Área de Concentração: 45134
Concentration area: 45134
Criação: 14/06/2019
Creation: 14/06/2019
Ativação: 14/06/2019
Activation: 14/06/2019
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 2 | 4 | 12 semanas | 12 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Flavio Soares Correa da Silva
Fabio Kon
Objetivos:
Desenvolver, por meio de exemplos práticos, a habilidade de reconhecer a estrutura básica de um jogo digital, implementar o essencial de cada subsistema, eleger soluções condizentes ao projeto de gameplay e familiarizar-se às diversas técnicas e tecnologias usadas na área.
Justificativa:
Jogos digitais compõem um mercado bilionário só no Brasil. Já fazem décadas que jogos são usados como a meta de desempenho das tecnologias e técnicas desenvolvidas pela Ciência da Computação, e sempre apresentaram problemas desafiadores aos seus desenvolvedores. No momento, não há nenhuma disciplina de pós-graduação na USP dedicada ao desenvolvimento de jogos em si. Por isso essa disciplina acrescentará um enorme potencial à formação dos alunos de pós-graduação da USP.
Conteúdo:
1) Fundamentos do desenvolvimento e produção de jogos digitais. 2) Sistemas básicos que compõem um jogo digital (Game Loop, Subsistemas, Recursos, Interface Humana, Conexão via Rede, Ferramentas de Desenvolvimento e Depuração). 3) Sistemas dedicados (Renderização Gráfica e Animação, Renderização Sonora, Simulação de Física, Inteligência Artificial). 4) Sistemas de Gameplay e padrões arquiteturais aplicados ao projeto de jogo e sua mecânicas.
Forma de Avaliação:
Média ponderada da nota dos trabalhos, dos projetos e outras avaliações.
Observação:
Esta é uma disciplina avançada de programação destinada a alunos que já possuem bons conhecimentos de programação em uma linguagem orientada a objetos.
Bibliografia:
1. Gregory, Jason. Game engine architecture. AK Peters/CRC Press, 2014. 2. Nystrom, Robert. Game programming patterns. Genever Benning, 2014. 3. Mark DeLoura et al. Game Programming Gems, volumes 1-8. Cengage learning, 2001-2011. 4. Rabin, Steve. Introduction to game development. Charles River Media, 2009. 5. Schell, Jesse. The Art of Game Design: A book of lenses. AK Peters/CRC Press, 2014. 6. Adams, Ernest, and Joris Dormans. Game mechanics: advanced game design. New Riders, 2012. 7. Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, and John Vlissides. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial