Disciplina Discipline MAE5705
Perspectivas em Probabilidade e Estatística

Área de Concentração: 45133

Concentration area: 45133

Criação: 05/01/2018

Creation: 05/01/2018

Ativação: 05/01/2018

Activation: 05/01/2018

Nr. de Créditos: 2

Credits: 2

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
1 0 2 10 semanas 10 weeks 30 horas 30 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Marcia D Elia Branco

Silvia Lopes de Paula Ferrari

Lucia Pereira Barroso

Objetivos:

Familiarizar os alunos do programa de pós-graduação do Departamento de Estatística do IME/USP com as diferentes linhas de pesquisa e discutir tópicos relacionados com a elaboração de trabalhos científicos.

Justificativa:

A disciplina é importante para apresentar uma visão geral dos assuntos tratados em Probabilidade e Estatística.

Conteúdo:

O curso consiste de palestras ministradas por docentes do MAE e especialistas convidados, sobre temas de interesse em pesquisa básica, aplicações e historia da Probabilidade e da Estatística além de tópicos relacionados com a definição e elaboração de projetos de pesquisa.

Forma de Avaliação:

Participação em aula e seminário.

Observação:

Bibliografia:

Stiegler, S. (1986). The History of Statistics. Cambridge, MA: Harvard University Press. Eco, U. (1977). Como se faz uma tese, 22a ed. São Paulo: Editora Perspectiva. Ehrenberg, A.S.C. (1981). The problem of numeracy. The American Statistician, 35, 67-71. Matos, F.G. (1988). O título de um trabalho científico: claro, conciso e criativo. Ciência e Cultura, 40, 778-779. Woodford, F.P. (1967). Sounder thinking through clearer writing. Science, 156, 743-745. Woolston, D.C., Robinson, P.A. and Kutzbach, G. (1988). Effective writing strategies for engineers and scientists. Chelsea, MI: Lewis Publishers, Inc. Sglasman-Deal, H. (2009). Science Research Writing for Non-Native Speakers of English. London: Imperial College Press. Woodford, F.P. (1967). Sounder thinking through clearer writing. Science, 156, 743-745. Woolston, D.C., Robinson, P.A. and Kutzbach, G. (1988). Effective writing strategies for engineers and scientists. Chelsea, MI: Lewis Publishers, Inc. Sglasman-Deal, H. (2009). Science Research Writing for Non-Native Speakers of English. London: Imperial College Press.