Disciplina Discipline MOF5746
Pesquisa Anatômica e Experimental das Propriedades Biomecânicas de Laringes Excisadas no Desempenho das Funções Respiratória, Fonatória e Esfinctérica

Anatomical and Experimental Research of the Biomechanical Properties of Excised Larynges in the Performance of Respiratory, Phonatory and Sphincter Functions

Área de Concentração: 5143

Concentration area: 5143

Criação: 09/03/2023

Creation: 09/03/2023

Ativação: 09/03/2023

Activation: 09/03/2023

Nr. de Créditos: 4

Credits: 4

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
1 1 1 20 semanas 20 weeks 60 horas 60 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Domingos Hiroshi Tsuji

Luiz Ubirajara Sennes

Rui Imamura

Objetivos:

Estudo anatômico e em modelo experimental das propriedades bio-mecânicas das pregas vocais e do complexo neuromuscular da laringe no desempenho das funções respiratória, protetiva e fonatória, através de alterações físicas e mecânicas induzidas em laringes excisadas.

Objectives:

Anatomical and experimental models for the study of the biomechanical properties of the vocal folds and the laryngeal neuromuscular complex in the performance of respiratory, protective and phonatory functions, through physical and mechanical changes performed in excised larynxes.

Justificativa:

A laringe é um órgão que desempenha suas funções primordiais nos seres vivos, estando implicada na respiração, fonação e na proteção das vias aéreas inferiores. É um órgão constituído de cartilagens e ligamentos que se articulam e são modificados por ação de pequenos músculos com inervação comum. Pequenas modificações da conformação laríngea e das propriedades físicas de suas estruturas (tensão, massa, comprimento, elasticidade, pressão subglótica, entre outros) ocorrem constantemente no desempenho de suas funções. O desenvolvimento dos métodos propedêuticos, a pesquisa anatômica e em modelos experimentais vem permitindo a melhor compreensão do controle bio-mecânico desse órgão e de sua dinâmica. A aplicação desses conhecimentos permite uma melhor compreensão das repercussões geradas pelas várias afecções que acometem a laringe. Também subsidiam a utilização de procedimentos específicos para corrigir distúrbios orgânicos e funcionais, ou para induzir modificações qualitativas de suas funções, como na emissão vocal.

Rationale:

The primary functions of the larynx are related to breathing, phonation and protection of the lower airways. It is an organ made up of cartilage and ligaments that articulate and are modified by the action of small muscles with common innervation. Small changes in the laryngeal configuration and in the physical properties of its structures (tension, mass, length, elasticity, subglottic pressure, among others) constantly occur in the performance of its functions. The development of propaedeutic methods, anatomical research and experimental models has allowed a better understanding of the biomechanical control of this organ and its dynamics. The application of this knowledge allows a better understanding of the repercussions generated by the various conditions that affect the larynx. They also support the use of specific procedures to correct organic and functional disorders, or to induce qualitative changes in their functions, such as in vocal emission.

Conteúdo:

Será utilizado o modelo de estudo de “aprendizado colaborativo” em que os alunos participam ativamente das discussões conceituais de cada tópico a ser abordado. Dispondo de um site específico criado pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP (http://digital.fm.usp.br/posgraduacao/ ) os alunos contam com um ambiente exclusivo para discutir entre si os tópicos definidos pelo corpo docente. Estas discussões exigem busca ativa de conhecimento (leitura prévia da literatura básica recomendada e pesquisas individuais) que, juntamente com a interação entre os alunos, constituem a base do aprendizado colaborativo. 1- Atualização da anatomia e histologia da laringe enfatizando as propriedades biomecânicas de suas estruturas (cartilagens, articulações, mucosa, ligamentos e músculos), incluindo o efeito do envelhecimento sobre estas estruturas; 2- Estudo da inervação laríngea e as repercussões de denervações seletivas. 3- Métodos radiológicos (tomografia, videodeglutograma), endoscópicos (estroboscopia, quimografia), elétricos (eletromiografia, eletroglotografia) e acústicos (espectro vocal, análise acústica) de avaliação das funções laríngeas; 4- Modelos experimentais em laringologia; 5- Repercussões nas funções laríngeas por alterações biomecânicas induzidas (injeção e implante de materiais, cirurgias sobre as estruturas laríngeas); 6- Estudo das afecções laríngeas enfocando seus aspectos bio-mecânicos; 7- Estudo das técnicas cirúrgicas e as implicações sobre as propriedades biomecânicas; 8- Tendências futuras em laringologia e 9- Discussão de casos selecionados.

Content:

The study model of “collaborative learning” will be used, in which students actively participate in the conceptual discussions of each topic to be addressed. With a specific website created by the Discipline of Telemedicine of the Department of Pathology at FMUSP (http://digital.fm.usp.br/posgraduacao/ ) students have an exclusive environment to discuss the topics defined by the faculty among themselves. These discussions require an active search for knowledge (previous reading of the recommended basic literature and individual surveys) which, together with interaction between students, form the basis of collaborative learning. Content may include: 1- Update of the anatomy and histology of the larynx, emphasizing the biomechanical properties of its structures (cartilages, joints, mucosa, ligaments and muscles), including the effect of aging on these structures; 2- Study of laryngeal innervation and the repercussions of selective denervations. 3- Radiological (tomography, videodeglutogram), endoscopic (stroboscopy, kymography), electrical (electromyography, electroglottography) and acoustic (vocal spectrum, acoustic analysis) methods for evaluating laryngeal functions; 4- Experimental models in laryngology; 5- Repercussions on laryngeal functions due to induced biomechanical changes (injection and implantation of materials, surgeries on laryngeal structures); 6- Study of laryngeal disorders focusing on their bio-mechanical aspects; 7- Study of surgical techniques and implications on biomechanical properties; 8- Future trends in laryngology and 9- Discussion of selected cases.

Forma de Avaliação:

- Forma de avaliação: Frequência, participação e interesse nas discussões online, aulas e seminários, capacidade de análise crítica dos trabalhos e métodos discutidos.

Type of Assessment:

- Evaluation method: Frequency, participation and interest in online discussions, classes and seminars, ability to critically analyze the works and methods discussed.

Bibliografia:

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Tipo de oferecimento da disciplina:

Não-Presencial

Class type:

Não-Presencial

Informações adicionais do oferecimento da disciplina:

A porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial (1- 100%). 100% Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online. Atividades online: - Apresentação da Disciplina: corpo docente no início da Disciplina. - Definição dos temas de discussão e respectivos alunos responsáveis: corpo docente no início da Disciplina. - Elaboração dos fóruns de discussão de cada tema e resumo inicial do assunto: alunos responsáveis pelo respectivo tópico, em datas pré-definidas. - Leitura prévia do tema e participação no fórum de discussões: todos os alunos, ocorrerá de modo contínuo, assíncrono, durante toda o período de vigência da Disciplina. Especificação se as aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas. As aulas serão substituídas por discussão entre os alunos (aprendizado colaborativo) com os alunos responsáveis pelos temas propondo questionamentos e estimulando as discussões. Esta atividade é assíncrona e contínua durante toda a Disciplina. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno e a A plataforma que será utilizada. Será disponibilizado online: - Literatura básica - Fórum online para discussão de tópicos relacionados ao tema (definido pelo corpo docente) entre os alunos - plataforma MedUSP DIgital (http://digital.fm.usp.br/posgraduacao/ ) Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos). Não haverá atividade presencial na Universidade Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro). No modelo de aprendizado colaborativo, o professor atua como designer do conteúdo (plataforma online, temas, literatura básica), mas são os alunos que devem fazer a maior parte da INTERAÇÃO entre si, tanto nos fóruns de discussão como na apresentação e discussão das aulas. A interação entre professor(a) e aluno(a) ocorre fora do contexto das discussões, para eventuais esclarecimentos necessários. A corpo discente não atua diretamente nas discussões, uma vez que isto tende a desestimular a participação dos alunos. A forma de controle da frequência nas aulas. Participação nos fóruns de Discussão. Cada aluno é cobrado quanto à sua participação em pelo menos um fórum de discussão (são vários) de cada tema. Falha em cumprir este requisito mínimo é interpretado como não presença no tema discutido. Informação sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos. Como a participação ONLINE ocorre nos fóruns de discussão: ela e assíncrona. Mas estimulamos os alunos a utilizarem fotos em seus perfis. A forma de avaliação da aprendizagem (presencial/remota). Participação nos fóruns de Discussão. Apesar da interação para aprendizado ser entre os alunos, a participação na disciplina é rigorosamente controlada pelo corpo docente. Cada aluno é cobrado quanto à sua participação nos fóruns de discussão (são vários) de cada tema. O número de interações, estímulo aos colegas e conteúdo dos comentários feitos são usados para definir o conceito de cada aluno.

Additional class type information:

A porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial (1- 100%). 100% Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online. Atividades online: - Apresentação da Disciplina: corpo docente no início da Disciplina. - Definição dos temas de discussão e respectivos alunos responsáveis: corpo docente no início da Disciplina. - Elaboração dos fóruns de discussão de cada tema e resumo inicial do assunto: alunos responsáveis pelo respectivo tópico, em datas pré-definidas. - Leitura prévia do tema e participação no fórum de discussões: todos os alunos, ocorrerá de modo contínuo, assíncrono, durante toda o período de vigência da Disciplina. Especificação se as aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas. As aulas serão substituídas por discussão entre os alunos (aprendizado colaborativo) com os alunos responsáveis pelos temas propondo questionamentos e estimulando as discussões. Esta atividade é assíncrona e contínua durante toda a Disciplina. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno e a A plataforma que será utilizada. Será disponibilizado online: - Literatura básica - Fórum online para discussão de tópicos relacionados ao tema (definido pelo corpo docente) entre os alunos - plataforma MedUSP DIgital (http://digital.fm.usp.br/posgraduacao/ ) Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos). Não haverá atividade presencial na Universidade Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro). No modelo de aprendizado colaborativo, o professor atua como designer do conteúdo (plataforma online, temas, literatura básica), mas são os alunos que devem fazer a maior parte da INTERAÇÃO entre si, tanto nos fóruns de discussão como na apresentação e discussão das aulas. A interação entre professor(a) e aluno(a) ocorre fora do contexto das discussões, para eventuais esclarecimentos necessários. A corpo discente não atua diretamente nas discussões, uma vez que isto tende a desestimular a participação dos alunos. A forma de controle da frequência nas aulas. Participação nos fóruns de Discussão. Cada aluno é cobrado quanto à sua participação em pelo menos um fórum de discussão (são vários) de cada tema. Falha em cumprir este requisito mínimo é interpretado como não presença no tema discutido. Informação sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos. Como a participação ONLINE ocorre nos fóruns de discussão: ela e assíncrona. Mas estimulamos os alunos a utilizarem fotos em seus perfis. A forma de avaliação da aprendizagem (presencial/remota). Participação nos fóruns de Discussão. Apesar da interação para aprendizado ser entre os alunos, a participação na disciplina é rigorosamente controlada pelo corpo docente. Cada aluno é cobrado quanto à sua participação nos fóruns de discussão (são vários) de cada tema. O número de interações, estímulo aos colegas e conteúdo dos comentários feitos são usados para definir o conceito de cada aluno.