Área de Concentração: 5175
Concentration area: 5175
Criação: 10/03/2022
Creation: 10/03/2022
Ativação: 24/06/2022
Activation: 24/06/2022
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 2 | 4 | 12 semanas | 12 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Elizabeth Maria Freire de Araujo Lima
Fatima Correa Oliver
Sandra Maria Galheigo
Talita Naiara Rossi da Silva
Objetivos:
A disciplina tem por finalidade a) discutir conceitos e procedimentos adotados em pesquisas de natureza qualitativa, quantitativa e mistas em Terapia Ocupacional em contextos territoriais e comunitários; b) descrever estudos de revisão integrativa, narrativa e sistemática da literatura; c) discutir problemáticas relacionadas às práticas desenvolvidas pelos participantes de modo a configurarem campo de estudo e pesquisa; d) instrumentalizar os estudantes para o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da Terapia Ocupacional em contextos territoriais e comunitários.
Objectives:
The course aims to a) discuss concepts and procedures adopted in qualitative, quantitative and mixed research in Occupational Therapy in territorial and community contexts; b) describe integrative, narrative and systematic literature review; c) discuss problems related to the practices developed by the participants in order to configure a field of study and research; d) prepare the students to develop studies and research in the field of Occupational Therapy in territorial and community contexts.
Justificativa:
Diferentes métodos e procedimentos têm sido utilizados pelos terapeutas ocupacionais no desenvolvimento de estudos e pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas sobre as práticas profissionais em contextos territoriais e comunitários. No campo da Terapia Ocupacional há necessidade de mapear e discutir esses métodos para orientar investigações acerca da formulação, realização, aperfeiçoamento e validação de programas e projetos de terapeutas ocupacionais, no sentido de tornar possível produzir conhecimento a partir das práticas desenvolvidas. Ao admitirmos a complexidade inerente ao campo da terapia ocupacional configuram-se como pertinentes: métodos e técnicas de pesquisa quantitativa, que deem relevância a sua dimensão morfológica, objetiva e estruturada, bem como aqueles referentes às pesquisas qualitativas, que são direcionadas ao longo do seu desenvolvimento e nas quais a compreensão do fenômeno ou campo estudado, leva em conta e valoriza a perspectiva dos participantes da situação estudada. Neste sentido, é importante discutir os diferentes desenhos de pesquisa bem como os métodos e procedimentos adotados para o estudo das situações.
Rationale:
Different methods and procedures have been used by occupational therapists in the development of qualitative, quantitative and mixed studies on professional practices in territorial and community contexts. In the field of Occupational Therapy there is a need to map and discuss these methods in order to: guide investigations about the formulation, implementation, improvement and validation of programs and projects of occupational therapists; make it possible to produce knowledge from the practices carried out. Taking into consideration the complexity inherent to the field of occupational highlight its morphological, objective and structured dimension, as well as those related to qualitative research, which are directed along its development and in which the understanding of the phenomenon or field studied takes into account and values the perspective of the participants of the studied situation. In this sense, it is important to discuss the different research designs as well as the methods and procedures adopted to study the situations.
Conteúdo:
• Introdução à pesquisa social e em saúde. Pesquisa como atividade integrada à prática profissional. • Noções gerais sobre a definição do tema, do objeto de pesquisa, do quadro de referência, das técnicas de coleta e análises de dados. • Especificidades da pesquisa social, da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa: referenciais teóricos e metodológicos mais utilizados. • Variações em relação ao desenho da pesquisa: pesquisa-participante, pesquisa-ação, pesquisa-intervenção, triangulação de dados, estudos descritivos, exploratórios, de corte transversal, de coortes, observacionais e experimentais. • Procedimentos para coleta de dados: Entrevistas (semi-estruturada, livre-narrativa, em profundidade e histórias de vida); Grupos focais; Estudo de caso e relato de experiência; Observação sistemática, observação participante; Diários de Campo; Cartografias; Pesquisa documental; Uso de tecnologias visuais na pesquisa: mapas corporais e fotovoz; Questionários, escalas e testes padronizados; Revisão integrativa, narrativa e sistemática da literatura; • Análise de conteúdo: compilação do material (transcrição e organização do material); leitura flutuante, definição das temáticas centrais e codificação dos sub-temas; constituição do corpus da pesquisa; e análise final. • Análise descritiva e estatística.
Content:
Introduction to social and health research. Research as an activity integrated to professional practice. General notions on the definition of the research theme, the object of research, the frame of reference, data collection techniques and analysis. Specificities of social research, qualitative research, and quantitative research: mostly used theoretical and methodological references. Variations regarding research design: participant-research, action-research, intervention-research, data triangulation, descriptive, exploratory, cross-sectional, cohort, observational and experimental studies. Collection Procedures Interviews (semi-structured, free-narrative, in-depth, and life stories) Focal groups Case studies and experience reports Systematic observation, participant observation Field diaries Cartographies Documentary research Use of visual technologies in research: body maps and photovoice; Questionnaires, scales and standardized tests; Integrative, narrative and systematic literature review; Content analysis: compilation of the material (transcription and organization of the material); floating reading, definition of central themes and codification of sub-themes; constitution of the research corpus; and final analysis. Descriptive and statistical analysis.
Forma de Avaliação:
O aproveitamento do estudante na disciplina será avaliado por meio da qualidade do conteúdo e apresentação de seminário grupal e de trabalho individual e levará em conta o diálogo com os tópicos estudados. Conforme o Artigo 67 do Regimento da Pós- Graduação da USP, os estudantes poderão receber os seguintes conceitos: A – Excelente, com direito a crédito; B – Bom, com direito a crédito C – Regular, com direito a crédito; R – Reprovado, sem direito a crédito;
Type of Assessment:
Student Performance in the discipline will be evaluated through the quality of the content and presentation of a group seminar and individual work, considering the dialogue with the topics studied. According to Article 67 of USP's Postgraduate Regulations, students can be awarded the following concepts A - Excellent, with right to credit; B - Good, with right to credit; C - Regular, with right to credit; R - Fail, with no credit;
Observação:
Conforme as regras universitárias, serão aprovados por frequência os estudantes que obtiverem 75 % de frequência
Notes/Remarks:
According to the university rules, students who obtain 75% attendance will be approved by attendance.
Bibliografia:
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Bibliography:
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Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial