Disciplina Discipline MAC5858
Tópicos em Informática na Educação I

Área de Concentração: 45134

Concentration area: 45134

Criação: 26/06/2020

Creation: 26/06/2020

Ativação: 26/06/2020

Activation: 26/06/2020

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Leonidas de Oliveira Brandao

Anarosa Alves Franco Brandão

Objetivos:

Estudar tópicos atuais relacionados ao desenvolvimento e uso de sistema de apoio ao processo de ensino-aprendizagem utilizando novas mídias de interação. Estudar tópicos matemáticos visando a implementação de sistemas computacionais para análise de dados educacionais ("learning analytics") ou para mineração ("data mining"). O foco pode variar a cada edição da disciplina, mas ao final dela espera-se que o aluno tenha melhor compreensão sobre métodos científico em Informática na Educação e tenha se aprimorado no desenvolvimento de software educacional ou na análise de dados sobre a aprendizagem.

Justificativa:

A ampliação do uso de novas mídias de interação para apoiar o ensino-aprendizagem tem estimulado o estudo de ferramentas e técnicas que melhorem este processo.

Conteúdo:

Os tópicos podem variar devido às novidades na área ou ao perfil dos alunos inscritos, podendo conter os seguintes: (1) teorias e arquiteturas de sistemas educacionais (ensino a distância; sistemas colaborativos; sistemas multi-agentes; objetos de aprendizado; interatividade em sistema de apoio ao EAD; usabilidade - Heurísticas de Nielsen; "inteligência" coletiva); (2) tecnologia instrucional (Learning/Content Management System - LMS, CMS e LCMS; repositórios de conteúdos digitais; questões de segurança para ambientes Web; sistemas colaborativos); (3) padrões de metadados para WEB (LOM, SCORM, IMS Learning Design); e (4) técnicas matemáticas/estatística para análise de dados educacionais ou mineração educacional.

Forma de Avaliação:

A avaliação será feita principalmente a partir da apresentação de seminários e o desenvolvimento de um sistema/projeto, podendo ser feita uma prova teórica.

Observação:

PRÉ-REQUISITOS: É essencial bom conhecimento de Programação, de Estruturas de Dados e experiência no desenvolvimento de sistemas Web. Dependendo do foco dado, será necessário conhecimento de linguagem com suporte à Web, como PHP ou JavaScript.

Bibliografia:

ALAG, S. (2008) Collective Intelligence in Action. Manning Publications. BORGHOFF, U.M. & SCHLICHTER, J.H. (2000) Computer-Supported Cooperative Work: Introduction to Distributed Applications. Springer, USA. BROCKBANK, B.J. (2002) The Next-Generation of Learning Management Systems. The CEO Refresher Publications, http://www.refresher.com/Archives/!brockbank8.html. CAMPOS, F. C. A. ; SANTORO, Flávia Maria ; BORGES, M. R. S. ; SANTOS, Neide (2003). Cooperação e Aprendizagem on-line. 1. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora CASTELLS, M. (1999) A Sociedade em Rede: Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Quarta edição, Editora Paz na Terra. DEITEL, P.J. & DEITEL, H.M. (2008), Ajax, Rich Internet Applications e Desenvolvimento Web para Programadores. DINOV, I.D. (2018) Data Science and Predictive Analytics: Biomedical and Health Applications using R. Springer, USA. DOJO ToolKit (2010), Dojo Tookit para JavaScript, http://dojotoolkit.org. GIMENES, I.M.S. & HUZITA, E.H.M. (2005) Desenvolvimento Baseado em Componentes. Editora Ciência Moderna, Rio de Janeiro. IMS Global Learning Consortium. http://www.imsglobal.org. JAMES, G & WITTEN, D. & HASTIE, T. & TIBSHIRANI, R. (2017) An Introduction to Statistical Learning: with Applications in R. Springer, USA. KUBAT, M. (2017) An Introduction to Machine Learning. Springer, USA. LUCENA, C.J.P. & FUKS, H. (2000) A Educação na Era da Internet. Editora Clube do Futuro. THOVTRUP, H. & NIELSEN, J. (1991) Assessing the Usability of a User Interface Standard. URL: http://www.useit.com/papers/standards.html. TORI, R., (2010) Educação sem Distância. Editora SENAC. SCORM (2010) Advanced Distributed Learning. URL: http://www.adlnet.gov. WILEY, D. et alli (2010) The Instructional Use of Learning Objects. mantido por David Wiley, URL: http://www.reusability.org/read.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial