Disciplina Discipline EAC5927
Seminário de Tese II

Área de Concentração: 12136

Concentration area: 12136

Criação: 23/03/2021

Creation: 23/03/2021

Ativação: 23/03/2021

Activation: 23/03/2021

Nr. de Créditos: 2

Credits: 2

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
0 2 0 15 semanas 15 weeks 30 horas 30 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Gilberto de Andrade Martins

Edgard Bruno Cornacchione Junior

Objetivos:

Esta disciplina amplia o ambiente favorável da disciplina Seminário de Tese, com foco no desenvolvimento do projeto de tese de doutorado, e objetiva avaliar os projetos de pesquisa científica dos alunos no âmbito do PPGCC (Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade), tanto nas sessões regulares durante o semestre, quanto por meio de arguição de seu projeto de tese de doutorado por comissão de avaliadores relacionados com o tema em foco.

Justificativa:

Analogamente à disciplina Seminário de Tese, esta disciplina permite ampliar o horizonte de trabalho para o desenvolvimento e aprimoramento dos respectivos projetos de tese, em foco. Entende-se que a definição do projeto de pesquisa bem como sua avaliação por uma comissão de professores contribui para minimizar riscos e aprimorar a qualidade da tese de doutorado.

Conteúdo:

Cada aluno apresentará seu projeto de tese (ou já a evolução dele), discutido previamente com seu orientador. O projeto deverá contemplar os elementos básicos de uma investigação científica: contextualização do assunto ou tema; definição do problema de pesquisa, objetivos, justificativas, hipóteses, referências preliminares, procedimentos metodológicos e resultados esperados. Ao longo do semestre os docentes responsáveis fazem as avaliações e debatem pontos críticos, indicando sugestões de aprimoramento. As bancas de avaliação no final do semestre, na arguição, compartilham suas perspectivas e indicam sugestões para reflexão e aprimoramento dos projetos.

Forma de Avaliação:

Os estudantes são avaliados com base no projeto de tese apresentado, debate e participação nas sessões, discussão, avaliação crítica e justificativa dos eventua

Observação:

Esta disciplina tem caráter obrigatório para todo aluno do curso de Doutorado no âmbito do PPGCC/FEA/USP.

Bibliografia:

FAPESP (2014). Código de boas práticas científicas. São Paulo: FAPESP. Lehrer, J. (2010). The truth wears off. Annals of Science, The New Yorker, December 13, 2010: 52-57. Murray, R. (2003). How to survive your viva. Berkshire: McGraw Hill.

Bibliography:

FAPESP (2014). Código de boas práticas científicas. São Paulo: FAPESP. Lehrer, J. (2010). The truth wears off. Annals of Science, The New Yorker, December 13, 2010: 52-57. Murray, R. (2003). How to survive your viva. Berkshire: McGraw Hill.