Área de Concentração: 61132
Concentration area: 61132
Criação: 24/05/2024
Creation: 24/05/2024
Ativação: 24/05/2024
Activation: 24/05/2024
Nr. de Créditos: 4
Credits: 4
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
6 | 20 | 4 | 2 semanas | 2 weeks | 60 horas | 60 hours |
Docente Responsável:
Professor:
Marilia Afonso Rabelo Buzalaf
Objetivos:
Fornecer aos pós-graduandos conceitos teóricos e práticos de análise proteômica e bioinformática que possam ser empregados na área da saúde
Objectives:
Provide graduate students with theoretical and practical concepts of proteomics and bioinformatics analysis that can be used in healthcare
Justificativa:
A análise proteômica, aliada à bioinformática, é uma poderosa ferramenta para o entendimento dos mecanismos das doenças, descoberta de biomarcadores e intervenções terapêuticas. É importante que os pós-graduandos conheçam esta técnica e compreendam sua potencial aplicação na área da saúde.
Rationale:
Proteomic analysis, combined with bioinformatics, is a powerful tool for understanding disease mechanisms, discovering biomarkers and therapeutic interventions. It is important for graduate students to know this technique and understand its potential application in healthcare.
Conteúdo:
- Preparo de amostras para análise proteômica; - Separação das proteínas: eletroforese bidimensional X gel-free; - Identificação por espectrometria de massas: Fontes de ionização, tipos de analisadores e detectores; - Conceitos básicos de bioinformática para interpretação e enriquecimento de dados proteômicos; - Seminários (proteômica aplicada à área da saúde)
Content:
- Preparation of samples for proteomic analysis; - Separation of proteins: two-dimensional X gel-free electrophoresis; - Identification by mass spectrometry: Ionization sources, types of analyzers and detectors; - Basic concepts of bioinformatics for interpretation and enrichment of proteomic data; - Seminars (proteomics applied to healthcare)
Forma de Avaliação:
Desempenho nos seminários a serem apresentados e participação durante as aulas Os critérios a serem avaliados durante a apresentação do seminário são: domínio do conteúdo (0 a 4 pontos), didática (0 a 3 pontos), adesão ao tema e ao tempo proposto (0 a 3 pontos). Será somada a pontuação obtida, para atribuição dos conceitos: A – Excelente, com direito a crédito, quando a somatória estiver entre 8,0 e 10,0; B – Bom, com direito a crédito, quando a somatória estiver entre 6,1 e 7,9 C – Regular, com direito a crédito, quando a somatória estiver entre 5,0 e 6,0; R – Reprovado, sem direito a
Type of Assessment:
Performance in seminars to be presented and participation during classes. The criteria to be evaluated during the seminar presentation are: mastery of the content (0 to 4 points), didactics (0 to 3 points), adherence to the theme and the proposed time (0 to 3 points). The points obtained will be added together to assign the following concepts: A – Excellent, entitled to credit, when the sum is between 8.0 and 10.0; B – Good, entitled to credit, when the sum is between 6.1 and 7.9 C – Regular, with the right to credit, when the sum is between 5.0 and 6.0; R – Failed, without the right to
Observação:
disciplina não presencial, sendo - Presencial: 67 % Via Remota: 33 % As aulas teóricas, seminários e plantões de dúvidas serão ministradas por via remota. Já, as aulas práticas serão ministradas no formato presencial As aulas on-line serão assíncronas e os seminários e plantões de dúvida serão síncronos. As plataformas a serem utilizadas são o Google Meet, para gravação das aulas assíncronas e para os plantões e seminários síncronos. Para a disponibilização das aulas e dos materiais didáticos, será utilizado o e-Disciplinas. Será obrigatório o uso de áudio e vídeo nas aulas por via remota, quando síncronas. Os critérios a serem avaliados durante a apresentação do seminário são: domínio do conteúdo (0 a 4 pontos), didática (0 a 3 pontos), adesão ao tema e ao tempo proposto (0 a 3 pontos). Será somada a pontuação obtida, para atribuição dos conceitos: A – Excelente, com direito a crédito, quando a somatória estiver entre 8,0 e 10,0; B – Bom, com direito a crédito, quando a somatória estiver entre 6,1 e 7,9 C – Regular, com direito a crédito, quando a somatória estiver entre 5,0 e 6,0; R – Reprovado, sem direito a crédito, quando a somatória for inferior a 5,0; O campus da USP Bauru conta com biblioteca equipada com sala pró-aluno e com sinal de wifi liberado para todos os alunos. Adicionalmente, o PPG em Ciências da Reabilitação conta com dois notebooks que os alunos podem utilizar no ambiente institucional.
Bibliografia:
Twyman, R. Principles of Proteomics. Garland Science, Taylor and Francis Group, 2014 Mishra, N. C. Introduction to proteomics : principles and applications. John Wiley & Sons, 2010. Eidhammer et al. Computational Methods for mass spectrometry proteomics. John Wiley & Sons, 2007
Bibliography:
Twyman, R. Principles of Proteomics. Garland Science, Taylor and Francis Group, 2014 Mishra, N. C. Introduction to proteomics : principles and applications. John Wiley & Sons, 2010. Eidhammer et al. Computational Methods for mass spectrometry proteomics. John Wiley & Sons, 2007
Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial