Disciplina Discipline IMU5011
História dos Museus e da Museologia

History of Museums and Museology

Área de Concentração: 103131

Concentration area: 103131

Criação: 25/05/2023

Creation: 25/05/2023

Ativação: 06/09/2023

Activation: 06/09/2023

Nr. de Créditos: 4

Credits: 4

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 3 3 6 semanas 6 weeks 60 horas 60 hours

Docente Responsável:

Professor:

Heloisa Maria Silveira Barbuy

Objetivos:

Abordar os museus e a museologia a partir de sua inserção em processos históricos e culturais nos quais se deram suas formações e diferentes tendências, tendo como referência matrizes históricas européias e promovendo reflexões sobre contextos, problemáticas e atuações brasileiros e latino-americanos na constituição de museus e na construção da museologia.

Objectives:

Approaching museums and museology from their insertion in historical and cultural processes in which their formations and different tendences took place, having European historical matrices as a reference and promoting reflections on Brazilian and Latin American contexts, issues and actions in the constitution of museums and in the construction of museology.

Justificativa:

O crescente interesse pelos museus, as mudanças e questionamentos pelos quais essa instituição vem passando e o desenvolvimento acadêmico mundial da Museologia nas últimas décadas correspondem a um amplo processo de transformações nas relações do homem com seu patrimônio cultural. A compreensão da historicidade do museu e dos processos museológicos torna-se necessária para que a produção de conhecimentos novos em Museologia possa responder às necessidades atuais nesta área.

Rationale:

The growing interest in museums, the changes and questions that this institution has been going through and the worldwide academic development of Museology in recent decades correspond to a broad process of transformations in the relationship between man and his cultural heritage. Understanding the historicity of the museum and the museological processes becomes necessary so that the production of new knowledge in Museology can respond to current needs in this area.

Conteúdo:

1. O fenômeno das coleções como prática social no Renascimento europeu e valores atribuídos a objetos provenientes de contextos extra-europeus. O desenvolvimento da História Natural, com enfoque particular no caso português e seus desdobramentos no Brasil. 2. O século XIX como período de cristalização de modelos de museus. 3. Criação e desenvolvimento dos primeiros museus públicos brasileiros. 4. A primeira metade do século XX como período de especialização dos museus por áreas do conhecimento. 5. A criação do Conselho Internacional de Museus (ICOM/UNESCO) em 1946 e o estabelecimento da Museologia. Os movimentos de renovação, dessacralização e socialização dos museus. 6. Tendências disciplinares: Museologia, Estudos de Museus, Memória e Patrimônio.

Content:

1.The phenomen of collections as a social practice in the European Renaissance and values attributed to objects from extra-European contexts. The delopment of Natural History, with a particular focus on the Portuguese case and its consequences in Brazil. 2. The 19th century as a period of crystallization of museum models. 3. Creation and development of the first Brazilian public museums. 4. The first half of the 20 th century as a period of specialization of museums by areas of knowledge. 5. The creation of the International Councial of Museums (ICOM/UNESCO) in 1946 and the establishment of Musdeology. Museum renovation, desacralization and socialization movements. 6. Disciplinary trends: Museology, Museum Studies, Memory and Heritage.

Forma de Avaliação:

A avaliação será contínua, acompanhando o aluno aula a aula (20%). A participação em um seminário (20%) e a entrega de um trabalho escrito (60%) também comporão a avaliação. Os alunos que obtiverem notas entre 10 e 9 receberão conceito A com direito a crédito; notas entre 8,9 e 7 receberão o conceito B com direito a crédito; notas entre 6,9 e 5 receberão conceito C com direito a crédito. Os alunos que obtiverem notas abaixo de 5 serão considerados reprovados/ conceito R sem direito a crédito.

Type of Assessment:

Assessment will be continuous, following the student from class to class (20%). Participation in a seminar (20%) and delivery of a written work (60%) will also compose the evaluation. Students who obtain grades between 10 and 9 will receive grade A with the right to credit; grades between 8.5 and 7 will receive grade B with credit; grades between 6.5 and 5 will receive grade C with credit. Students who obtain grades below 5 will be considered as having failed/ grade R without the right to credit.

Observação:

I. Disciplina a ser ministrada remotamente (on line), 100% não presencial. ii. primeira parte da aula, expositiva; segunda parte composta por seminários e debates. Intervalo de 15 minutos ao final de 2 horas. Total de 4 horas on line. iii. Aulas síncronas, exigindo participação de todos no horário definido para as aulas. iv. Textos serão fornecidos por e-mail. v. Plataforma Google Meet. vi. Não está prevista presença na Universidade. Se necessária, será da professora e, neste caso, facultativamente aos alunos. (Ver também item xiii). Caso, porém, a modalidade on line não seja aprovada, a disciplina será presencial para os alunos residentes no município de São Paulo. vii. Prevista interação com grupos de alunos ou individualmente (a depender do número de matriculados) fora do período de aulas, de acordo com as possibilidades de cada aluno, para preparação dos seminários. viii. Os seminários estão previstos para serem apresentados em grupo, com participação individual de todos os envolvidos nessa apresentação. ix. A frequência será registrada com uso de ferramenta do Google Meet e observação da professora. x. Há obrigatoriedade de o aluno dispor de câmera e áudio. Excepcionalmente, poderá ser permitida a participação somente com áudio, a critério da professora, em caso de imprevistos relativos ao equipamento do aluno. xi. A avaliação da aprendizagem será feita pela professora por meio do diálogo com os alunos durante as aulas e especialmente durante os seminários, assim como pelo trabalho escrito (que será relacionado ao seminário de que o aluno tiver participado). Sempre que possível, o seminário e o trabalho escrito a serem realizados pelo aluno deverão ser de interesse para a pesquisa que este desenvolve em seu Mestrado ou Doutorado. O tema será definido em comum acordo por professora e aluno. xii. A avaliação para atribuição de conceitos finais será baseada na apresentação do seminário e no trabalho escrito relativo a esse seminário. xiii. Caso algum aluno necessite de infraestrutura para acesso à plataforma, poderá utilizar sala e equipamento no Museu de Arqueologia e Etnologia , que sedia o Programa, no horário das aulas.

Notes/Remarks:

i. Course to be taught remotely, 100% on line. ii. First expository part; second part composed of seminars and debates. 15 minutes break at the end of 2 hours. Total of 4 hours online. iii. Synchronous classes, requiring everyone to participate at the time set for classes. iv. Texts will be provided by e-mail. v. Google Meet Platform. vi. Attendance at the University is not foressen. If necessary, il will be from the professor and, in this case, optionally from the students. (See also item xiii). If, however, the on line modality is not approved, attendance at the University will be mandatory for students residing in the municipality of São Paulo. vii. Interaction with groups of studentes or individually (depending on the number of students) is expected outside the class period, according to the possibilities of each student, to prepar the seminars. viii. The seminars are expected to be presented in a group, with individual participation of all those involved in this presentation. ix. Attendance will be recorded using the Google Meet tool and professor observation. x. Students are required to have a camera and audio. Exceptionally, participation with audio only may be allowed, at the discretion of the professor, in case of unforeseen circumstances related to the student’s equipment. xi. The evaluation of learning will be done by the professor through dialogue with students during classes and especially during seminars, as well as trough written work (which will be related to the seminar the student has participated in). Whenever possible, the seminar and the written work to be carried out by the student should be of interest to the research that the student develops in his Master or Doctorate. The topic will be defined by mutual agreement between professor and student. xii. The evaluation for assignment of final grades will be based on the presentation of the seminar and on the written work related to that seminar. xiii. If a student needs infrastructure to access the platform, he/she can use a room and equipment at the Museum of Archeology and Ethnology, which hosts the Program, during class hours.

Bibliografia:

BRIGOLA, João Carlos Pires. Colecções, gabinetes e museus em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2003. (Série "Textos Universitários de Ciências Sociaes e Humanas"). POMIAN, Krystof. Le musée, une histoire mondiale. Paris: Gallimard, 2020. 3v. (v.1 – Du trésor au musée; v.2 – L’Ancrage européen, 1789-1850; v.3 – La conquête du monde 1850-2020). CHOAY, Françoise. A Alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: EdUnesp/Estação Liberdade, 2006. (1.ed. Paris: Seuil 1992). FINDLEN, Paula. Possessing Nature: Museums, Collecting, and Scientific Culture in Early Modern Italy. Berkeley, Ca.: University of California Press, 1994. FRANÇOZO, Mariana de Campos. De Olinda a Holanda: o gabinete de curiosidades de Nassau. Campinas SP: Editora da Unicamp, 2014. GEORGEL, Chantal (Dir.). La jeunesse des musées: les musées de France au XIXème siècle. Paris: Musée d'Orsay/Réunion des musées nationaux, 1994. LA MUSÉOLOGIE selon Georges Henri Rivière. Paris: Dunod, 1985. SCHAER, Roland. L'invention des musées. Paris: Gallimard, 1993. (Col. Découvertes, 187). SCHNAPPER, Antoine. Le Géant, la Licorne et la Tulipe: collections et collectionneurs dans la France du XVIIe siècle. Paris: Flammarion, 1988. LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: HUCITEC, 1997. OROSZ, Joel J. Curators and Culture: the Museum Movement in America, 1740-1870. Tuscaloosa: University of Alabama Press, 1990. PEARCE, Susan (ed.) Museum studies in material culture. London: Leicester University Press, 1989.

Bibliography:

BRIGOLA, João Carlos Pires. Colecções, gabinetes e museus em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2003. (Série "Textos Universitários de Ciências Sociaes e Humanas"). POMIAN, Krystof. Le musée, une histoire mondiale. Paris: Gallimard, 2020. 3v. (v.1 – Du trésor au musée; v.2 – L’Ancrage européen, 1789-1850; v.3 – La conquête du monde 1850-2020). CHOAY, Françoise. A Alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: EdUnesp/Estação Liberdade, 2006. (1.ed. Paris: Seuil 1992). FINDLEN, Paula. Possessing Nature: Museums, Collecting, and Scientific Culture in Early Modern Italy. Berkeley, Ca.: University of California Press, 1994. FRANÇOZO, Mariana de Campos. De Olinda a Holanda: o gabinete de curiosidades de Nassau. Campinas SP: Editora da Unicamp, 2014. GEORGEL, Chantal (Dir.). La jeunesse des musées: les musées de France au XIXème siècle. Paris: Musée d'Orsay/Réunion des musées nationaux, 1994. LA MUSÉOLOGIE selon Georges Henri Rivière. Paris: Dunod, 1985. SCHAER, Roland. L'invention des musées. Paris: Gallimard, 1993. (Col. Découvertes, 187). SCHNAPPER, Antoine. Le Géant, la Licorne et la Tulipe: collections et collectionneurs dans la France du XVIIe siècle. Paris: Flammarion, 1988. LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: HUCITEC, 1997. OROSZ, Joel J. Curators and Culture: the Museum Movement in America, 1740-1870. Tuscaloosa: University of Alabama Press, 1990. PEARCE, Susan (ed.) Museum studies in material culture. London: Leicester University Press, 1989.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Não-Presencial

Class type:

Não-Presencial