Área de Concentração: 93131
Concentration area: 93131
Criação: 12/12/2022
Creation: 12/12/2022
Ativação: 12/12/2022
Activation: 12/12/2022
Nr. de Créditos: 7
Credits: 7
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
3 | 2 | 2 | 15 semanas | 15 weeks | 105 horas | 105 hours |
Docente Responsável:
Professor:
Helouise Lima Costa
Objetivos:
A disciplina visa apresentar uma abordagem teórico-crítica da história das exposições de arte em paralelo à história da arquitetura de museus. Serão analisadas as diferentes práticas curatoriais e suas correspondentes propostas de ocupação espacial desde o surgimento dos museus públicos até os dias atuais. Pretende-se mostrar, a partir de uma abordagem interdisciplinar, que a concepção de espaço expositivo é historicamente determinada e que por meio da expografia e da arquitetura é possível identificar diferentes aproximações do conceito de arte e avaliar seus desdobramentos sociais.
Justificativa:
A disciplina considera as exposições como sistemas discursivos, materializados num espaço-tempo específico, que conferem inteligibilidade às obras de arte, estabelecem juízos de valor e contribuem para a construção das narrativas da história da arte. Não se trata de abordar as obras como entidades autônomas descontextualizadas e portadoras de sentidos a priori. Ao contrário, interessa analisa-las no âmbito das exposições, tomadas como eventos efêmeros, por meio dos quais as obras ganham visibilidade pública, enquadradas por determinadas chaves interpretativas. A história das exposições constitui-se, assim numa ferramenta fundamental para o entendimento do processo de institucionalização e legitimação da arte, bem como da construção das narrativas hegemônicas e contrahegemônicas acerca dos fenômenos artísticos. Entendida como lugar e instrumento de poder, a exposição é capaz de revelar a obra de arte como fenômeno artístico complexo, em constante ressignificação, situado em meio a uma rede de agentes sociais em disputa.
Conteúdo:
1. Do colecionismo ao museu: as coleções e suas representações 2. Transformações do sistema da arte no século XIX 3. Colonialismo e museu 4. As propostas expositivas das vanguardas históricas 5. O museu moderno: o espaço transparente e o cubo branco 6. A invenção institucional do moderno: o caso do MoMA 7. Arte degenerada: colecionismo e curadoria em regimes totalitários 8. Museu de arte moderna no Brasil 9. A fotografia, a aura e o museu de arte 10. O curador independente e o sistema de arte global 11. O museu contemporâneo: arte, arquitetura e espetáculo 12. Descolonizando o museu
Forma de Avaliação:
Apresentação de seminários em grupo e monografia individual entregue logo após o término das aulas.
Observação:
A disciplina será ministrada no formato remoto (on-line) motivado pela excelente experiência na edição realizada durante a pandemia. Nesta nova edição, pretende-se incluir a participação de três docentes convidados, sendo um da UFF, um da UnB e outro da UFRJ.
Bibliografia:
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Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial
Informações adicionais do oferecimento da disciplina:
A disciplina será ministrada no formato remoto (on-line) motivado pela excelente experiência na edição realizada durante a pandemia. Nesta nova edição, pretende-se incluir a participação de três docentes convidados, sendo um da UFF, um da UnB e outro da UFRJ.
Additional class type information:
A disciplina será ministrada no formato remoto (on-line) motivado pela excelente experiência na edição realizada durante a pandemia. Nesta nova edição, pretende-se incluir a participação de três docentes convidados, sendo um da UFF, um da UnB e outro da UFRJ.