Disciplina Discipline MAC5786
Princípios de Interação Homem Computador

Human Computer Interaction Principles

Área de Concentração: 45134

Concentration area: 45134

Criação: 13/12/2019

Creation: 13/12/2019

Ativação: 13/12/2019

Activation: 13/12/2019

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docente Responsável:

Professor:

Carlos Hitoshi Morimoto

Objetivos:

O programa da disciplina apresenta uma introdução à área de Interação Humano Computador (IHC), relatando parte de sua história e introduzindo fundamentos como o conceito de usabilidade e da importância de se considerar fatores humanos (como atenção, percepção e memória) no desenvolvimento de interfaces. Serão abordados também princípios de projeto, implementação e avaliação de interfaces. As aulas teóricas serão complementadas com estudos de caso ilustrando interfaces de sucesso e outras que fracassaram. Os conhecimentos adquiridos serão explorados por meio de exercícios práticos. Fornecer aos alunos conhecimento técnico e experiência prática com os aspectos fundamentais de projeto, implementação e avaliação de interfaces. Em particular, serão apresentadas técnicas de desenvolvimento de interfaces centradas no usuário, que possam garantir uma melhor usabilidade e experiência do usuário.

Justificativa:

Historicamente, o estudo de Ciência da Computação tem sido voltado ao estudo sistemático de técnicas computacionais para a transformação de informações; sua teoria, análise, projeto, eficiência, implementação, aplicações etc. Segundo esse enfoque, a comunicação entre o computador e o usuário é por vezes negligenciada, sendo comum encontrar sistemas de grande funcionalidade mas de baixa usabilidade. Esse curso se justifica pelo estudo de paradigmas de interação e a técnica de desenvolvimento de interfaces centrada no usuário visando resolver essas deficiências.

Conteúdo:

1. Histórico da área de IHC. 2. Modelos de interação humano-computador. 3. Projeto de interfaces centrado no usuário. 4. Teste de usabilidade de interfaces. 5. Ferramentas de programação de interfaces. 6. Dispositivos para interação. 7. Paradigmas de interação. 8. Fatores humanos.

Forma de Avaliação:

Média ponderada de provas e exercícios.

Observação:

O único pré-requisito é ter experiência prévia com computação ou programação, que pode ser obtida em um curso introdutório como MAC0115 ou equivalente, para que possa desenvolver os exercícios práticos.

Bibliografia:

- Rogers, Preece & Sharp, Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, 3rd Ed., Wiley, 2011. - Benyon, D. Interação Humano-Computador. 2a Edição, Pearson, 2011.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial