Disciplina Discipline IMU5020
Práticas Curatoriais de Acervos Indígenas

Curatorial Practices of Indigenous Collections

Área de Concentração: 103131

Concentration area: 103131

Criação: 01/06/2021

Creation: 01/06/2021

Ativação: 03/11/2021

Activation: 03/11/2021

Nr. de Créditos: 4

Credits: 4

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 4 2 6 semanas 6 weeks 60 horas 60 hours

Docente Responsável:

Professor:

Fabiola Andrea Silva

Objetivos:

1) knowledge of the processes of constitution of indigenous collections in museums and by private collectors; 2) knowledge the potential of research on indigenous collections in the construction of knowledge about the lifeways and historical trajectories of these peoples; 3) reflection on the challenges that collaborative curatorial practices impose on the museological institution in the 21st century; 4) knowledge of the importance of the museological institution as a space for intercultural dialogue.

Objectives:

1) entender os processos de constituição dos acervos indígenas nos museus e por coletores particulares; 2) compreender o potencial das pesquisas dos acervos indígenas na construção do conhecimento sobre os modos de vida e trajetórias históricas destes povos; 3) refletir sobre os desafios que as práticas curatoriais colaborativas impõe à instituição museológica no século XXI; 4) compreender a importância da instituição museológica como um espaço de diálogo intercultural.

Justificativa:

A história dos museus sempre esteve relacionada aos ideais de preservação, investigação e exibição de objetos que, ao longo do tempo, foram apropriados por diferentes sujeitos, com diversificados objetivos e perspectivas. Nas últimas décadas, os museus que já foram identificados e criticados como instrumentos do colonialismo e imperialismo ocidental vêm se transformando em lugares potenciais para a produção, conservação e partilha de conhecimentos e de encontro, diálogo, interação e afirmação cultural. As conquistas políticas dos movimentos indígenas em relação à repatriação e gestão de seus bens culturais, a apropriação indígena da instituição museológica e a criação de museus indígenas são exemplos deste processo que visa à descolonização e indigenização dos museus. Além disso, tem se intensificado o interesse de diferentes disciplinas (p.ex. antropologia, história, arqueologia, biologia) em pesquisar os acervos indígenas, sendo cada vez mais relevantes as práticas curatoriais colaborativas. Estas práticas, por sua vez, possibilitam um melhor entendimento dos objetos etnográficos guardados nos museus e levam a uma melhor representação e significação dos mesmos nas exibições. De maneira reflexiva essas práticas também permitem pensar, em outros termos, a nossa própria relação com os objetos, o museu e os povos indígenas. Diante deste cenário torna-se fundamental aos profissionais da Museologia refletirem criticamente sobre estes novos desafios que enfrenta a instituição museológica no século XXI.

Rationale:

The history of museums has always been related to the ideals of preservation, investigation and exhibition of objects that, over time, have been appropriated by different subjects, with diverse objectives and perspectives. In recent decades, museums that have already been identified and criticized as instruments of colonialism and western imperialism have been transformed into potential places for the production, conservation and sharing of knowledge and encounter, dialogue, interaction and cultural affirmation. The political achievements of the indigenous movements in relation to the repatriation and management of their cultural assets, the indigenous appropriation of the museological institution and the creation of indigenous museums are examples of this process that aims at the decolonization and indigenization of museums. In addition, the interest of different disciplines (eg anthropology, history, archeology, biology) in researching indigenous collections has intensified, with collaborative curatorial practices becoming increasingly relevant. These practices, in turn, enable a better understanding of the ethnographic objects kept in museums and lead to a better representation and significance of them in the exhibitions. In a reflexive way, these practices also allow us to think, in other terms, of our own relationship with objects, the museum and indigenous peoples. In view of this scenario, it is essential for Museology professionals to critically reflect on these new challenges facing the museological institution in the 21st century.

Conteúdo:

EMENTA: Este curso pretende incitar a reflexão sobre as perspectivas, desafios e possibilidades de pesquisas dos acervos indígenas, nas instituições museológicas e coleções particulares. Trata-se de entender o potencial dessas pesquisas na construção do conhecimento sobre estes povos e a relação das mesmas com o que vem sendo chamado de “indigenização dos museus”, ou seja, com as diferentes maneiras pelas quais os povos indígenas vêm se apropriando da instituição museológica nos seus processos de auto-determinação. Para cumprir tal objetivo pretende-se apresentar experiências curatoriais diversas com acervos indígenas, dialogando com autores que vêm desenvolvendo este tipo de pesquisa em diferentes contextos e instituições. CONTEÚDO: COLONIALISMO E ACERVOS INDÍGENAS EM MUSEUS Colonialismos e o ato de colecionar A formação de acervos indígenas no âmbito dos colonialismos COLEÇÕES E OBJETOS ETNOGRÁFICOS Definindo coleção etnográfica e objeto etnográfico Documentação, registro e descrição das coleções e objetos etnográficos Histórias de coleções e coletores A plurissemântica dos objetos indígenas nos museus MUSEUS, POVOS INDÍGENAS E DESCOLONIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CURATORIAIS Pesquisa colaborativa de acervos indígenas Exibições e colaboração indígena A constituição de museus indígenas Os novos parâmetros da curadoria de acervos indígenas nos museus O museu como espaço de encontro e diálogo intercultural.

Content:

EMENTA: This course aims to encourage reflection on the perspectives, challenges and research possibilities of indigenous collections, in museological institutions and private collections. It is about understanding the potential of these researches in the construction of knowledge about these peoples and their relationship with what has been called “museum indigenization”, that is, with the different ways in which indigenous peoples have been appropriating the museological institution in its self-determination processes. In order to fulfill this objective, we intend to present different curatorial experiences with indigenous collections, dialoguing with authors who have been developing this type of research in different contexts and institutions. COLONIALISM AND INDIGENOUS COLLECTIONS IN MUSEUMS Colonialisms and the act of collecting The formation of indigenous collections within the scope of colonialisms COLLECTIONS AND ETHNOGRAPHIC OBJECTS Defining ethnographic collection and ethnographic object Documentation, registration and description of collections and ethnographic objects Collections and collectors stories The multi-semantics of indigenous objects in museums MUSEUMS, INDIGENOUS PEOPLES AND DECOLONIZATION OF CURATORY PRACTICES Collaborative research of indigenous collections Exhibitions and indigenous collaboration The constitution of indigenous museums The new parameters for curating indigenous collections in museums The museum as a space for encounter and intercultural dialogue.

Forma de Avaliação:

Os alunos serão avaliados: 1) pela sua participação nos seminários em sala de aula; 2) pelo seu desempenho nos trabalhos escritos.

Type of Assessment:

Students will be assessed: 1) for their participation in the classroom seminars; 2) for their performance in the papers.

Observação:

A bibliografia poderá ser modificada/ampliada à medida que surgirem outros textos relevantes sobre o tema.

Notes/Remarks:

The bibliography may be modified / expanded as other relevant texts on the topic emerge.

Bibliografia:

BARCELOS NETO, A. Com os índios Wauja. Máscaras e outros objetos vivos de uma coleção amazônica. Lisboa: Museu nacional de Etnologia. 2004. BROEKHOVEN, L. van; BUIJS, C. e HOVENS, P. Sharing knowledge and cultural heritage: first nations of the Americas. Studies in Collaboration with indigenous peoples from Greenland, North and South America. Leiden: Sidestone Press. 2010. EDWARDS, E.; GOSDEN, C. e PHILLIPS, R.B. (Eds). Sensible objects. Colonialism, museums and material culture. Oxford/New York: Berg. 2006. HARRISON, R.; BYRNE, S. e CLARKE, A. (Eds). Reassembling the collection. Ethnographic museums and indigenous agency. Santa Fé: SAR Press. 2013. PEARCE, S (Ed). Interpreting objects and collections. London: Routledge. 1994. PEERS, L. e BROWN, A.K. Museums and source communities. London: Routledge. 2003. RIBEIRO, B. e VELTHEM, L. van. Coleções etnográficas: documentos materiais para a história indígena e a etnologia. In: M. Carneiro da Cunha (Org). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 1998. SILVA, F.A. e GORDON (Orgs). Xikrin: uma coleção etnográfica. São Paulo: EDUSP. 2011. SLEEPER-SMITH, S. Contesting knowledge. Museums and indigenous perspectives. Lincoln/London: University of Nebraska Press. 2009. VIDAL, L.B. Kuahí. The indians of the lower Oiapoque and their museum. Vibrant, 10 (1): 387-423. 2013.

Bibliography:

BARCELOS NETO, A. Com os índios Wauja. Máscaras e outros objetos vivos de uma coleção amazônica. Lisboa: Museu nacional de Etnologia. 2004. BROEKHOVEN, L. van; BUIJS, C. e HOVENS, P. Sharing knowledge and cultural heritage: first nations of the Americas. Studies in Collaboration with indigenous peoples from Greenland, North and South America. Leiden: Sidestone Press. 2010. EDWARDS, E.; GOSDEN, C. e PHILLIPS, R.B. (Eds). Sensible objects. Colonialism, museums and material culture. Oxford/New York: Berg. 2006. HARRISON, R.; BYRNE, S. e CLARKE, A. (Eds). Reassembling the collection. Ethnographic museums and indigenous agency. Santa Fé: SAR Press. 2013. PEARCE, S (Ed). Interpreting objects and collections. London: Routledge. 1994. PEERS, L. e BROWN, A.K. Museums and source communities. London: Routledge. 2003. RIBEIRO, B. e VELTHEM, L. van. Coleções etnográficas: documentos materiais para a história indígena e a etnologia. In: M. Carneiro da Cunha (Org). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 1998. SILVA, F.A. e GORDON (Orgs). Xikrin: uma coleção etnográfica. São Paulo: EDUSP. 2011. SLEEPER-SMITH, S. Contesting knowledge. Museums and indigenous perspectives. Lincoln/London: University of Nebraska Press. 2009. VIDAL, L.B. Kuahí. The indians of the lower Oiapoque and their museum. Vibrant, 10 (1): 387-423. 2013.

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial