Disciplina Discipline FLL5709
Semiótica: Teoria e Aplicação na Canção Brasileira

Semiotics: Theory and Application in Brazilian Song

Área de Concentração: 8139

Concentration area: 8139

Criação: 30/06/2022

Creation: 30/06/2022

Ativação: 30/06/2022

Activation: 30/06/2022

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 3 1 15 semanas 15 weeks 120 horas 120 hours

Docente Responsável:

Professor:

Luiz Augusto de Moraes Tatit

Objetivos:

Essa disciplina pretende trazer novos subsídios teóricos e operacionais para uma reflexão sobre as condições fundamentais de construção do sentido, propondo critérios semióticos para a análise dos textos.

Justificativa:

A busca dos instrumentos semióticos para a análise dos textos traduz, com bastante fidelidade, o esforço das ciências humanas no sentido de conciliar a objetividade do modelo teórico com o conteúdo passional presente em todas as produções do homem. Essa disciplina ven trazer sua parcela de contribuição aos esforços semióticos propondo reformulações

Conteúdo:

1) Semiótica: horizonte ontológico e epistemológico; 2) Princípios linguísticos e metodológicos em Semiótica: Saussure e Hjelmslev; 3) Greimas e o paradigma semiótico; 4) Descontinuidade e continuidade na construção do sentido; 5) Semiótica das paixões: modulações tensivas; 6) Reformulação de Claude Zilberberg: os princípios temporais; 7) Silabação e tensividade; 8) A música como matriz do nível profundo; 9) Canto e fala: composição e decomposição da sonoridade; 10) Enunciação e andamento: aceleração e desaceleração; 11) Geração dos valores temporais para a melodia e para a "letra"; 12) Níveis de compatibilidade entre melodia e "letra".

Forma de Avaliação:

Trabalho final - 100%

Bibliografia:

BACHELARD, G. (1988) A DIALÉTICA DA DURAÇÃO. SÃO PAULO, ÁTICA. BARROS, D.L.P. (2000) TEORIA DO DISCURSO - FUNDAMENTOS SEMIÓTICOS. 2ª ED., SÃO PAULO, HUMANITAS. BERTRAND, D. (2003) CAMINHOS DA SEMIÓTICA LITERÁRIA, BAURU, EDUSC. FIORIN, J.L. (1996) AS ASTÚCIAS DA ENUNCIAÇÃO. SÃO PAULO, ÁTICA. FONTANILLE, J. & ZILBERBERG, C. (2001) TENSÃO E SIGNIFICAÇÃO, SÃO PAULO, HUMANITAS / DISCURSO EDITORIAL. GREIMAS, A. J. & FONTANILLE, J. (1993) SEMIÓTICA DAS PAIXÕES. SÃO PAULO, ÁTICA. GREIMAS, A.J. & COURTÉS, J. (S.D.) DICIONÁRIO DE SEMIÓTICA. SÃO PAULO, CULTRIX. GREIMAS, A.J. (2002) DA IMPERFEIÇÃO. SÃO PAULO, HACKER. HJELMSLEV, L. (1975) PROLEGÔMENOS A UMA TEORIA DA LINGUAGEM. SÃO PAULO, PERSPECTIVA. HJELMSLEV, L. (1991) ENSAIOS LINGÜÍSTICOS. SÃO PAULO, PERSPECTIVA. LANDOWSKI, E. & OLIVEIRA, A.C.-ORGS- (1995) DO INTELIGÍVEL AO SENSÍVEL. SÃO PAULO, EDUC. LANDOWSKI, E., DORRA, R. & OLIVEIRA, A.C.-ORGS- (1998) SEMIÓTICA, ESTESIS, ESTÉTICA. SÃO PAULO, EDUC. SAUSSURE, F. (1973) CURSO DE LINGÜÍSTICA GERAL. SÃO PAULO, CULTRIX. TATIT, L. (1994) SEMIÓTICA DA CANÇÃO: MELODIA E LETRA. SÃO PAULO, ESCUTA. TATIT, L. (1996) O CANCIONISTA: COMPOSIÇÃO DE CANÇÕES NO BRASIL. SÃO PAULO, EDUSP. TATIT, L. (1997) MUSICANDO A SEMIÓTICA: ENSAIOS. SÃO PAULO, ANNABLUME. TATIT, L. (2001) ANÁLISE SEMIÓTICA ATRAVÉS DAS LETRAS, SÃO PAULO, ATELIÊ EDITORIAL. TATIT, L. (2010) “Canção e Oscilações Tensivas”. Estudos Semióticos, www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es, vol. 6, nº 2, nov., p. 14-21. TATIT, L. (2011) “ Quando a Música é ‘Excessiva’ ”. Synergies Brésil, nº 9, pp. 11-18. http://ressources-cla.univ-fcomte.fr/gerflint/Bresil9/bresil9.html . TATIT, L. (2013) “Afinación del sentido em el progreso semiótico”. Tópicos del Seminario (Variaciones semióticas del acorde), 30, pp. 73-92. TATIT, L. (2014) “Ilusão Enunciativa na canção”. Per Musi – Revista Acadêmica de Música, Belo Horizonte, vol. 29, p. 33-38. TATIT, L. (2014) “O “cálculo” subjetivo dos cancionistas”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 59, pp. 369-386, DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i59p369-386 . TATIT, L. (2015) “Ce que ‘chanter’ veut dire dans l’énonciation musicale”. Em col. com Ivã Carlos Lopes. Signata 6 (Annales des Sémiotiques / Annals of Semiotics). Sémiotique de la musique / Music and Meaning. Liège, Presses Universitaires de Liège, pp. 107-120. VALÉRY, P. (1991) VARIEDADES, SÃO PAULO, ILUMINURAS. WISNIK, J. M. (1989) O SOM E O SENTIDO. SÃO PAULO, COMPANHIA DAS LETRAS. WISNIK, J.M. "CAJUÍNA TRANSCENDENTAL" IN: BOSI, A.-ORG. (1996) LEITURA DE POESIA. SÃO PAULO, ÁTICA. ZILBERBERG, C. (2000) ENSAYOS SOBRE SEMIÓTICA TENSIVA. LIMA, UNIVERSIDAD DE LIMA E FONDO DE CULTURA ECONÓMICA. ZILBERBERG, CL. (1988) RAISON ET POÉTIQUE DU SENS. PARIS, PRESSES UNIVERSITAIRES DE FRANCE, 227.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial