Área de Concentração: 45134
Concentration area: 45134
Criação: 14/06/2019
Creation: 14/06/2019
Ativação: 14/06/2019
Activation: 14/06/2019
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 2 | 4 | 12 semanas | 12 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Fabio Kon
Marcelo Gomes de Queiroz
Objetivos:
Introduzir ferramental teórico e prático do uso de algoritmos para analisar, processar e sintetizar sons e estruturas musicais.
Justificativa:
As áreas de computação musical e processamento sonoro englobam problemas importantes como a compressão de áudio (e.g. mp3), a transmissão por rede (streaming), o processamento de efeitos (e.g. equalização) e a transcrição de áudio, entre muitos outros. Tais problemas envolvem conceitos fundamentais sobre representação de sinais digitais de áudio, propagação sonora em ambientes e modelagem de instrumentos que são abordados nesta disciplina. Além disso, o uso de uma ou mais linguagens específicas para computação musical (como Pure Data, Csound, Super Collider, Nyquist, Chuck ou similares) oferecerá ao aluno a possibilidade de lidar com os problemas supracitados dos pontos de vista prático e teórico e nos âmbitos profissional e acadêmico.
Conteúdo:
Introdução: Processos musicais e informação musical. Áudio digital: representação, análise espectral e filtros. Instrumentos digitais: representação, sínteses aditiva, subtrativa e não-linear. Acústica de salas: espacialização e reverberação. Fazer musical: composição auxiliada por computador, composição algorítmica, música eletrônica e performance interativa.
Forma de Avaliação:
Bibliografia:
1. F. R. Moore, Elements of Computer Music, Prentice Hall, 1990 2. M. Puckette, Theory and Tecnique of Eletronic Music, World Scientific Publishing Company, 1997. 3. C. Road, The Computer Music Tutorial, MIT Press, 1996. 4. R. Rowe, Machine Musicianship, MIT Press, 2001. 5. T. Kientzle, A Programmer’s Guide to Sound, Addison-Wesley, 1998.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial