Área de Concentração: 45134
Concentration area: 45134
Criação: 25/06/2021
Creation: 25/06/2021
Ativação: 25/06/2021
Activation: 25/06/2021
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 2 | 4 | 12 semanas | 12 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docente Responsável:
Professor:
Flavio Soares Correa da Silva
Objetivos:
Estudar as diversas técnicas de renderização bidimensional e tridimensional em Computação Gráfica e suas aplicações para a obtenção de imagens digitais de alta qualidade.
Justificativa:
O estudo das técnicas de renderização possibilita a implementacão dos diversos algoritmos para a obtenção de imagens digitais. Tal estudo, em conjunto com o estudo das técnicas de amostragem e reconstrução, permitem a obtenção de imagens de alta qualidade. Esta disciplina é, portanto, de crucial importância nas diversas aplicações onde imagens com alta precisão são requeridas.
Conteúdo:
1. Amostragem e Reconstrução em Computação Gráfica: cena, imagem ideal e imagem discreta; amostragem ideal e reconstrução, o teorema da amostragem de Shannon; amostragem e reconstrução em Computação Gráfica. 2. Algoritmos de Amostragem pontual; algoritmos bidimensionais para traçar segmentos de retas e curvas; algoritmos para preenchimento de regiões fechadas; técnicas clássicas para renderização tridimensional. 3. O Problema de Aliasing: pré-filtragem e pós-filtragem. 4. Pré-Filtragem e aplicações em renderização; estudo das diversas técnicas de pré-filtragem para cenas bidimensionais. 5. Técnicas de pós-filtragem para cenas tridimensionais; pós-filtragem e aplicações em foto-realismo tridimensional.
Forma de Avaliação:
Observação:
O aluno deve ter familiaridade com as técnicas desenvolvidas na disciplina MAC 5710 Estruturas de Dados e sua Manipulação. Recomenda-se conhecimentos de computação gráfica ao nível de graduação (na falta destes conhecimentos, falar com o professor responsável).
Bibliografia:
1. J.D. Foley, A. van Dam, S.K. Feiner, and J.F. Hughes, Computer Graphics: Principles and Practice, Second Edition in C, second ed., Addison-Wesley, 1996. 2. A.S. Glassner, Principles of Digital Synthesis, Morgan Kauffmann, 1995 3. A. Watt, 3-D Computer Graphics, Second Edition, Addison Wesley, 1993.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial