Disciplina Discipline MAC5748
Síntese de Imagens Digitais

Área de Concentração: 45134

Concentration area: 45134

Criação: 25/06/2021

Creation: 25/06/2021

Ativação: 25/06/2021

Activation: 25/06/2021

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docente Responsável:

Professor:

Flavio Soares Correa da Silva

Objetivos:

Estudar as diversas técnicas de renderização bidimensional e tridimensional em Computação Gráfica e suas aplicações para a obtenção de imagens digitais de alta qualidade.

Justificativa:

O estudo das técnicas de renderização possibilita a implementacão dos diversos algoritmos para a obtenção de imagens digitais. Tal estudo, em conjunto com o estudo das técnicas de amostragem e reconstrução, permitem a obtenção de imagens de alta qualidade. Esta disciplina é, portanto, de crucial importância nas diversas aplicações onde imagens com alta precisão são requeridas.

Conteúdo:

1. Amostragem e Reconstrução em Computação Gráfica: cena, imagem ideal e imagem discreta; amostragem ideal e reconstrução, o teorema da amostragem de Shannon; amostragem e reconstrução em Computação Gráfica. 2. Algoritmos de Amostragem pontual; algoritmos bidimensionais para traçar segmentos de retas e curvas; algoritmos para preenchimento de regiões fechadas; técnicas clássicas para renderização tridimensional. 3. O Problema de Aliasing: pré-filtragem e pós-filtragem. 4. Pré-Filtragem e aplicações em renderização; estudo das diversas técnicas de pré-filtragem para cenas bidimensionais. 5. Técnicas de pós-filtragem para cenas tridimensionais; pós-filtragem e aplicações em foto-realismo tridimensional.

Forma de Avaliação:

Observação:

O aluno deve ter familiaridade com as técnicas desenvolvidas na disciplina MAC 5710 Estruturas de Dados e sua Manipulação. Recomenda-se conhecimentos de computação gráfica ao nível de graduação (na falta destes conhecimentos, falar com o professor responsável).

Bibliografia:

1. J.D. Foley, A. van Dam, S.K. Feiner, and J.F. Hughes, Computer Graphics: Principles and Practice, Second Edition in C, second ed., Addison-Wesley, 1996. 2. A.S. Glassner, Principles of Digital Synthesis, Morgan Kauffmann, 1995 3. A. Watt, 3-D Computer Graphics, Second Edition, Addison Wesley, 1993.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial