Área de Concentração: 45133
Concentration area: 45133
Criação: 20/12/2022
Creation: 20/12/2022
Ativação: 20/12/2022
Activation: 20/12/2022
Nr. de Créditos: 2
Credits: 2
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 0 | 2 | 10 semanas | 10 weeks | 30 horas | 30 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Marcia D Elia Branco
Silvia Lopes de Paula Ferrari
Lucia Pereira Barroso
Objetivos:
Familiarizar os alunos do Programa de Pós-graduação em Estatística do IME/USP com as diferentes linhas de pesquisa e discutir tópicos relacionados com a elaboração de trabalhos científicos.
Justificativa:
A disciplina é importante para apresentar uma visão geral dos assuntos tratados em Probabilidade e Estatística.
Conteúdo:
O curso consiste de palestras ministradas por docentes do MAE e especialistas convidados, sobre temas de interesse em pesquisa básica, aplicações e historia da Probabilidade e da Estatística além de tópicos relacionados com a definição e elaboração de projetos de pesquisa.
Forma de Avaliação:
A avaliação será realizada através de seminários, projetos e provas. A nota final será calculada pela média obtida pelo aluno nos instrumentos de avaliação. Nas duas primeiras semanas de aula o docente fixará as datas e o número de provas, projetos e seminários, assim como o critério de atribuição do conceito final. Participação e maula e seminário
Bibliografia:
Stiegler, S. (1986). The History of Statistics. Cambridge, MA: Harvard University Press. Eco, U. (2020). Como se Faz uma Tese.. São Paulo: Editora Perspectiva. Ehrenberg, A.S.C. (1981). The problem of numeracy. The American Statistician, 35, 67-71. Matos, F.G. (1988). O título de um trabalho científico: claro, conciso e criativo. Ciência e Cultura, 40, 778-779. Woodford, F.P. (1967). Sounder thinking through clearer writing. Science, 156, 743-745. Woolston, D.C., Robinson, P.A. and Kutzbach, G. (1988). Effective Writing Strategies for Engineers and Scientists. Chelsea, MI: Lewis Publishers, Inc. H. (2009). Science Research Writing for Non-Native Speakers of English. London: Imperial College Press. Glasman-Deal. Demey AS, Tewksbury R, (2012). How to write a literature review. Journal of Criminal Justice Education, 24, 2, 218-234. Hall GM (2013). How to Write a Paper. 5th ed. John Wiley & Sons. Newell GE, Beach R., Smith J., VanDerHeide J. (2011). Teaching and learning argumentative reading and writing: a review of research. Reading Research Quarterly, 46, 3, 273-304.
Idiomas ministrados:
Languages taught:
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial