Disciplina Discipline MFT5738
Vida Cotidiana, Comunidade e Inclusão Social

Área de Concentração: 5175

Concentration area: 5175

Criação: 26/06/2019

Creation: 26/06/2019

Ativação: 27/06/2019

Activation: 27/06/2019

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
3 3 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Marta Carvalho de Almeida

Fatima Correa Oliver

Objetivos:

1. Desenvolver conteúdos relevantes para aprimorar competências profissionais específicas para as práticas inclusivas em comunidades, tendo em vista noções essenciais e estruturantes desse campo de intervenção. 2. Apresentar e discutir aspectos conceituais que fundamentam a prática profissional, com base na centralidade das noções de vida cotidiana, participação e inclusão social nas intervenções profissionais do terapeuta ocupacional em serviços territoriais e comunitários. 3. Oferecer subsídios para o desenvolvimento de habilidades profissionais de identificação de problemas de participação nas diferentes dimensões da vida cotidiana e comunitária de pessoas com incapacidades e/ou em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como para o planejamento de práticas profissionais ancoradas na realidade cultural e nos recursos locais e comunitários.

Justificativa:

A disciplina trata de oferecer oportunidades de reflexão acerca de conceitos e noções que, tratados isoladamente ou de maneira integrada às temáticas concernentes às ações práticas dos terapeutas ocupacionais, despertam controvérsias e polêmicas importantes (em especial as noções de comunidade, participação social e vida cotidiana). Tais polêmicas são refletidas diretamente na prática profissional cotidiana e, quando não elaboradas, podem gerar fragilidades importantes no âmbito da resolutividade das ações profissionais. Nesse sentido, a disciplina contribui para a apreensão da complexidade da abordagem comunitária, para o desenvolvimento da capacidade de discriminação crítica do profissional e apoia a elaboração de propostas de intervenção dotadas de coerência e consistência teórico-metodológica. A disciplina oferecerá subsídios essenciais para os estudos posteriores dos ingressantes no programa de mestrado profissional.

Conteúdo:

• Processos de inclusão/exclusão social sob distintas matrizes teórico metodológicas. • Democracia, participação social e cidadania e a esfera das políticas e práticas sociais. • Marcos conceituais nos estudos sobre comunidade, e suas repercussões nas ações de saúde, da assistência social e da terapia ocupacional. • Multiculturalidade, trabalho comunitário e a construção de perspectivas para a ação profissional. • Participação social e vida cotidiana de pessoas com incapacidades e/ou em situação de vulnerabilidade e risco social. • Proteção social, redes de apoio na comunidade e o acionamento de recursos do contexto como estratégia para a inclusão social. • Desinstitucionalização e territorialização na atenção a segmentos populacionais que vivenciam processos de ruptura das redes de suporte social e de fragilização do pertencimento comunitário. • Terapia ocupacional e comunidade: bases teórico- metodológicas da intervenção.

Forma de Avaliação:

Freqüência e participação nos debates e seminários. Estudo da bibliografia recomendada. Apresentação de trabalho escrito tomando um dos conceitos estudados co

Bibliografia:

1. BARROS, Denise Dias; DE ALMEIDA, Marta Carvalho; VECCHIA, Talita Camila. Terapia ocupacional social: diversidade, cultura e saber técnico. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 18, n. 3, p. 128-134, 2007. 2. BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2001 3. CASTEL, Robert. Da indigência à exclusão, à desfiliação: precariedade do trabalho e vulnerabilidade relacional. In: BAREMBLIT, Gregório et. al. SaúdeLoucura – Grupos e coletivos n.4. São Paulo: HUCITEC, 1993. p.21-48. 4. CORREIA, R.L.; AKERMAN, M. Desenvolvimento local participativo, rede social. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 26(1):159-65, 2015. 5. DA GLÓRIA GOHN, Maria. Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Saúde e sociedade, v. 13, n. 2, p. 20-31, 2004. 6. DEMO, Pedro. Política social e cidadania. 2 . ed. Campinas: Papirus, 1996. 7. FERREIRA, M. A.V. La construcción social de la discapacidad: habitus, estereótipos y exclusión social. Nómadas. Revista Crítica de Ciências Sociales y Jurídicas, n.17, jan./jun., 2008. 8. FONSECA, Angélica Ferreira (Org.) O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. 9. GALHEIGO, S. M. O cotidiano na Terapia Ocupacional: cultura, subjetividade e contexto histórico-social. Revista de Terapia Ocupacional da USP, v.14, n.3, 2003. 10. HAMMELL, K.R.W. Self-care, productivity and leisure, or dimensions of occupational experience: rethinking “occupational” categories. Canadian Journal of Occupational Therapy. 2008; 76: 107-114. 11. MAFFESOLI, M. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Trad. Aluizio Ramos Trinta. Porto Alegre: Sulina, 2007. 12. MENDES, J.M. Cultura e Multiculturalidade. Coimbra: Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema, 2010. 13. OLIVER, F. C., NICÁCIO, Fernanda. Autonomia, derechos y participación social: directrices para la atención y rehabilitación psicosocial de base comunitária/ territorial In: PAGANIZZI, L. (org) Terapia Ocupacional Psicosocial: escenarios clínicos y comunitários.1 ed.Buenos Aires : Polemos, 2007, v.1, p. 121-138. 14. PAIVA, Raquel. O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Mauad Editora Ltda, 2007. 15. ROTTELLI, F.; LEONARDIS, O.; MAURI, D. Desinstitucionalização, uma outra via. In: __________ Desinstitucionalização. 2ª Ed. São Paulo: HUCITEC, 1990, pp.17-59. 16. SARACENO, B. As variáveis reais: sujeitos, contextos, serviços, recursos. In:______. Libertando Identidades: da reabilitação psicossocial à cidadania possível. 2ª ed. Te Corá Editora. Rio de Janeiro: 2001. Cap.4, p. 77-107.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial