Disciplina Discipline MAT6425
Métodos topológicos em Análise não linear

Área de Concentração: 45131

Concentration area: 45131

Criação: 25/06/2019

Creation: 25/06/2019

Ativação: 25/06/2019

Activation: 25/06/2019

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docente Responsável:

Professor:

Pierluigi Benevieri

Objetivos:

Apresentar ao estudante a aplicação dos métodos topológicos mais clássicos, em particular a teoria do grau topológico, estudando as aplicações para resolução de equações diferenciais.

Justificativa:

A teoria do grau se constitui como tema fundamental na pesquisa avançada em Análise Matemática fazendo parte dos conhecimentos necessários da área.

Conteúdo:

1. Introdução à teoria do grau topológico. Como o grau nasce e com quais objetivos. Grau de Brouwer em dimensão finita, grau de Leray-Schauder em dimensão infinita. 2. Aplicação aos problemas de existência, multiplicidade e localização de soluções de equações diferenciais, de acordo com os artigos colocados na bibliografia.

Forma de Avaliação:

Provas, exercícios e seminários.

Bibliografia:

D. Bonheure, B. Noris, T. Weth, Increasing radial solutions for Neumann problems without growth restrictions, Ann. Inst. H. Poincaré Anal. Non Linéaire, 29 (2012), 573–588. do Ó́, J.M., Lorca, S., Ubilla, P.: Local superlinearity for elliptic systems involving parameters J. Differ. Equ., 211 (2005), 1–19. K. Deimling, Nonlinear Functional Analysis, Springer Verlag, Berlin, 1985. I. Fonseca, W. Gangbo, Degree theory in analysis and applications, Oxford University Press, New York, 1995. N. Lloyd, Degree Theory, Cambridge University press, 1978. E. Outerelo J. Ruiz, Mapping degree theory, Graduate Studies in Math., 108. American Mathe- matical Society, Providence, RI; 2009, x+244 pp.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial