Disciplina Discipline MAC5717
Laboratório Avançado de Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software

Advanced Laboratory on Agile Software Development

Área de Concentração: 45134

Concentration area: 45134

Criação: 09/06/2022

Creation: 09/06/2022

Ativação: 09/06/2022

Activation: 09/06/2022

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
2 4 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Alfredo Goldman Vel Lejbman

Fabio Kon

Objetivos:

Para alunos que já tenham cursado a disciplina MAC5716 - Laboratório de Métodos Ágeis e que possuam um bom conhecimento básico do assunto, este curso aborda conceitos avançados de métodos ágeis visando a formação de especialistas em desenvolvimento ágil de software. A ênfase maior é no aprendizado de como fazer o coaching de equipes ágeis.

Objectives:

This course is available for the students who followed MAC5716 - Agile Methods Laboratory and already have good knowledge of Agile Methods. The course presents advanced concepts and practices of agile methods to form specialists. The main focus is on the coaching of Agile Teams.

Justificativa:

As novas metodologias ágeis de desenvolvimento de software têm se mostrado bastante eficazes para o desenvolvimento de sistemas de software de pequeno, médio porte. Nesta disciplina, os estudantes utilizam a metodologia de Programação Extrema (XP), sob a orientação do professor, para desenvolver um sistema de software orientado a objetos de alta complexidade. A disciplina é voltada para alunos que já tenham conhecimento e experiência prévia em projetos utilizando métodos ágeis. A ênfase, portanto, é em aspectos avançados de métodos ágeis, assim como no apoio e valorização dos princípios ágeis de uma equipe.

Rationale:

The agile methods have been proved very effective for developing systems of small and medium sizes. In this course, the students apply eXtreme Programming (XP), under the supervision of a professor, to create an object-oriented system of high complexity. This course is dedicated to students who already have previous knowledge and experience in Agile Methods development. So, its emphasis is on advanced aspects of Agile Methods, as support and valorization of agile principles.

Conteúdo:

- O Manifesto Ágil. - As Práticas de XP. - Testes Automatizados. - Refatoração: técnicas sistemáticas para melhorar o desenho de software pré-existente. - Planejamento Ágil. - Padronização de Estilo. - Ferramentas para Desenvolvimento Colaborativo de Software. - Melhoria Contínua através de retrospectivas e técnicas similares.

Content:

The Agile Manifest XP Practices Automated Tests Refactoring Agile Planning Style Standards Tools for Collaborative Agile Development Continuous Improvement through Retrospectives and Similar Techniques

Forma de Avaliação:

Observação:

Pré-requisito: ter cursado as disciplinas de Laboratório de Programação Extrema (MAC5716) ou equivalente e Programação Orientada a Objetos (MAC 5714) ou equivalente e possuir conhecimentos avançados de programação orientada a objetos em uma linguagem como C++, Ruby, Java ou Smalltalk.

Bibliografia:

[1] Kent Beck and Cynthia Andres, extreme Programming: Explained – Second Edition, Addison-Wesley, 2004. [2] Kent Beck, Test-Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2002. [3] P. McBreen, Questioning Extreme Programming, Addison Wesley, 2003. [4] Ken Schwaber and Mike Beedle, Agile Software Development with SCRUM, Prentice Hall, 2001. [5] Proceedings of the international conference on extreme programming and agile processes in software engineering (xp), Lecture Notes in Computer Science, Springer-Verlag, 2000-2016. [6] ACM/IEEE Agile international conference, IEEE Press, 2001-2016. [7] Mike Cohn, Agile Estimating and Planning, Prentice Hall, 2005. [8] Dean Leffingwell, Agile Software Requirements: Lean Requirements Practices for Teams, Programs, and the Enterprise, Addison-Wesley Professional, 2011. [9] Rachel Davies and Liz Sedley, Agile Coaching, Pragmatic Bookshelf, 2009. [10] Esther Derby and Diana Larsen, Agile Retrospectives: Making Good Teams Great, Pragmatic Bookshelf, 2006. [11] Kent Beck and Martin Fowler. Planning Extreme Programming, Addison-Wesley Professional, 2000. [12] Alistair Cockburn, Agile Software Development: The Cooperative Game (2nd Edition), Addison-Wesley Professional, 2006.

Bibliography:

[1] Kent Beck and Cynthia Andres, extreme Programming: Explained – Second Edition, Addison-Wesley, 2004. [2] Kent Beck, Test-Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2002. [3] P. McBreen, Questioning Extreme Programming, Addison Wesley, 2003. [4] Ken Schwaber and Mike Beedle, Agile Software Development with SCRUM, Prentice Hall, 2001. [5] Proceedings of the international conference on extreme programming and agile processes in software engineering (xp), Lecture Notes in Computer Science, Springer-Verlag, 2000-2016. [6] ACM/IEEE Agile international conference, IEEE Press, 2001-2016. [7] Mike Cohn, Agile Estimating and Planning, Prentice Hall, 2005. [8] Dean Leffingwell, Agile Software Requirements: Lean Requirements Practices for Teams, Programs, and the Enterprise, Addison-Wesley Professional, 2011. [9] Rachel Davies and Liz Sedley, Agile Coaching, Pragmatic Bookshelf, 2009. [10] Esther Derby and Diana Larsen, Agile Retrospectives: Making Good Teams Great, Pragmatic Bookshelf, 2006. [11] Kent Beck and Martin Fowler. Planning Extreme Programming, Addison-Wesley Professional, 2000. [12] Alistair Cockburn, Agile Software Development: The Cooperative Game (2nd Edition), Addison-Wesley Professional, 2006.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial