Disciplina Discipline IMU5028
A Fotografia nos Museus: Usos e Funções

Photography in museums: uses and functions

Área de Concentração: 103131

Concentration area: 103131

Criação: 02/08/2024

Creation: 02/08/2024

Ativação: 21/08/2024

Activation: 21/08/2024

Nr. de Créditos: 4

Credits: 4

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 3 3 6 semanas 6 weeks 60 horas 60 hours

Docente Responsável:

Professor:

Solange Ferraz de Lima

Objetivos:

Discutir os usos da fotografia nos museus da perspectiva de suas funções sociais. Apresentar a introdução da fotografia nos museus no século XIX, e a maneira pela qual a fotografia foi, ao longo da primeira metade do século XX, legitimada como item de coleção nas instituições museológicas. Apresentar os desafios da curadoria de fotografias nos museus de História e de Antropologia diante das novas abordagens e usos da fotografia como fonte para pesquisa.

Objectives:

Discuss the uses of photography in museums from the perspective of their social functions. To present the introduction of photography in museums in the 19th century, and the way in which photography was, throughout the first half of the 20th century, legitimized as a collection item in museological institutions. To present the challenges of curating photographs in History and Anthropology museums in the face of new approaches and uses of photography as a source for research.

Justificativa:

O potencial das fontes visuais e em especial as fontes fotográficas para estudos nos campos da História, Antropologia e Sociologia já é, hoje, reconhecido. A consolidação do campo da Cultura Visual e dos usos das fontes visuais colocaram novos desafios para curadores e documentalistas que gerenciam e preservam fotografias em museus, arquivos e bibliotecas. A disciplina pretende, dessa perspectiva, dar elementos para entender historicamente a presença da fotografia nos museus e os desafios curatoriais que impõe aos seus profissionais nos dias atuais.

Rationale:

The potential of visual sources and especially photographic sources for studies in the fields of History, Anthropology and Sociology is already recognized today. The consolidation of the field of Visual Culture and the uses of visual sources have posed new challenges for curators and documentalists who manage and preserve photographs in museums, archives and libraries. From this perspective, the discipline intends to provide elements to historically understand the presence of photography in museums and the curatorial challenges it imposes on its professionals today

Conteúdo:

Proposta é situar a fotografia nos museus e discutir seus usos e funções a partir de 4 movimentos teórico-metodológicos que aconteceram nos campos da Antropologia, História e História da Arte/Fotografia: a revisão na história da fotografia; o reconhecimento da onipresença da fotografia nos museus, cumprindo de funções instrumentais a ilustrativas; a atenção para as formas de circulação e valoração - economia e ecossistema das imagens; o chamado material turn e a atenção à trajetória material da fotografia.

Content:

The proposal is situate photography in museums and discuss its uses and fucntions based on four theoretical-methodological movements that took place in the fields of Anthropology, History and History of Art/Photography: the review in the history of photography; the recognition of the ubiquity of photography in museums, fulfilling both instrumental and illustrative functions; attention to the forms of circulation and valuation – economics and ecosystem of images; the o-called material turn and the attention to the material trajectoy of photography.

Forma de Avaliação:

Apresentação de seminário (50%) e trabalho final (50%) sobre temas discutidos na disciplina (escolha livre). Os alunos que obtiverem notas entre 10 e 9 receberão conceito A com direito a crédito; notas entre 8,5 e 7 receberão o conceito B com direito a crédito; notas entre 6,5 e 5 receberão conceito C com direito a crédito. Os alunos que obtiverem notas abaixo de 5 serão considerados reprovados/ conceito R sem direito a crédito.

Type of Assessment:

Seminar presentation (50%) writing on on a topic discussed in the course (free choice) (50%) Students with grades between 10 and 9 will receive A grade with credit; grades between 8.5 and 7 will receive grade B with credit; grades between 6.5 and 5 will receive a grade C with the right to credit. Students who obtain grades below 5 will be considered failed/R grade without credit

Observação:

1. Disciplina aplicada ao programa de mestrado e doutorado. 2. Em função das orientações e regramentos da USP a disciplina poderá ser remota.

Notes/Remarks:

1. Discipline applies the master and doctoral programs. 2. Depending on USP’s guidelines and rules, classes may be remote

Bibliografia:

BANN, Stephen. Art and the Early Photographic Album. New Haven & London: Yale University Press, 2011 CARVALHO, Vânia Carneiro de; ALENCAR, Michelle de Oliveira. Por histórias das fotografias: do índice ao artefato. In: Maria Lucia Bressan Pinheiro. (Org.). Registros fotográficos, patrimônio e memória da USP. São Paulo: CPC - Centro de Preservação Cultural da USP, 2010, v. 8, p. 118-137. CARVALHO, Vânia Carneiro de LIMA, Solange Ferraz de;. Cultura visual e curadoria em museus de história. Estudos IberoAmericanos, Rio Grande do Sul, v. 31, n. 2, p. 53-77, 2005. COSTA, E. (2016). Da fotografia à cultura visual: Arquivo Fotográfico e práticas de preservação do Iphan. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 24(3), 19-43. https://doi.org/10.1590/1982- 02672016v24n0301 COSTA, E. (2018). Entre o prestígio e a penúria: o Museu Paulista e a aquisição de um laboratório fotográfico. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 26, e27. https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e27. DOSSIE La fotografia y el Museo. Revista de Los Museos de Andalucia. Ano IV n. 9, Febrero, 2008. EDWARDS, Elizabeth. Anthropology and photography, 1860-1920. New Haven Yale University Press, 1997. EDWARDS, Elizabeth; MORTON, Christopher. Photographs, museums, collections: between art and information. London/New York, Bloomsbury, 2015. FABRIS, Annateresa. Na encruzilhada: arte e fotografia no começo do século XX. Desafios do Olhar. Fotografia e artes visuais. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2011, pp 17-72 HWARTH-BOOTH, Mark; McCAULEY, Anne. The museum & the photograph: collecting photography at The Victorian and Albert Museum, 1853-1900. Williamson Mass. Sterling and Francine Clark Art Institute, 1998. Exhibition cataloque. KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. In: O Fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002, pp. 40-59. MITMAN, Gregg;WILDER, Kelley. Documenting the world: film, photography and the Scientific Record. REZENDE, Vanessa. Acervo Fotográfico do Museu de astronomia e Ciências afins: mapeamento documental preliminar. Dissertação (Mestrado) UnB, 2014. ROUILLÉ, André. A Fotografia. Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC Edições, 2009. pp 61-95. SEGALA, Lygia. A coleção fotográfica de Marcel Gautherot. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 13, ju-dez, 2005, p. 73-134.

Bibliography:

BANN, Stephen. Art and the Early Photographic Album. New Haven & London: Yale University Press, 2011 CARVALHO, Vânia Carneiro de; ALENCAR, Michelle de Oliveira. By histories of photographs: from the index to the artifact. In: Maria Lucia Bressan Pinheiro. (Org.). Photographic records, heritage and memory of USP. São Paulo: CPC -USP Cultural Preservation Center, 2010, v. 8, p. 118-137. CARVALHO, Vânia Carneiro de LIMA, Solange Ferraz de;. Visual culture and curation in history museums. Ibero-American Studies, Rio Grande do Sul, v. 31, no. 2, p. 53- 77, 2005. DOSSIER La photography and the Museum. Magazine of Los Museos de Andalucia. Year IV no. 9, February, 2008. EDWARDS, Elizabeth. Anthropology and photography, 1860-1920. New Haven Yale University Press, 1997. EDWARDS, Elizabeth; MORTON, Christopher. Photographs, museums, collections: between art and information. London/New York, Bloomsbury, 2015. FABRIS, Annateresa. At the crossroads: art and photography in the early 20th century. Looking Challenges. Photography and visual arts. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2011, pp 17-72 KRAUSS, Rosalind. The discursive spaces of photography. In: The Photographic. Barcelona: Gustavo Gili, 2002, pp. 40-59. ROUILLÉ, André. The Photography. Between document and contemporary art. São Paulo: SENAC Editions, 2009. pp 61-95. SEGALA, Lygia. Marcel Gautherot photographic collection. Anais do Museu Paulista: History and Material Culture, v. 13, Jul-Dec, 2005, p. 73-134.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial