Disciplina Discipline MAC5900
Computação Musical

Music Computing

Área de Concentração: 45134

Concentration area: 45134

Criação: 27/06/2024

Creation: 27/06/2024

Ativação: 27/06/2024

Activation: 27/06/2024

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Fabio Kon

Marcelo Gomes de Queiroz

Objetivos:

Introduzir ferramental teórico e prático do uso de algoritmos para analisar, processar e sintetizar sons e estruturas musicais.

Objectives:

Introduce theoretical and practical tools on the use of algorithms for analyzing, processing and synthesizing sounds and music structures.

Justificativa:

As áreas de computação musical e processamento sonoro englobam problemas importantes como a compressão de áudio (p.ex. mp3), a transmissão por rede (streaming), o processamento de efeitos (p.ex. equalização) e a transcrição de áudio, entre muitos outros. Tais problemas envolvem conceitos fundamentais sobre representação e manipulação de sinais digitais de áudio que são abordados nesta disciplina. Além disso, o uso de uma ou mais linguagens e protocolos específicos para computação musical (como Pure Data, Csound, Super Collider, Nyquist, Chuck, MIDI e OSC) oferecerá ao aluno a possibilidade de lidar com os problemas supracitados dos pontos de vista prático e teórico e nos âmbitos profissional e acadêmico.

Rationale:

The fields of music computing and sound processing encompass important problems such as audio compression (e.g. mp3), network transmission (streaming), effects processing (e.g. equalization) and audio trancription, among many others. These problems involve fundamental concepts about the representation and manipulation of digital audio signals which are discussed in this course. Besides, the use of one or more specific languages and protocols for music computing (such as Pure Data, Csound, Super Collider, Nyquist, Chuck, MIDI and OSC) offers the student the possibility of dealing with the above-mentioned problems from both practical and theoretical points-of-view, and in both professional and academic contexts.

Conteúdo:

1 - Sinais de áudio digital: representação, análise espectral e filtros. 2 - Síntese: modelos de síntese (aditiva, subtrativa e não-linear) e de instrumentos digitais (interface e mapeamento). 3 - Análise: espectrogramas, características sonoras, detecção (onset e frequência fundamental) e classificação de sinais sonoros. 4 - Aplicações: tópicos selecionados dentre acústica de salas, acústica de instrumentos, sonificação e recuperação de informação musical.

Content:

1 - Digital audio signals: representation, spectral analysis and filters. 2 - Synthesis: synthesis models (additive, subtractive and nonlinear) and digital instruments (interface and mapping). 3 - Analysis: spectrograms, audio features, detection (onset and fundamental frequency) and classification of sound signals. 4 - Applications: selected topics from room acoustics, musical instrument acoustics, sonification and music information retrieval.

Forma de Avaliação:

A avaliação será realizada através de seminários, projetos e provas. A nota final será calculada pela média obtida pelo aluno nos instrumentos de avaliação. Nas duas primeiras semanas de aula o docente fixará as datas e o número de provas, projetos e seminários, assim como o critério de atribuição do conceito final.

Type of Assessment:

The evaluation will be carried out through seminars, projects and tests. The final grade will be calculated by mean obtained by the student in the assessment instrument. In the first two weeks of class, the teacher will set the dates and number of tests, projects and seminars, as well as the criteria for attributing the final letter grade.

Bibliografia:

1. F. R. Moore, Elements of Computer Music, Prentice Hall, 1990 2. M. Puckette, Theory and Tecnique of Eletronic Music, World Scientific Publishing Company, 1997. 3. C. Road, The Computer Music Tutorial, MIT Press, 1996. 4. R. Rowe, Machine Musicianship, MIT Press, 2001. 5. T. Kientzle, A Programmer’s Guide to Sound, Addison-Wesley, 1998.

Bibliography:

1. F. R. Moore, Elements of Computer Music, Prentice Hall, 1990 2. M. Puckette, Theory and Tecnique of Eletronic Music, World Scientific Publishing Company, 1997. 3. C. Road, The Computer Music Tutorial, MIT Press, 1996. 4. R. Rowe, Machine Musicianship, MIT Press, 2001. 5. T. Kientzle, A Programmer’s Guide to Sound, Addison-Wesley, 1998.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial