Área de Concentração: 102132
Concentration area: 102132
Criação: 11/12/2019
Creation: 11/12/2019
Ativação: 11/12/2019
Activation: 11/12/2019
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 3 | 3 | 12 semanas | 12 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Paulo Cesar Castral
Simone Helena Tanoue Vizioli
Joubert José Lancha
Objetivos:
O objetivo central da disciplina é discutir fundamentos teóricos para a análise crítica, historicamente localizada, de projetos-obras de arquitetura e urbanismo, buscando constituir estratégias e metodologias experimentais. Caracterizar os processos de representação como meios privilegiados de pesquisa e portanto próprios para o desenvolvimento da construção de conhecimento em pesquisa acadêmica. Desenvolver um "modelo de leitura" de acordo com as especificidades dos projetos de pesquisa discente.
Objectives:
The main goal of this course is to discuss the theoretical grounds for reading projects-works of architecture and urbanism, for the purpose of to establish strategies and experimental methodologies. To characterize the processes of representation as privileged means of research and therefore proper for the development of knowledge construction in academic research. Develop a "reading model" according to the specificities of student research projects.
Justificativa:
O problema da leitura de projetos reside na dificuldade estratégica em inter-relacionar forma e conteúdo (partindo de seus indicadores expressivos) com os dados contextual, histórico-social e tecnológico, de forma abrangente. Uma das chaves interpretativas para a constituição de estratégias de leitura da obra de arquitetura se encontra na condição de atenção direta, metodologicamente construída, à própria obra, ao edifício, seu desenho e outras representações. O espaço construído tem uma própria materialidade e formalidade, mas ao mesmo tempo é um objeto cifrado e substancialmente hermético. Uma análise crítica desse objeto pode adotar mecanismos de investigação que permitam romper esse hermetismo. Uma vez que os objetos de pesquisa permanecem sempre mais complexos que as afirmações teóricas, a aproximação aos processos próprios ao campo da linguagem pode ser tomado como uma chave para enfoques que rompem com os hábitos e vícios da pesquisa acadêmica. Procura-se estabelecer um campo de análise experimental considerando a características particulares da obra e as especificidades possíveis de suas representações como parte fundamental do modo de constituir os principais argumentos por inferências abdutivas.
Rationale:
The problem of reading projects lies in the strategic difficulty in interrelating form and content (based on its expressive indicators) with contextual, historical-social and technological data in a comprehensive way. One of the interpretative keys for the constitution of reading strategies of the architectural work lies in the direct attention to the work itself, to the building, its design and other representations. A constructed space in addition to having its own materiality and formality, it is also an encrypted and substantially airtight object. A critical analysis of this object may adopt investigative mechanisms to break this isolation. Since the research objects always remain more complex than the theoretical statements, the approaching one's own processes in the field of language can be taken as a key to approaches that break with the habits and vices of academic research. We seek to establish a field of experimental analysis considering the particular characteristics of the work and the possible specificities of its representations as a fundamental part of the way of constituting the main arguments by abductive inferences.
Conteúdo:
Ao longo do curso serão analisadas obras de arquitetura e urbanismo tendo como premissa o entendimento da história como um processo aberto, que pressupõe a capacidade criativa de cada pesquisador. Nesse sentido se abordará: Análise de um quadro teórico acerca das estratégias de análise de objetos arquitetônicos e urbanos; Discussão das questões referentes à contribuição do uso crítico dos meios de representação nas ações de pesquisa relativas ao campo de conhecimento da arquitetura e do urbanismo; Estudo e reflexão das estruturas significantes próprias das relações de contiguidade e similaridade no processo de representação da Arquitetura e da Cidade, com especial atenção aos meios verbais, visuais e tridimensionais; Constituição de um campo de experimentação de pesquisa por meio de quadro crítico interpretativo; e seguindo essa chave como uma possibilidade concreta, procurando extrair leituras e interpretações possíveis, serão trabalhados eixos distintos na construção do discurso sobre a arquitetura e a cidade, definidos nas especificidades de linguagem dos meios.
Content:
Throughout the course, architectural and urban works will be analyzed based on the understanding of history as an open evolutionary process, which presupposes the creative capacity of each researcher. In this sense will approach: Analysis of a theoretical framework on the strategies of architectural and urban objects analysis; Discussion of the questions regarding the contribution of the critical use of the means of representation in research actions related to the field of architecture and urbanism knowledge; Study and reflection of the significant structures of the contiguity and similarity relations in the process of architecture representation, with special attention to verbal, visual and three-dimensional means; Constitution of a new field of research experimentation through an interpretative critical framework; and following this key as a concrete possibility, seeking to extract possible readings and interpretations, different axes will be worked in the construction of the discourse on architecture and the city, defined in the language specificities of the media.
Forma de Avaliação:
Bibliografia:
ACKERMAN, James S. Palladio - Torino: Giulio Einaudi, 1972. CORBUSIER, Le Por Uma Arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1973. CORBUSIER, Le Precisões. São Paulo: Cossac&Naif, 2004. DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998. EISENMAN, P. “Dall’oggetto alla relazionalità: La casa del Fascio di Terragni”. In: Casabella, numero 344, janeiro 1970, pags. 38-41. (*) EISENMAN, P. “From object to Relaitionship II: Casa Giuliani Frigerio”. In: Perspecta, 13/14 1971, pp.36-65. EISENMAN, Peter. Blue Line Text. In: AU N°47. São Paulo: Pini, abr/mai 1993 EISENMAN, Peter. Post-Functionalism. In: Oppositions 6 (Fall 1976). In: HAYS, K. Michael (editor). Architecture Theory since 1968. The MIT Press Cambridge, Massachusetts London, England, 1998. pp 234-239 EISENMAN, Peter. The End Of The Classical: The End Of The Beginning, The End Of The End. In: Perspecta 21 (1984). In: HAYS, K. Michael (editor). Architecture Theory since 1968. The MIT Press Cambridge, Massachusetts London, England, 1998. pp 522-539 EL CROQUIS. N° 131/132 – OMA 1996-2006. Madrid: El Croquis Editorial, 2006 EL CROQUIS. N° 134/135 – OMA 1996-2007. Madrid: El Croquis Editorial, 2007 EL CROQUIS. N° 53+79 – Rem Koolhaas – OMA 1987-1998. Madrid: El Croquis Editorial, 1998 FERRARA, L.. Comunicação Espaço Cultura. São Paulo: Annablume, 2008 FERRARA, Lucrécia D'Aléssio. Olhar periférico: informação, linguagem, percepção ambiental. EdUSP, 1993. FOCILLON; Henri. A Vida das Formas. Lisboa: EdiçõeS 70, 1988. KOOLHAAS, Rem; MAU, Bruce. SMLXL. Nova York: Monacelli, 1995. KOOLHAAS, Rem. Nova York delirante. Tradução: Denise Bottmann, Prefácio: Adrián Gorelik. São Paulo: Cosac&Naif, 2008. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto R. De Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1996. MONEO; Rafael. Inquietação Teórica e Estratégia Projetual. Trad.: Flávio Coddou. São Paulo: Cosac&Naif, 2010 PALLADIO A. I Quattro Libri Dell’architettura – Milano: Ulrico Hoelpli Editore ,1570. PALLASMAA, JUHANI. Os olhos da pele: arquitetura e os sentidos. São Paulo: Bookman, 2011. Para um elenco maior das obras de REM KOOLHAAS observar: PLAZA, J. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987. VITALE, Daniele. (org.) Giuseppe Terragni 1904-1943. Rassegna, IV, n11, setembro. 1982, Número monográfico.
Bibliography:
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Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial