Disciplina Discipline IME4002
Redação Científica em Inglês com Foco na Publicação Internacional: do Texto ao Contexto

Scientific writing in English focusing on international publications

Área de Concentração: 45132

Concentration area: 45132

Criação: 28/08/2020

Creation: 28/08/2020

Ativação: 04/09/2020

Activation: 04/09/2020

Nr. de Créditos: 6

Credits: 6

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 4 2 9 semanas 9 weeks 90 horas 90 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Sergio Muniz Oliva Filho

Marilia Mendes Ferreira

Objetivos:

- ensinar a escrita acadêmica em inglês através dos textos mais exigidos pelos alunos para a publicação internacional (artigo acadêmico, abstract) - estabelecer a parceria entre laboratório de letramento acadêmico da USP e a disciplina como forma de melhor auxiliar o desenvolvimento da escrita acadêmica dos pós-graduandos. - ensinar habilidades necessárias para a escrita em textos acadêmicos importantes para a publicação como sumarizar, parafrasear, argumentar, avaliar, conciliar diferentes vozes -refletir criticamente sobre conceitos importantes na atividade científica atual: fator de impacto, plágio, internacionalização entre outros. -facilitar a publicação de artigos em inglês

Justificativa:

Essa disciplina se justifica por ser escassa e muito aquém da necessidade do alunado da USP, a oferta de disciplinas em nível de pós-graduação que tratem da escrita acadêmica/científica em inglês. Pelo levantamento feito, o centro de línguas da FFLCH oferece duas disciplinas de caráter extra-curricular; Inglês para a escrita acadêmica e Inglês para Ciências Biológicas. Dois outros cursos são oferecidos como disciplinas de pós graduação mas específicos a certas áreas: Medicina Tropical e Odontologia. Há também a oferta de disciplinas esporádicas ministradas por professores visitantes em unidades da USP. Essa disciplina possui dois focos: na escrita nos textos acadêmicos mais exigidos e na reflexão crítica sobre as exigências institucionais sobre essa escrita. Considerando que o letramento (acadêmico) é uma commodity (Brandt, 2002), faz-se fundamental não somente capacitar os alunos nessa habilidade como também desenvolver seu senso crítico sobre as exigências institucionais que recaem sobre eles em relação a essa habilidade. A criação e oferta dessa disciplina também se justifica por capacitar os pós-graduandos na escrita acadêmico-científica na língua franca das ciências. Atualmente, a exigência institucional de se publicar em inglês em revistas de alto fator de impacto requer que essa mesma universidade ofereça condições para que esses alunos desenvolvam essa habilidade. Além da pressão da publicação internacional, há a demanda da USP por maior oferta de disciplinas de pós-graduação oferecidas em inglês. Essa disciplina será ministrada em inglês.

Conteúdo:

1. - conceito de letramento acadêmico(científico) 2. - habilidades básicas Sintetizar textos Parafrasear textos Conciliar diferentes vozes no texto Argumentar Identificar problemas no seu próprio texto 3. - artigo acadêmico e abstract História Estrutura 4. - comunidades discursivas e convenções da escrita 5. - leitura para conscientização retórica 6. - processo da escrita Reescrita Revisão por pares 7. - reflexão crítica Inglês como língua franca das ciências Atividade científica Fator de impacto Plágio Geopolítica e ciência 8. - Laboratório de Letramento Acadêmico da USP Formas de auxílio para a escrita acadêmica

Forma de Avaliação:

Participação em sala de aula Confecção e refacção de textos pedidos em inglês Atendimento individual com professor ministrante para discutir seu texto Diário

Observação:

Esse curso está aberto a pós-graduandos do IME-USP. O curso será ministrado em inglês. É preciso um nível intermediário de proficiência em inglês. Número máximo de 10 alunos por se tratar de um curso de escrita. Esse tipo de curso exige muita produção escrita do aluno e, portanto, mais correção da parte do professor.

Bibliografia:

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