Disciplina Discipline MAC5784
Inteligência Artificial em Jogos de Computador

Área de Concentração: 45134

Concentration area: 45134

Criação: 26/06/2020

Creation: 26/06/2020

Ativação: 26/06/2020

Activation: 26/06/2020

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docente Responsável:

Professor:

Flavio Soares Correa da Silva

Objetivos:

Apresentação dos conceitos, técnicas e métodos de programação relacionados à área de Inteligência Artificial específicos para uso em jogos de computador, visando preparar os estudantes para o enfoque voltado para jogadores para desenvolvimento de produtos de software.

Justificativa:

A construção de jogos de computador é um segmento importante da Ciência da Computação. A indústria de jogos de computador para entretenimento é uma das mais significativas desse setor, o uso de jogos e das técnicas específicas provenientes da construção de jogos tem se estendido para outras finalidades (educação, treinamento, interfaces para sistemas de informação, espaços atenciosos) e desafios específicos propostos pela construção de jogos têm servido de estímulo para as áreas mais tradicionais de pesquisa em Ciência da Computação. O relacionamento entre jogos de computador e Inteligência Artificial é particularmente intenso. As técnicas mais modernas de Inteligência Artificial têm sido adaptadas e aplicadas com sucesso em jogos de computador, que por sua vez têm realimentado aquela área de pesquisas com problemas específicos, os quais se mostram relevantes para outras sub-áreas da Inteligência Artificial, como Espaços Atenciosos, Interfaces Inteligentes, Sistemas Dependentes de Contexto e Sistemas Inteligentes de Tempo Real.

Conteúdo:

1. Introdução a jogos de computador. 2. Agentes inteligentes em jogos de computador. 3. Agentes reativos. 4. Agentes estratégicos. 5. Agentes sociais. 6. Agentes empáticos.

Forma de Avaliação:

Avaliação de projetos desenvolvidos ao longo do semestre.

Bibliografia:

1. D. Ariely, Predictably Irrational: The Hidden Forces That Shape Our Decisions, Harper Perennial, 2010. 2. M. Csikszentmihalyi, Flow: The Psychology of Happiness, Harper Perennial, 2007. 3. J. D. Funge, Artificial Intelligence for Computer Games: an Introduction, Peters, Corp, 2004. 4. artigos científicos recentes complementares.

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial