Disciplina Discipline FLM5612
Ensino e Fundamentos Pedagógicos da Prática Docente na Educação Superior (Preparação Pedagógica)

Área de Concentração: 8146

Concentration area: 8146

Criação: 23/06/2020

Creation: 23/06/2020

Ativação: 23/06/2020

Activation: 23/06/2020

Nr. de Créditos: 2

Credits: 2

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 4 2 3 semanas 3 weeks 30 horas 30 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Claudia Consuelo Amigo Pino

Eliane Gouvêa Lousada

Objetivos:

- Discutir as especificidades da prática docente de Humanidades - Discutir ferramentas de ensino à distância - Discutir o gênero textual “Programa de curso”: organização, desenvolvimento e distribuição de conteúdos - Discutir estratégias pedagógicas - Discutir concepções de avaliação da aprendizagem e analisar potencialidades e limites dos diferentes instrumentos avaliativos - Desenvolver um programa de curso sob supervisão

Justificativa:

Considerando que um contingente significativo dos egressos da Pós-graduação da Universidade de São Paulo, oriundos de distintas áreas do conhecimento, irá atuar na área de ensino, sem, contudo, ter em suas formações básicas conhecimentos pedagógicos que os habilitem para tal atividade, justifica-se a necessidade de maior investimento na formação de novos docentes de modo a subsidiar sua atuação em sala de aula e em aulas remotas.

Conteúdo:

Aulas teóricas: 1. Gêneros textuais: apresentação e discussão de gêneros para ensinar: programa de curso, plano de aula etc. 2. Gêneros textuais para avaliação: resumo, resenha, diário, monografia etc. 3. Plataformas para ensino-aprendizagem: descrição e discussão sobre uso do Moodle, G Suite, Zoom, Teams e outras tecnologias envolvidas na organização dos conteúdos e na avaliação e na planificação de atividades remotas. 4. Exposição mediada de professores convidados sobre a elaboração de seus programas de curso. Atividades práticas: Um ou mais encontros remotos com o professor responsável pela disciplina na qual o aluno deve fazer o estágio para orientação sobre diferentes aspectos elaboração do programa: - Estabelecimento de um recorte - Pesquisa bibliográfica - Discussão sobre sistemas de avaliação Comprovação desses encontros: relatório do aluno dos encontros, com assinatura do professor Forma de Avaliação: - Elaboração de um programa original de uma disciplina de graduação com ementa definida no Júpiter, a partir de uma discussão com o professor responsável da disciplina Observações: - Esta disciplina é oferecida somente para alunos de pós-graduação da FFLCH, MAE, MAC e IEB. -A disciplina será oferecida de forma virtual, com aulas síncronas pelo Google Meet, que ficarão gravadas na plataforma Moodle.

Forma de Avaliação:

Elaboração de um programa original de uma disciplina de graduação com ementa definida no Júpiter, a partir de uma discussão com o professor responsável da disci

Observação:

Bibliografia:

ANASTASIOU, L. G. C. & PESSATE, L. (ORGS). Processos de Ensinagem na Universidade – pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinvile: UNIVILLE, 2003. BATES, A.W. Teaching in a digital age – Second Edition. https://pressbooks.bccampus.ca/teachinginadigitalagev2/ CASTANHO , M.E. Professores e inovação. In . CASTANHO, S. e CASTANHO, M.E : O que há de novo na educação superior. Campinas: Papirus, 2000. CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. In Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, n.24, 2003, p.1-12. CONFERÊNCIA Mundial sobre o Ensino Superior (1998:Paris, França). Tendências da Educação Superior para o Século XXI - UNESCO/Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, 1998. CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: J. M. Editora, 1998. _______. Aula universitária: inovação e pesquisa. In: LEITE, Denise; DIAS, A. P. S.; LOUSADA, E. G. O trabalho com os gêneros textuais acadêmicos em sala de aula: desenvolvimento e transferência de capacidades de linguagem. Diálogo das Letras, 2018, vol 7, no 2. http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/629 FERREIRA, M. M. ; LOUSADA, E. G. Ações do laboratório de letramento acadêmico da universidade de São Paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro. 2016, vol.69, n.3, pp.125-140. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-80262016000300125&script=sci_abstract&tlng=pt GERE, A. R. (2019). Developing Writers in Higher Education: A Longitudinal Study. https://www.press.umich.edu/10079890/developing_writers_in_higher_education LOUSADA, E. G.; DEZUTTER, O. ; ZAVAGLIA, A. Se former à la rédaction de la note de lecture en contexte universitaire. SCRIPTA. 2017, vol 21 no 43. http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p65 LOUSADA, E. G.; TONELLI, J. B. ; BARIONI, M. C. Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários. DELTA. 2017, vol.33, n.3, pp.697-727. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502017000300697&script=sci_abstract&tlng=pt MOROSINI, M. (Orgs). Universidade futurante: produção do ensino e inovação. Campinas: Papirus, 1997. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004. MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004. MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Trabalho de pesquisa: diários de leitura para revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola, 2007. MASETTO, M. O professor na hora da verdade – a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp. 2010. MORIN, E. Complexidade e transdisciplinaridade – a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 2000. PEREIRA, R. C. M. Escrita na Universidade: panoramas e desafios na América Latina, 2019. http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/223#:~:text=Dessa%20forma%2C%20como%20um%20produto,de%20escrita%20da%20regi%C3%A3o%20latinoamericana. PIMENTA, S. G. e ANASTASIOU, L. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. PIMENTA, S. G. e ALMEIDA, M. I. Pedagogia Universitária. São Paulo: EDUSP, 2009. ________. Pedagogia Universitária – caminhos para a formação de professores. S. Paulo: Cortez Editora, 2011. SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. Edições Afrontamento. Porto. 1999. VEIGA, I. P. & CASTANHO, M. E. (orgs) Pedagogia Universitária – a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000. ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese