Disciplina Discipline MAC6960
Programação para Jogos Digitais

Digital Game Programming

Área de Concentração: 45134

Concentration area: 45134

Criação: 14/06/2019

Creation: 14/06/2019

Ativação: 14/06/2019

Activation: 14/06/2019

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Flavio Soares Correa da Silva

Fabio Kon

Objetivos:

Desenvolver, por meio de exemplos práticos, a habilidade de reconhecer a estrutura básica de um jogo digital, implementar o essencial de cada subsistema, eleger soluções condizentes ao projeto de gameplay e familiarizar-se às diversas técnicas e tecnologias usadas na área.

Justificativa:

Jogos digitais compõem um mercado bilionário só no Brasil. Já fazem décadas que jogos são usados como a meta de desempenho das tecnologias e técnicas desenvolvidas pela Ciência da Computação, e sempre apresentaram problemas desafiadores aos seus desenvolvedores. No momento, não há nenhuma disciplina de pós-graduação na USP dedicada ao desenvolvimento de jogos em si. Por isso essa disciplina acrescentará um enorme potencial à formação dos alunos de pós-graduação da USP.

Conteúdo:

1) Fundamentos do desenvolvimento e produção de jogos digitais. 2) Sistemas básicos que compõem um jogo digital (Game Loop, Subsistemas, Recursos, Interface Humana, Conexão via Rede, Ferramentas de Desenvolvimento e Depuração). 3) Sistemas dedicados (Renderização Gráfica e Animação, Renderização Sonora, Simulação de Física, Inteligência Artificial). 4) Sistemas de Gameplay e padrões arquiteturais aplicados ao projeto de jogo e sua mecânicas.

Forma de Avaliação:

Média ponderada da nota dos trabalhos, dos projetos e outras avaliações.

Observação:

Esta é uma disciplina avançada de programação destinada a alunos que já possuem bons conhecimentos de programação em uma linguagem orientada a objetos.

Bibliografia:

1. Gregory, Jason. Game engine architecture. AK Peters/CRC Press, 2014. 2. Nystrom, Robert. Game programming patterns. Genever Benning, 2014. 3. Mark DeLoura et al. Game Programming Gems, volumes 1-8. Cengage learning, 2001-2011. 4. Rabin, Steve. Introduction to game development. Charles River Media, 2009. 5. Schell, Jesse. The Art of Game Design: A book of lenses. AK Peters/CRC Press, 2014. 6. Adams, Ernest, and Joris Dormans. Game mechanics: advanced game design. New Riders, 2012. 7. Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, and John Vlissides. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial