Área de Concentração: 45134
Concentration area: 45134
Criação: 27/05/2022
Creation: 27/05/2022
Ativação: 27/05/2022
Activation: 27/05/2022
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
6 | 2 | 4 | 10 semanas | 10 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Fabio Kon
Marcelo Gomes de Queiroz
Objetivos:
Estudar tópicos avançados em computação sonora e musical, selecionados dentro das seguintes áreas: recuperação de informação musical, análise computacional de cenas auditivas, processamento de sinais multimodais, métodos computacionais em acústica musical e de salas, modelos e métodos computacionais em psicoacústica, técnicas de síntese e processamento sonoro em tempo real e métodos computacionais em sonologia. O papel dessa disciplina é o de propiciar ao aluno de pós-graduação a oportunidade de acompanhar resultados recentes e relevantes nas áreas mencionadas, bem como aprofundar seus conhecimentos em tópicos que passam a ocupar lugar de destaque na literatura, e que se beneficiam de um estudo direcionado e supervisionado.
Objectives:
To study advanced topics in sound and music computing, selected amidst the following areas: music information retrieval, auditory scene analysis, multimodal signal processing, computational methods in music and room acoustics, computational models and methods in psychoacoustics, real time sound processing and synthesis techniques, and computational methods in sonology. The role of this discipline is to provide to graduate students the oportunity to follow recent and relevant results in the aforementioned areas, and to deepen their knowledge in topics that come to occupy a special position in the literature, which benefit from a directed and supervised study.
Justificativa:
A área de computação sonora e musical, embora não seja recente (se origina na década de 1950), encontra-se em expansão veloz no Brasil e no mundo, com muitas conferências e eventos satélites em tópicos específicos sendo criados para aprofundar debates que já ocorrem há décadas em conferências mais amplas e já estabelecidas, como ICMC, SMC, ISMIR, NIME e AES. Novas tecnologias em computação sonora e musical têm causado um grande impacto nas artes performáticas e também nas indústrias da música, de jogos e de entretenimento, gerando demandas com grande potencial de fomento à inovação científica (demandas por novos modelos e algoritmos), tecnológica (demandas por soluções e sistemas de software criando oportunidades para startups) e artística (demandas por processamentos sonoros em plataformas móveis, distribuídas, vestíveis, etc.). Alunos de pós-graduação que pretendem trabalhar em alguma das áreas cobertas terão a oportunidade de aprofundar o conhecimento adquirido em disciplinas mais básicas (como MAC5900 e MAC5920) e conhecer tópicos relevantes para suas próprias pesquisas. Além disso, esta disciplina permitirá a professores e pesquisadores visitantes trazer para o ensino da pós-graduação suas contribuições de pesquisa nas áreas acima.
Rationale:
The field of sound and music computing, although not recent (it originates in the 1950's), undergoes a rapid expansion in Brazil and worldwide, with many conferences and satellite events in specific topics which are created to deepen debates which already occur for decades in wider-scoped and well-established conferences, such as ICMC, SMC, ISMIR, NIME and AES. New technologies in sound and music computing have caused great impact in the performing arts and in the music, game and entertainment industries, creating demand with large funding potential for innovation in science (demands for new models and algorithms), technology (demands for software solutions and systems creating opportunities for startups) and art (demands for sound processing in mobile, distributed and wearable plataforms). Graduate students which intend to work in any of the covered areas will have the opportunity to deepen their knowledge acquired in more introductory courses (as MAC5900 and MAC5920) and to get to know relevant topics for their own research. Besides, this course allows visiting professors and researchers to bring to the graduate program their research contributions in the above areas.
Conteúdo:
Os tópicos a serem selecionados, dentro das áreas supra mencionadas, dependerão do perfil dos alunos matriculados e do professor que irá ministrar a disciplina. Serão selecionados artigos de periódicos, notas de aula e capítulos de livros.
Content:
The topics to be selected, among the aforementioned areas, will depend on the profile of the enrolled students and the professor that will conduct the course. Reading material will be selected from conference and journal articles, course notes and book chapters.
Forma de Avaliação:
Desempenho didático e científico nos seminários; Participação nas discussões; Desempenho nos trabalhos práticos (e.g., desenvolvimento de software e escrita de artigos); Listas de exercícios.
Observação:
MAC6917 é uma disciplina avançada de computação musical que pressupõe familiaridade com os fundamentos da área. Cada tópico selecionado pode possuir pré-requisitos diferentes, por isso converse com o professor ministrante em caso de dúvidas. Periódicos internacionais relevantes: Computer Music Journal, Leonardo Music Journal, Journal of New Music Research, Organized Sound, Journal of the Audio Engineering Society, IEEE/ACM Transactions on Audio, Speech and Language Processing, EURASIP Journal on Advances in Signal Processing, EURASIP Journal on Audio, Speech and Music Processing. Proceedings de conferências internacionais relevantes: International Computer Music Conference, Sound and Music Computing Conference, International Society for Music Information Retrieval, New Interfaces for Music Expression, Computer Music Multidisciplinary Research, Linux Audio Conference, Conference on Digital Audio Effects, IEEE International Conference on Acoustics, Speech and Signal Processing, IEEE International Symposium on Multimedia. Veículos nacionais relevantes: JSBC, Revista Opus, Revista Vórtex, Revista Música Hodie, Anais do SBCM, Anais do Congresso da ANPPOM.
Bibliografia:
FARNELL, A. Designing Sound, The MIT Press, 2010. HAVELOCK, D., KUWANO, S., VORLÄNDER, M. Handbook of Signal Processing in Acoustics, Springer, 2008. KLAPURI, A., DAVY, M. Signal Processing Methods for Music Transcription, Springer, 2006. MÜLLER, M. Information Retrieval for Music and Motion, Springer, 2007. ROWE, R. Machine Musicianship, The MIT Press, 2004 VORLÄNDER, M. Auralization: Fundamentals of Acoustics, Modelling, Simulation, Algorithms and Acoustic Virtual Reality, Springer, 2011. WANG, D., BROWN, G. Computational Auditory Scene Analysis: Principles, Algorithms, and Applications, Wiley-IEEE Press, 2006 ZÖLZER, U. et al. DAFX: Digital Audio Effects. John Wiley & Sons, 2002.
Bibliography:
FARNELL, A. Designing Sound, The MIT Press, 2010. HAVELOCK, D., KUWANO, S., VORLÄNDER, M. Handbook of Signal Processing in Acoustics, Springer, 2008. KLAPURI, A., DAVY, M. Signal Processing Methods for Music Transcription, Springer, 2006. MÜLLER, M. Information Retrieval for Music and Motion, Springer, 2007. ROWE, R. Machine Musicianship, The MIT Press, 2004 VORLÄNDER, M. Auralization: Fundamentals of Acoustics, Modelling, Simulation, Algorithms and Acoustic Virtual Reality, Springer, 2011. WANG, D., BROWN, G. Computational Auditory Scene Analysis: Principles, Algorithms, and Applications, Wiley-IEEE Press, 2006 ZÖLZER, U. et al. DAFX: Digital Audio Effects. John Wiley &Sons, 2002.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial