Disciplina Discipline MAC5857
Desenvolvimento de Sistemas Web para Apoio ao Ensino/Aprendizagem

Web System Development to support Teaching/Learning

Área de Concentração: 45134

Concentration area: 45134

Criação: 28/06/2019

Creation: 28/06/2019

Ativação: 28/06/2019

Activation: 28/06/2019

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Leonidas de Oliveira Brandao

Anarosa Alves Franco Brandão

Objetivos:

Estudar ferramentas e métodos para apoio ao ensino e à aprendizagem via Web, particularmente examinando aspectos sobre o desenvolvimento de sistemas e questões relativas ao uso didáticos desses sistemas, considerando também a análise dos dados sobre a aprendizagem. O foco pode variar a cada edição da disciplina, mas ao final dela espera-se que o aluno tenha melhor compreensão sobre o método científico na Informática na Educação ou tenha se aprimorado no desenvolvimento de software educacional ou na análise de dados sobre a aprendizagem.

Justificativa:

Desde o surgimento da Web no início dos anos 90, o desenvolvimento e uso de tecnologias Web aplicadas à educação estão recebendo grande atenção da comunidade mundial. Tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo, existe grande interesse no uso e desenvolvimento de tecnologias para Internet que disponham de recursos para personalização, interatividade e adaptabilidade. Também existe um grande esforço relacionado à análise de dados para melhor adaptar o ambiente ao aprendiz ou para melhor entender o aprendizado proporcionado. Os citados recursos são essenciais para diferenciar um sistema que apenas apoie o gerenciamento de cursos daquele em que professores e alunos sejam beneficiados em suas tarefas essenciais: propiciar aprendizagem e aprender. Neste contexto, torna-se fundamental compreender o impacto da computação na educação, especialmente no ensino via Web.

Conteúdo:

Informática na Educação; aprendizagem interativa; sistemas hipermídia; sistemas adaptativos; sistemas de ensino a distância; sistemas para gerenciamento de curso (LMS, CMS); repositórios digitais; comunidades virtuais; algoritmos e técnicas para desenvolvimento de ferramentas educacionais; objetos de aprendizagem; padrões para desenvolvimento de aplicações educacionais na Web.

Forma de Avaliação:

Bibliografia:

L. Aroyo, A. Graesser & L. Johnson (2007). Intelligent Educational Systems of the Present and Future. IEEE Intelligent Systems, 22(4), 20-21. Z.L. Berge & L.Y. Muilenburg (2003). Barriers to distance education: Perceptions of K-12 educators. Proceedings of the Society for Information Technology and Teacher Education International Conference. Issue 1, pp. 256-259. Online: http://www.emoderators.com/barriers/barriersk12.html . L. O. Brandão, S. Isotani & J.G. Moura (2006) Imergindo a Geometria Dinâmica em Sistemas de Educação a Distância: iGeom e SAW. Revista Brasileira de Informática na Educação, 14(1), 41-49. B.J. Brockbank (2002) The Next-Generation of Learning Management Systems, The CEO Refresher Publications, Online: http://www.refresher.com/!brockbank8.html (accessado em primeiro de Junho de 2009). F. M. Litto, A. Filatro, & C. André (2004). Brazilian research on distance learning, 1999-2003: A state-of-the art study. In Proceedings of International Congress of Distance Education G. Pan e C. J. Bonk (2007) The Emergence of Open-Source Software in North America. International Review of Research in Open and Distance Learning Volume 8, Number 3. I. Sommervile (1992). Software Engineering, 4th ed., Addison-Wesley.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial