Disciplina Discipline ERM5775
A Criança em Idade Escolar e o Adolescente na Família, Escola e Sociedade

School-age Children and Adolescents in the Family, School and Society

Área de Concentração: 22133

Concentration area: 22133

Criação: 10/02/2022

Creation: 10/02/2022

Ativação: 10/02/2022

Activation: 10/02/2022

Nr. de Créditos: 6

Credits: 6

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 3 10 semanas 10 weeks 90 horas 90 hours

Docente Responsável:

Professor:

Maria das Graças Bomfim de Carvalho

Objetivos:

A disciplina tem por objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de apreender e analisar de forma crítica as dimensões socioculturais e históricas da infância e da adolescência na família, na escola e na sociedade; estudar os determinantes que orientam as ações na assistência à saúde da criança e do adolescente em diferentes momentos históricos; estudar as diretrizes políticas da saúde e da educação, com ênfase na Atenção Primária a Saúde (APS) e Promoção da Saúde, que orientam a assistência integral à criança em idade escolar e ao adolescente; estudar as situações de vulnerabilidade a que estão expostas as crianças em idade escolar e os adolescentes na atual sociedade; e assim, formar pesquisadores competentes, comprometidos com a compreensão histórica e sócio-cultural da infância e adolescência e com a defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

Objectives:

The course aims to offer students the opportunity to critically apprehend and analyze the dimensions sociocultural and historical aspects of childhood and adolescence in the family, school and society; study the determinants that guide actions in child and adolescent health care in different historical moments; studying the policy guidelines for health and education, with an emphasis on Primary Health Care (PHC) and Health Promotion, that guide comprehensive care for school-age children and adolescents; study vulnerability situations what school-age children and teenagers are exposed to in today's society; and so, form competent researchers, committed to the historical and socio-cultural understanding of childhood and adolescence and with the defense of the rights of children and adolescents in Brazil.

Justificativa:

A criança em idade escolar e o adolescente têm sido objeto de estudo de inúmeras pesquisas nas áreas da saúde e da educação, principalmente no que se refere aos fatores e situações de vulnerabilidade a que estão expostos. Pensamos que os profissionais que se vinculam a pós-graduação e que pretendem desenvolver pesquisas nessas áreas, necessitam de um referencial teórico sobre infância e adolescência; sobre a historicidade da família e sua relação com atenção à saúde da criança em idade escolar e do adolescente; sobre as políticas públicas sociais e os pressupostos instrumentais que consolidem o marco conceitual e operativo da atenção primária e da promoção da saúde para estas faixas etárias.

Rationale:

School-age children and adolescents have been the object of study in numerous researches in the areas of health and education, especially with regard to the factors and situations of vulnerability to which they are exposed. we think that professionals who are linked to graduate studies and who intend to develop research in these areas, they need a theoretical framework on childhood and adolescence; about the historicity of the family and its relationship with attention to the health of school-age children and adolescents; on social public policies and assumptions instruments that consolidate the conceptual and operational framework of primary care and health promotion for these age groups.

Conteúdo:

A historicidade da atenção à criança em idade escolar e ao adolescente. A infância e a adolescência como prioridade das políticas públicas sociais no Brasil. Os direitos da criança e do adolescente na sociedade brasileira e o Estatuto da Criança e do adolescente. O sistema de saúde e atenção primária à saúde da criança em idade escolar e do adolescente. Princípios norteadores da atenção integral à saúde da criança em idade escolar e do adolescente. Linhas de cuidado na atenção integral à saúde da criança em idade escolar e do adolescente na perspectiva da integralidade. Medidas de proteção na infância e adolescência: maus tratos/violência, drogas, acidentes, gravidez, trabalho infantil, DST, HIV/AIDS. A contribuição das áreas da saúde e da educação para a promoção da saúde no ambiente escolar.

Content:

The historicity of attention to school-age children and adolescents. Childhood and adolescence as a priority of social public policies in Brazil. The rights of children and adolescents in Brazilian society and the Child and Adolescent Statute. The health system and primary health care for school-age children and adolescents. Guiding principles for comprehensive health care for school-age children and adolescents. Lines of care in comprehensive health care for school-age children and adolescents from the perspective of completeness. Protective measures in childhood and adolescence: abuse/violence, drugs, accidents, pregnancy, child labor, STD, HIV/AIDS. The contribution of the areas of health and education to the promotion of health in the school environment.

Forma de Avaliação:

(1) Leitura prévia dos textos indicados, participação nas discussões e nas atividades propostas; (2) Apresentação oral de seminário; (3) Relatório escrito sobre a análise crítica de um artigo publicado recentemente sobre assuntos relacionados à temática da disciplina e ao objeto de estudo do pós-graduando. Conceito A- cumprimento de 100% dos itens (1), (2) e (3). Conceito B- cumprimento de 75% dos itens (1), (2) e (3). Conceito C- cumprimento de 50% dos itens (1), (2) e (3). Conceito D- não realizou nenhuma das atividades.

Type of Assessment:

(1) Previous reading of the indicated texts, participation in the discussions and in the proposed activities; (2) Oral presentation; (3) Written report on the critical analysis of a recently published article on subjects related to the subject of the discipline and the object of study of the graduate student. Evaluation scores: A - 100% fulfillment of items (1), (2) and (3). B - fulfillment of 75% of items (1), (2) and (3). C - fulfillment of 50% of items (1), (2) and (3). D - did not complete any of the activities.

Observação:

(1) clareza da apresentação; sequência lógica; capacidade de síntese dos aspectos relativos à temática e método utilizados nos seminários. (2) Entrega do relatório no período definido; capacidade de síntese; clareza; objetividade; sequência lógica; análise crítica; número máximo de 5 páginas e com as referências ABNT.

Bibliografia:

*BRASIL. Decreto Nº 6.286, de 5 de Dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 234 dezembro. 2007. Seção 1, p. 45. *BRASIL. Ministério da Saúde. Escolas promotoras de saúde: experiências do Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Série Promoção da Saúde; nº 6). *BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto da criança e do adolescente. 3ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. *Brasil. Ministério da Saúde. Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 96 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos de Atenção Básica; n. 24). *BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. *Brasil. Ministério da Saúde. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 106p. *BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e Jovem. Brasília, 2006. Disponível em http//www.saude.gov.br. Acesso em 4 de fev de 2015. FEIO, A.; OLIVEIRA, C. C. Confluências e divergências conceituais em educação em saúde. Saúde soc., São Paulo , v. 24, n. 2, p. 703-715, jun. 2015. FERREIRA, I. R. C. et al . Percepções de gestores locais sobre a intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 56, p. 61-76, mar. 2014 . GIJSEN, L.I.P.S.; KAISER, D.E. Enfermagem e educação em saúde em escolas no brasil: revisão integrativa da literatura. Cienc Cuid Saude 2013 Out/Dez; 12(4):813-821. MATTOS, M.; VERONESI, C.L.; SILVA JUNIOR, A. J. (Orgs). Enfermagem na educação em saúde. Curitiba: APPRIS, 2013. MONTEIRO, P. H. N.; BIZZO, N. A saúde na escola: análise dos documentos de referência nos quarenta anos de obrigatoriedade dos programas de saúde, 1971-2011. Hist. cienc. saude- Manguinhos, Rio de Janeiro , v. 22, n. 2, p. 411-428, abr. 2015 . PELICIONI, M. C. F.; MIALHE, F. L. Educação e Promoção da Saúde. São Paulo: Ed. Santos, 2015. UNICEF. Situação mundial da infância: crianças em um mundo urbano. Brasília, DF: UNICEF, 2012.

Bibliography:

*BRAZIL. Decree No. 6,286, of December 5, 2007. Institutes the School Health Program - PSE, and other measures. Official Gazette of the Union, Brasília, DF, n. 234 December. 2007. Section 1, p. 45. *BRAZIL. Ministry of Health. Health promoting schools: experiences from Brazil. Brasília: Ministry of Health, 2006. (Health Promotion Series; nº 6). *BRAZIL. Ministry of Health. Child and Adolescent Statute. 3d. Brasília: Ministry of Health, 2008. *Brazil. Ministry of Health. Health at school. Brasília: Ministry of Health, 2009. 96 p. (Series B. Basic Health Texts) (Primary Care Notebooks; n. 24). *BRAZIL. Ministry of Health. National guidelines for comprehensive health care for adolescents and youth in health promotion, protection and recovery. Brasília: Ministry of Health, 2010. *Brazil. Ministry of Health. Line of care for comprehensive health care for children, adolescents and their families in situations of violence: guidance for managers and health professionals. Brasília: Ministry of Health, 2014. 106p. *BRAZIL. Ministry of Health. National Policy for Comprehensive Adolescent and Youth Health. Brasília, 2006. Available at http//www.saude.gov.br. Accessed on Feb 4, 2015. UGLY, A.; OLIVEIRA, C. C. Conceptual confluences and divergences in health education. Saude soc., São Paulo, vol. 24, no. 2, p. 703-715, Jun. 2015. FERREIRA, I.R.C. et al. Perceptions of local managers about intersectoriality in the School Health Program. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, no. 56, p. 61-76, Mar. 2014. GIJSEN, L.I.P.S.; KAISER, D.E. Nursing and health education in schools in Brazil: an integrative review of literature. Cienc Cuid Saude 2013 Oct/Dec; 12(4):813-821. MATTOS, M.; VERONESI, C.L.; SILVA JUNIOR, A.J. (Orgs). Nursing in health education. Curitiba: APPRIS, 2013. MONTEIRO, P.H.N.; BIZZO, N. Health at school: analysis of reference documents in the forty years of mandatory health programs, 1971-2011. History science Saude-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 22, no. 2, p. 411-428, Apr. 2015. PELICIONI, M.C.F.; MIALHE, FL Education and Health Promotion. São Paulo: Ed. Santos, 2015. *UNICEF. The world's childhood situation: children in an urban world. Brasília, DF: UNICEF, 2012.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial