Disciplina Discipline MAC5744
Introdução à Computação Gráfica

Introduction to Computer Graphics

Área de Concentração: 45134

Concentration area: 45134

Criação: 18/12/2020

Creation: 18/12/2020

Ativação: 18/12/2020

Activation: 18/12/2020

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docente Responsável:

Professor:

Carlos Hitoshi Morimoto

Objetivos:

Ao final da disciplina o aluno deve conhecer os fundamentos de computação gráfica em duas e três dimensões e saber aplicá-los na construção de sistemas de renderização de imagens.

Objectives:

Introduce the fundamentals of computer graphics in two and three dimensions and apply them for the construction of image rendering systems.

Justificativa:

A compreensão dos fundamentos matemáticos, geométricos e ópticos associada à experiência prática utilizando hardware dedicado darão aos alunos uma visão dos desafios atuais da computação gráfica, permitindo o desenvolvimento de pesquisa em tópicos avançados da área.

Rationale:

The comprehension of the mathematical, geometric and optics fundamentals associated with practical experience using dedicated hardware will allow the students to understand the actual challenges in computer graphics, enabling them to pursue research in advanced topics in the field

Conteúdo:

1) Motivação inicial à computação gráfica 2) O pipeline gráfico e graphics processing units (GPUs) 3) Física do transporte de luz 4) Ray tracing 5) Iluminação e tonalização 6) Representações geométricas de objetos 7) Transformações bidimensionais e tridimensionais 8) Conceitos geométricos de projeção 9) Recorte, visibilidade e rasterização 10) Mapeamentos de textura e normais 11) Curvas e superfícies splines 12) Princípios de animação 13) Técnicas avançadas de renderização

Content:

1) Introduction to computer graphics 2) The graphics pipeline and graphics processing units (GPUs) 3) Physics of light transport 4) Ray tracing 5) Illumination and shading 6) Geometric representation of objects 7) Transformations 8) Projections 9) Clipping, culling and rasterization 10) Texture and normal mapping 11) Spline curves and surfaces 12) Principles of animation 13) Advanced rendering techniques

Forma de Avaliação:

Média ponderada das notas em listas de exercícios, projetos e provas.

Type of Assessment:

Weighted grade average of exercise lists, projects and exams.

Bibliografia:

1. Edward Angel and Dave Shreiner. Interactive Computer Graphics - a top-down approach with WebGL. 7th edition, Pearson, 2015. 2. JJohn F. Hughes, Andries van Dam, Morgan McGuire, David F. Sklar, James D. Foley, Steven K. Feiner, e Kurt Akeley. Computer Graphics: Principles and Practice. 3a. Ed. Addison-Wesley Professional, 2013. 3. Steve Marschner e Peter Shirley, Fundamentals of Computer Graphics. 4a. Ed. A K Peters, 2016. 4. Kouichi Matsuda e Rodger Lea. WebGL Programming Guide: Interactive 3D Graphics Programming with WebGL. 1a. Ed. Addison-Wesley Professional, 2013.

Bibliography:

1. Edward Angel and Dave Shreiner. Interactive Computer Graphics - a top-down approach with WebGL. 7th edition, Pearson, 2015. 2. JJohn F. Hughes, Andries van Dam, Morgan McGuire, David F. Sklar, James D. Foley, Steven K. Feiner, e Kurt Akeley. Computer Graphics: Principles and Practice. 3a. Ed. Addison-Wesley Professional, 2013. 3. Steve Marschner e Peter Shirley, Fundamentals of Computer Graphics. 4a. Ed. A K Peters, 2016. 4. Kouichi Matsuda e Rodger Lea. WebGL Programming Guide: Interactive 3D Graphics Programming with WebGL. 1a. Ed. Addison-Wesley Professional, 2013.

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial