Disciplina Discipline MAC5900
Computação Musical

Sound and Music Computing

Área de Concentração: 45134

Concentration area: 45134

Criação: 14/06/2019

Creation: 14/06/2019

Ativação: 14/06/2019

Activation: 14/06/2019

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Fabio Kon

Marcelo Gomes de Queiroz

Objetivos:

Introduzir ferramental teórico e prático do uso de algoritmos para analisar, processar e sintetizar sons e estruturas musicais.

Justificativa:

As áreas de computação musical e processamento sonoro englobam problemas importantes como a compressão de áudio (e.g. mp3), a transmissão por rede (streaming), o processamento de efeitos (e.g. equalização) e a transcrição de áudio, entre muitos outros. Tais problemas envolvem conceitos fundamentais sobre representação de sinais digitais de áudio, propagação sonora em ambientes e modelagem de instrumentos que são abordados nesta disciplina. Além disso, o uso de uma ou mais linguagens específicas para computação musical (como Pure Data, Csound, Super Collider, Nyquist, Chuck ou similares) oferecerá ao aluno a possibilidade de lidar com os problemas supracitados dos pontos de vista prático e teórico e nos âmbitos profissional e acadêmico.

Conteúdo:

Introdução: Processos musicais e informação musical. Áudio digital: representação, análise espectral e filtros. Instrumentos digitais: representação, sínteses aditiva, subtrativa e não-linear. Acústica de salas: espacialização e reverberação. Fazer musical: composição auxiliada por computador, composição algorítmica, música eletrônica e performance interativa.

Forma de Avaliação:

Bibliografia:

1. F. R. Moore, Elements of Computer Music, Prentice Hall, 1990 2. M. Puckette, Theory and Tecnique of Eletronic Music, World Scientific Publishing Company, 1997. 3. C. Road, The Computer Music Tutorial, MIT Press, 1996. 4. R. Rowe, Machine Musicianship, MIT Press, 2001. 5. T. Kientzle, A Programmer’s Guide to Sound, Addison-Wesley, 1998.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial