Área de Concentração: 7141
Concentration area: 7141
Criação: 07/12/2022
Creation: 07/12/2022
Ativação: 07/12/2022
Activation: 07/12/2022
Nr. de Créditos: 6
Credits: 6
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 0 | 6 | 9 semanas | 9 weeks | 90 horas | 90 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Maria De La Ó Ramallo Verissimo
Aurea Tamami Minagawa Toriyama
Objetivos:
- Discutir a evolução dos conceitos de criança e infância. - Caracterizar modelos de estudo e teorias do desenvolvimento infantil. - Conhecer e discutir instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil aplicáveis no acompanhamento de saúde da criança. - Relacionar os contextos de vida e as necessidades essenciais da criança para seu desenvolvimento integral. - Refletir sobre abordagens e estratégias de pesquisa com crianças.
Objectives:
- Discuss the evolution of the concepts of child and childhood. - Characterize study models and theories of child development. - Know and discuss instruments for assessing child development applicable in monitoring the child's health. - Relate the life contexts and the irreducible needs of children for their integral development. - Reflect on research approaches and strategies with children.
Justificativa:
A abordagem do sujeito criança exige conhecimentos e habilidades específicas para seu estudo. Os conhecimentos sobre as concepções de criança e infância, sobre o processo de desenvolvimento infantil e sobre as necessidades essenciais para o desenvolvimento saudável favorecem a proposição de investigações e intervenções melhor fundamentadas e potencialmente mais resolutivas.
Rationale:
Approaching the child subject requires specific knowledge and skills for its study. Knowledge about the conceptions of children and childhood, about the child development process and about the essential needs for healthy development favor the proposition of investigations and interventions that are better founded and potentially more resolving.
Conteúdo:
- Um panorama sobre a questão da infância: origens dos nossos olhares para a criança. - O estudo do desenvolvimento humano: conhecendo o período da infância. - Teorias do desenvolvimento. - Instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil. - As necessidades essenciais das crianças. - A pesquisa com crianças.
Content:
- An overview of the issue of childhood: origins of our perspectives on children. - The study of human development: knowing the period of childhood. - Theories of development. - Instruments for assessing child development. - The essential needs of children. - Research with children.
Forma de Avaliação:
Elaboração e apresentação de exercícios individuais sobre textos indicados para discussão em classe - seminários (Cinco exercícios, valor total de 6,0 pontos); Apresentação em grupo (duas apresentações, valor total de 2,0 pontos; Trabalho final individual (valor total 2,0 pontos). Para a nota final, a correspondência dos pontos ao conceito será: Conceito A: 9,0-10,0 pontos; Conceito B: 7,5-8,9 pontos; Conceito C: 5,0- 7,4 pontos.
Type of Assessment:
Elaboration and presentation of individual exercises on texts indicated for class discussion - seminars (Five exercises, total value of 6.0 points); Group presentation (two presentations, total value of 2.0 points; Individual final work (total value of 2.0 points). For the final grade, the correspondence of points to concept will be: Concept A: 9.0-10.0 points; Concept B: 7.5-8.9 points; Concept C: 5.0- 7.4 points
Bibliografia:
1. Brazelton TB, Greespan SI. As necessidades essenciais das crianças: o que toda criança precisa para crescer, aprender e se desenvolver. Porto Alegre: Artmed; 2002. 2. Bronfenbrenner U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Trad. André de Carvalho-Barreto. Porto Alegre: Artmed, 2011. 3. Bronfenbrenner U, Morris PA. The biological model of human development. In: Lerner RM, editor. Handbook of Child Psychology. Vol 1: Theoretical Models of Human Development. Hoboken (NJ): John Wiley & Sons; 2006. Cap.14, p:793-828. 4. Espírito-Santo AA, Jacó-Vilela AM, Ferreri MA. A imagem da infância nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro - (1832-1930). Psicologia em Estudo 2006; 11(1):19-28. 5. Mancini MC, Almeida KM, Brandão MB, Drummond AF. Avaliação do desenvolvimento infantil: uso de testes padronizados. In: Desenvolvimento da criança em risco neuropsicomotor: prevenção, avaliação, intervenção e educação. 6. Qvortrup J. A dialética entre a proteção e a participação. Currículo sem Fronteiras, 2015; 15(1):11-30, jan./abr. 2015 disponível em http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/qvortrup.pdf 7. Sarmento MJ. Uma agenda crítica para os estudos da criança. Currículo sem Fronteiras, 2015; 15(1):31-49, jan./abr. 2015 disponível em http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/sarmento.pdf 8. Olds SW, Papalia DE. Desenvolvimento humano. 12.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill/Artmed. 2013. 9. Rosa EM, Tudge J. Urie Bronfenbrenner’s Theory of Human Development: Its Evolution From Ecology to Bioecology. Journal of Family Theory & Review 2013; 5(4):243–258. 10. Sigaud CHS, Rezende MA, Veríssimo MLÓR, Ribeiro MO, Montes DC, Piccolo J, Souza JM, Marins SS. Aspectos éticos e estratégias para a participação voluntária da criança em pesquisa. Rev Esc Enferm USP 2009 (online), 43(esp 2):1342-6. 11. Sirota R. Emergência de uma sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, mar 2001; 112:7-31. 12. Veríssimo MLÓR, Sigaud CHS, Rezende MA, Ribeiro MO. O cuidado e as necessidades de saúde da criança. In: Fujimori E, Silva-Ohara CV, organizadoras. Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica. São Paulo: Manole; 2009. cap 5, p. 91-120.
Bibliography:
1. Brazelton TB, Greespan SI. The irreducible needs of children: What every child must have to grow, learn, and flourish. Porto Alegre: Artmed; 2002. 2. Bronfenbrenner U. Making Human Beings Human: Bioecological Perspectives on Human Development. Trad. André de CarvalhoBarreto. Porto Alegre: Artmed, 2011. 3. Bronfenbrenner U, Morris PA. The biological model of human development. In: Lerner RM, editor. Handbook of Child Psychology. Vol 1: Theoretical Models of Human Development. Hoboken (NJ): John Wiley & Sons; 2006. Cap.14, p:793-828. 4. Espírito-Santo AA, Jacó-Vilela AM, Ferreri MA.The image of childhood in the theses of the Faculty of Medicine of Rio de Janeiro - (1832-1930). Psicologia em Estudo 2006; 11(1):19-28. 5. Mancini MC, Almeida KM, Brandão MB, Drummond AF. Assessment of child development: use of standardized tests. In: Development of children at neuropsychomotor risk: prevention, evaluation, intervention and education. 6. Qvortrup J. The dialectic between protection and participation. Curriculum without Borders, 2015; 15(1):11-30, jan./abr. 2015 disponível em http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/qvortrup.pdf 7. Sarmento MJ. A critical agenda for child studies. Curriculum Without Borders, 2015; 15(1):31-49, jan./abr. 2015 disponível em http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/sarmento.pdf 8. Olds SW, Papalia DE. Human Development. 12.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill/Artmed. 2013. 9. Rosa EM, Tudge J. Urie Bronfenbrenner’s Theory of Human Development: Its Evolution From Ecology to Bioecology. Journal of Family Theory & Review 2013; 5(4):243–258. 10. Sigaud CHS, Rezende MA, Veríssimo MLÓR, Ribeiro MO, Montes DC, Piccolo J, Souza JM, Marins SS. Ethical aspects and strategies for voluntary participation of children in research. Rev Esc Enferm USP 2009 (online), 43(esp 2):1342-6. 11. Sirota R. Emergence of a sociology of childhood: evolution of the object and the gaze. Cadernos de Pesquisa, mar 2001; 112:7-31. 12. Veríssimo MLÓR, Sigaud CHS, Rezende MA, Ribeiro MO. The care and health needs of the child. In: Fujimori E, Silva-Ohara CV, organizers. Nursing and child health in primary care.São Paulo: Manole; 2009. cap 5, p. 91-120.
Idiomas ministrados:
Languages taught:
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial