a utopia final: inteligência artificial e humanidades. São Paulo : Iluminuras, Itaú Cultural, São Paulo, 2019. KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019. KURBALIJA, Jovan. Uma Introdução à governança da Internet. Tradução Carolina Carvalho. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2016. LEONARDI, Marcel. Fundamentos de Direito Digital. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2019. MARCACINI, Augusto T. R.. Aspectos fundamentais do Marco Civil da Internet: Lei nº 12.965/2014. São Paulo: Edição do Autor, 2016. MAGRANI, Eduardo. Entre dados e robôs: ética e privacidade na era da hiperconectividade. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2019. MENDES, Laura Schertel Ferreira. Habeas Data e autodeterminação informativa: os dois lados da mesma moeda. Belo Horizonte: Direitos Fundamentais & Justiça, ano 12, nº 39, p. 185-216, jul-dez 2018. QUINTARELLI, Stefano. Instruções para um futuro imaterial. São Paulo: Editora Elefante, 2019. SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019. SOUZA, Carlos A. LEMOS, Ronaldo. Marco Civil da Internet – Construção e Aplicação. Juiz de Fora: Editar Editora Associada, 2016. STEYER, James P. Which side of History? How technology is reshaping democracy and our lives. San Francisco : Chronicle Prism, 2020. ZUBOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism. London : Profile Books. 2019. Outros Jaiswal, Arunima & Raj, Gaurav & Singh, Dheerendra. (2014). Security Testing of Web Applications: Issues and Challenges. International Journal of Computer Applications. 88.3 DOI: 10.5120/15334-3667. https://www.researchgate.net/publication/263005553_Security_Testing_of_Web_Applications_Issues _and_Challenges.
Bibliography:
BELLI, Luca e CAVALLI, Olga. (Org.). Gobernanza y regulaciones de Internet en América Latina. Rio de Janeiro: FGV Direito, 2018. BUCCI, Eugênio. Existe democracia sem verdade factual? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019. BUCCI, Eugênio. A Superindústria do Imaginário. Belo Horizonte: Autêntica. 2021. BUCKINGHAM. David. The Media Education Manifesto. Cambridge, UK : Polity Press, Cambridge, 2019. COELHO, Teixeira. E. Cultura, a utopia final: inteligência artificial e humanidades. São Paulo : Iluminuras, Itaú Cultural, São Paulo, 2019. KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019. KURBALIJA, Jovan. Uma Introdução à governança da Internet. Tradução Carolina Carvalho. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2016. LEONARDI, Marcel. Fundamentos de Direito Digital. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2019. MARCACINI, Augusto T. R.. Aspectos fundamentais do Marco Civil da Internet: Lei nº 12.965/2014. São Paulo: Edição do Autor, 2016. MAGRANI, Eduardo. Entre dados e robôs: ética e privacidade na era da hiperconectividade. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2019. MENDES, Laura Schertel Ferreira. Habeas Data e autodeterminação informativa: os dois lados da mesma moeda. Belo Horizonte: Direitos Fundamentais & Justiça, ano 12, nº 39, p. 185-216, jul-dez 2018. QUINTARELLI, Stefano. Instruções para um futuro imaterial. São Paulo: Editora Elefante, 2019. SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019. SOUZA, Carlos A. LEMOS, Ronaldo. Marco Civil da Internet – Construção e Aplicação. Juiz de Fora: Editar Editora Associada, 2016. STEYER, James P. Which side of History? How technology is reshaping democracy and our lives. San Francisco : Chronicle Prism, 2020. ZUBOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism. London : Profile Books. 2019. Outros Jaiswal, Arunima & Raj, Gaurav & Singh, Dheerendra. (2014). Security Testing of Web Applications: Issues and Challenges. International Journal of Computer Applications. 88.3 DOI: 10.5120/15334-3667. https://www.researchgate.net/publication/263005553_Security_Testing_of_Web_Applications_Issues _and_Challenges.
Idiomas ministrados:
Languages taught:
Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial