Disciplina Discipline HRB4060
Desenvolvimento na Infância

Childhood Development

Área de Concentração: 61132

Concentration area: 61132

Criação: 21/07/2022

Creation: 21/07/2022

Ativação: 21/07/2022

Activation: 21/07/2022

Nr. de Créditos: 2

Credits: 2

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 8 3 2 semanas 2 weeks 30 horas 30 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Carlos Antonio Negrato

Isabel Cristina Drago Marquezini Salmen

Objetivos:

Permitir ao aluno de pós-graduação o entendimento dos processos de crescimento físico e dos métodos de avaliação do crescimento. Desenvolver a capacidade de análise crítica dos estudos do crescimento, tomando-os como modelo de avaliação das condições de saúde do indivíduo e da coletividade e reconhecer suas limitações.

Objectives:

To help graduate students understand physical growth processes and growth evaluation methods. To develop critical analysis of growth studies considering them as evaluation models of individual and collective health conditions as well as recognizing their limitations.

Justificativa:

O conceito de desenvolvimento é amplo e refere-se a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, maturação, aprendizagem e aspectos psíquicos e sociais. A criança encontra-se em uma fase da vida em que o crescimento físico é um dos processos biológicos mais importantes em curso, o que a diferencia do adulto. É, portanto, fundamental para os pós-graduandos com formação em diferentes áreas do conhecimento, que atuam com crianças, serem capazes de entender o processo de crescimento físico e sua associação aos fatores biológicos, socioeconômicos e culturais. Estes conhecimentos fornecem aos alunos maior subsídio para elaboração de projetos de pesquisa que envolvam crianças.

Rationale:

The vast concept of development encompasses complex, continuous, dynamic and progressive transformation including not only growth but also maturation, knowledge of learning, other than social and psychological aspects. Children find themselves in a life stage in which physical growth is one of the most important biological ongoing processes, different from adults. Therefore, it is fundamental for graduates with formation in different growth areas and working with children to be able to understand physical growth process in association with cultural, social economical and biological factors. This knowledge gives students greater support to elaborate research on children engaging projects.

Conteúdo:

- Interação herança/meio - Crescimento intrauterino e saúde perinatal - Epidemiologia do peso ao nascer - Metodologia de análise em antropometria e curvas de crescimento- Tendência secular do crescimento - Maturação e maturação óssea - Baixa estatura - Puberdade - Crescimento da criança com fissura labiopalatina - Seminários: discussão e apresentação de artigos científicos.

Content:

-Heritage/environment interaction -Intrauterine growth and perinatal health -Weight epidemiology at birth - Methodology analyses in anthropometry and growth curves. Secular tendency of growth -Maturation and bone maturation -Low height -Puberty -Growth in children with cleft lip and palate -Seminars: discussion and presentation of scientific articles

Forma de Avaliação:

Os alunos serão avaliados pelo desempenho nas tarefas a ele atribuídas, participação nos seminários (em grupo), desempenho nas atividades práticas e prova final. Cada atividade terá peso igual no conceito final do aluno que será expresso por um dos seguintes conceitos: A – Excelente, com direito a crédito; B – Bom, com direito a crédito; C – Regular, com direito a crédito; R – Reprovado, sem direito a crédito;

Type of Assessment:

Evaluation Method The students will be evaluated through individual performance of designed tasks, through participation in seminars in groups, performance at practical activities and a final test. Each activity will have equal value in the student's final concept, which will be expressed by: A – Excellent, entitled to credit B – Good, entitled to credit; C – Regular, entitled to credit; R – Failed, without right to credit

Observação:

Colaboradoras: Dra Ilza Lazarini Marques , Profa. Dra. Dra. Viviane Cunha Cardoso, Dra. Maria Irene Bachega. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PREVISTOS NA CIRCULAR CoPGr 96/2020 Detalhamento das atividades: - Aulas teóricas presenciais: 5 horas - Aulas teóricas on-line síncronas: 3 horas - Estudo: 6 horas - Atividade Prática: 16 horas As aulas on-line serão síncronas plataforma que será utilizada: Plataforma Google Meet Os alunos deverão obrigatoriamente ter disponibilidade de câmera e áudio para participação nas aulas on-line. Critérios de avaliação: Os alunos serão avaliados pelo desempenho nas tarefas a ele atribuídas, participação nos seminários (em grupo), desempenho nas atividades práticas e prova final. Cada atividade terá peso igual no conceito final do aluno será expressa por um dos seguintes conceitos: A – Excelente, com direito a crédito; B – Bom, com direito a crédito; C – Regular, com direito a crédito; R – Reprovado, sem direito a crédito; A Pós Graduação do HRAC, onde serão desenvolvidas as atividades on-line conta com sala de aula com infraestrutura de multimídia e equipamentos necessários a participação dos alunos.

Notes/Remarks:

Contributors: Dra Ilza Lazarini Marques , Profa. Dra. Dra. Viviane Cunha Cardoso, Dra. Maria Irene Bachega. HYBRID DISCIPLINE – 90% presential – 10% online

Bibliografia:

- Cunningham ML, Jerome JT. Linear growth characteristics of children with cleft lip and palate. J Pediatr, 131(5):707-11, 1997. - Crês MC, Marques IL, Bettiol H. Evaluation of Delayed Puberty in Adolescents With Cleft Lip/Palate. Cleft Palate Craniofac J, 53(4):464-8, 2016. - Duggan MB. Anthropometry as a tool for measuring malnutrition: impact of the new WHO growth standards and reference. Ann Trop Pediatr, 30: 1-17, 2010. - Garza C Fetal, Neonatal, Infant, and Child International Growth Standards: An Unprecedented Opportunity for and Integrated Approach to Assess Growth and Development. Adv Nutr, 6:383-90, 2015. - Koltz PF, Wasicek P, Mays C, Bloom J, Girott. Growth trajectory of children and adolescents with isolated cleft lip and/or palate through the first two decades of life. Int J Oral Maxillofac Surg, 41(10):1244-7, 2012. - Lampl M, Mummert A, Schoen M. Auxological perspectives on ‘growth’ in DOHaD. J Dev Orig Hlth Dis, 6(5):390-98, 2015. - Marques IL, Thomé S, Peres SPBA. Aspectos pediátricos. In: Trindade IEK, Silva Filho OG (coord.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos, 2007. p. 51-71. - Marques IL, Bettiol H, Souza L, Barbieri MA, Bachega MI. Longitudinal study of the growth of infants with isolated Robin sequence considered being severe cases. Acta Paediatr, 97: 371-5, 2008. - Marques IL, Peres SP, Bettiol H, Barbieri MA, Andrea M, De Souza. Growth of children with isolated Robin sequence treated by nasopharyngeal intubation: importance of a hypercaloric diet. Cleft Palate Craniofac J, 41(1):53-8, 2004. - Marshal WA, Tanner JM. Puberty. In: Falkner F, Tanner JM (eds.) Human growth. A comprehensive treatise. New York, Plenumm Press, 1986. p. 171-209. - Miranda GS, Marques IL, de Barros SP, Arena EP, de Souza L. Weight, Length, and Body Mass Index Growth of Children Under 2 Years of Age With Cleft Lip and Palate. Cleft Palate Craniofac J, 53(3):264-71, 2016. - Tanner JM. The endocrinology of growth. In: Tanner JM. Foetus into man.2nd ed. Ware, Castlemead Publications, 1989. p. 84-103. -Tanner JM. The interaction of heredity and environment in the control of growth. In: Tanner JM. Foetus into man.2nd ed. Ware, Castlemead Publications, 1989. p. 119-164 - Tanner JM. The organization of the growth process. In: Tanner JM. Foetus into man.2nd ed. Ware, Castlemead Publieations, 1989. p. 165-177. - Tanner JM. Standards of normal growth. In: Tanner JM Foetus into man. 2nd ed. Ware, Castlemead Publications, 1989.cap. 11. P. 178-221 - Giulietta S. Monasso, Carolina C. V. Silva, Susana Santos, Romy Goncalvez, Romy Gaillard, Janine F. Felix, Vincent W. V. Jaddoe. ObesityVolume 30, Issue 3. February 2022. - Amanda L. Thompson. What is normal, healthy growth? Global health, human biology, and parental perspectives. American Journal of Human Biology. Volume 33, Issue 5. 24 March 2021

Bibliography:

- Cunningham ML, Jerome JT. Linear growth characteristics of children with cleft lip and palate. J Pediatr, 131(5):707-11, 1997. - Crês MC, Marques IL, Bettiol H. Evaluation of Delayed Puberty in Adolescents With Cleft Lip/Palate. Cleft Palate Craniofac J, 53(4):464-8, 2016. - Duggan MB. Anthropometry as a tool for measuring malnutrition: impact of the new WHO growth standards and reference. Ann Trop Pediatr, 30: 1-17, 2010. - Garza C Fetal, Neonatal, Infant, and Child International Growth Standards: An Unprecedented Opportunity for and Integrated Approach to Assess Growth and Development. Adv Nutr, 6:383-90, 2015. - Koltz PF, Wasicek P, Mays C, Bloom J, Girott. Growth trajectory of children and adolescents with isolated cleft lip and/or palate through the first two decades of life. Int J Oral Maxillofac Surg, 41(10):1244-7, 2012. - Lampl M, Mummert A, Schoen M. Auxological perspectives on ‘growth’ in DOHaD. J Dev Orig Hlth Dis, 6(5):390-98, 2015. - Marques IL, Thomé S, Peres SPBA. Aspectos pediátricos. In: Trindade IEK, Silva Filho OG (coord.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos, 2007. p. 51-71. - Marques IL, Bettiol H, Souza L, Barbieri MA, Bachega MI. Longitudinal study of the growth of infants with isolated Robin sequence considered being severe cases. Acta Paediatr, 97: 371-5, 2008. - Marques IL, Peres SP, Bettiol H, Barbieri MA, Andrea M, De Souza. Growth of children with isolated Robin sequence treated by nasopharyngeal intubation: importance of a hypercaloric diet. Cleft Palate Craniofac J, 41(1):53-8, 2004. - Marshal WA, Tanner JM. Puberty. In: Falkner F, Tanner JM (eds.) Human growth. A comprehensive treatise. New York, Plenumm Press, 1986. p. 171-209. - Miranda GS, Marques IL, de Barros SP, Arena EP, de Souza L. Weight, Length, and Body Mass Index Growth of Children Under 2 Years of Age With Cleft Lip and Palate. Cleft Palate Craniofac J, 53(3):264-71, 2016. - Tanner JM. The endocrinology of growth. In: Tanner JM. Foetus into man.2nd ed. Ware, Castlemead Publications, 1989. p. 84-103. -Tanner JM. The interaction of heredity and environment in the control of growth. In: Tanner JM. Foetus into man.2nd ed. Ware, Castlemead Publications, 1989. p. 119-164 - Tanner JM. The organization of the growth process. In: Tanner JM. Foetus into man.2nd ed. Ware, Castlemead Publieations, 1989. p. 165-177. - Tanner JM. Standards of normal growth. In: Tanner JM Foetus into man. 2nd ed. Ware, Castlemead Publications, 1989.cap. 11. P. 178-221 - Giulietta S. Monasso, Carolina C. V. Silva, Susana Santos, Romy Goncalvez, Romy Gaillard, Janine F. Felix, Vincent W. V. Jaddoe. ObesityVolume 30, Issue 3. February 2022. - Amanda L. Thompson. What is normal, healthy growth? Global health, human biology, and parental perspectives. American Journal of Human Biology. Volume 33, Issue 5. 24 March 2021

Tipo de oferecimento da disciplina:

Não-Presencial

Class type:

Não-Presencial

Informações adicionais do oferecimento da disciplina:

DISCIPLINA HIBRIDA sendo: Presencial: 90 % Via Remota: 10 %

Additional class type information:

DISCIPLINA HIBRIDA sendo: Presencial: 90 % Via Remota: 10 %