Disciplina Discipline MAE5705
Perspectivas em Probabilidade e Estatística

Perspectives in Probability and Statistics

Área de Concentração: 45133

Concentration area: 45133

Criação: 20/12/2022

Creation: 20/12/2022

Ativação: 20/12/2022

Activation: 20/12/2022

Nr. de Créditos: 2

Credits: 2

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
1 0 2 10 semanas 10 weeks 30 horas 30 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Marcia D Elia Branco

Silvia Lopes de Paula Ferrari

Lucia Pereira Barroso

Objetivos:

Familiarizar os alunos do Programa de Pós-graduação em Estatística do IME/USP com as diferentes linhas de pesquisa e discutir tópicos relacionados com a elaboração de trabalhos científicos.

Justificativa:

A disciplina é importante para apresentar uma visão geral dos assuntos tratados em Probabilidade e Estatística.

Conteúdo:

O curso consiste de palestras ministradas por docentes do MAE e especialistas convidados, sobre temas de interesse em pesquisa básica, aplicações e historia da Probabilidade e da Estatística além de tópicos relacionados com a definição e elaboração de projetos de pesquisa.

Forma de Avaliação:

A avaliação será realizada através de seminários, projetos e provas. A nota final será calculada pela média obtida pelo aluno nos instrumentos de avaliação. Nas duas primeiras semanas de aula o docente fixará as datas e o número de provas, projetos e seminários, assim como o critério de atribuição do conceito final. Participação e maula e seminário

Bibliografia:

Stiegler, S. (1986). The History of Statistics. Cambridge, MA: Harvard University Press. Eco, U. (2020). Como se Faz uma Tese.. São Paulo: Editora Perspectiva. Ehrenberg, A.S.C. (1981). The problem of numeracy. The American Statistician, 35, 67-71. Matos, F.G. (1988). O título de um trabalho científico: claro, conciso e criativo. Ciência e Cultura, 40, 778-779. Woodford, F.P. (1967). Sounder thinking through clearer writing. Science, 156, 743-745. Woolston, D.C., Robinson, P.A. and Kutzbach, G. (1988). Effective Writing Strategies for Engineers and Scientists. Chelsea, MI: Lewis Publishers, Inc. H. (2009). Science Research Writing for Non-Native Speakers of English. London: Imperial College Press. Glasman-Deal. Demey AS, Tewksbury R, (2012). How to write a literature review. Journal of Criminal Justice Education, 24, 2, 218-234. Hall GM (2013). How to Write a Paper. 5th ed. John Wiley & Sons. Newell GE, Beach R., Smith J., VanDerHeide J. (2011). Teaching and learning argumentative reading and writing: a review of research. Reading Research Quarterly, 46, 3, 273-304.

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial