Área de Concentração: 5143
Concentration area: 5143
Criação: 14/07/2022
Creation: 14/07/2022
Ativação: 14/07/2022
Activation: 14/07/2022
Nr. de Créditos: 2
Credits: 2
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
5 | 5 | 5 | 2 semanas | 2 weeks | 30 horas | 30 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Michel Burihan Cahali
Richard Louis Voegels
Objetivos:
Orientar o pesquisador quanto à solicitação de apoio para a pesquisa científica.
Objectives:
OBJECTIVES: To guide the researcher on how to obtain funding for scientific research.
Justificativa:
Os órgãos de fomento à pesquisa científica e tecnológica concedem auxílios à pesquisa e bolsas para todas as áreas do conhecimento e financiam outras atividades de apoio à investigação, ao intercâmbio e à divulgação da ciência e da tecnologia. O órgão de fomento vem ao encontro do pesquisador na medida em que oferece a estrutura necessária para a realização do estudo científico de uma forma mais adequada. Esta cooperação é interessante não só para o Órgão, que cumpre com sua missão, mas principalmente para o pesquisador, o qual obtém os recursos necessários para a realização do estudo.
Rationale:
JUSTIFICATION: The funding agencies for scientific and technologic research provide grants for research and scholarships for all areas of knowledge and support other activities involved in the research project, scientific exchange and propagation of knowledge. The funding agencies meet the researcher expectations by providing the means for adequately developing the scientific projects. This relationship is important for those agencies to fulfil their missions and, particularly, for the researcher to get the needed support for developing their studies.
Conteúdo:
1. O que são e quais os objetivos dos Órgãos de Fomento; 2. Modalidades de fomento à pesquisa: aonde devo enquadrar o meu projeto de pesquisa? 3. Sistema de Avaliação da proposta do pesquisador; 4. Pontos chave para ter sucesso na captação de recursos para a pesquisa. 5. Formalidades: documentação necessária e preenchimento da solicitação de recursos; 6. Relatórios Científicos exigidos durante a vigência do auxílio / bolsa. 7. Pesquisa científica gerando patentes e lucros: como proceder?
Content:
CONTENT: 1. Funding agencies: what they are and what their purposes are; 2. Types of funding: how should I frame my research proposal? 3. Evaluation parameters for the research proposal; 4. Key aspects for a winning grant proposal. 5. Formalities: paperwork involved in a grant proposal; 6. Mandatory scientific reports during the grant period. 7. Patents and profits coming from scientific research: how to manage that?
Forma de Avaliação:
Os alunos serão avaliados segundo frequência nas aulas (abaixo de 70% será reprovado); a participação e interesse nas aulas teóricas e a apresentação dos seminários.
Type of Assessment:
EVALUATION CRITERIA: Students are going to be evaluated according to class attendance (less than 70% of attendance will be reproved), and also according to their participation and interactions during lectures and seminar presentations.
Bibliografia:
1. Balázs Győrffy, Péter Herman, István Szabó. Research funding: past performance is a stronger predictor of future scientific output than reviewer scores. Journal of Informetrics,2020:14 (3):101050. https://doi.org/10.1016/j.joi.2020.101050. 2. A pandemic is no time to cut the European Research Council's funding. Nature. 2020 Sep;585(7825):323-324. doi: 10.1038/d41586-020-02620-x. PMID: 32939073. 3. Subbaraman N. Sputnik moment or budget breaker: How will the pandemic alter research funding? Nature. 2020 Jun;582(7811):164-165. doi: 10.1038/d41586-020-01519-x. PMID: 32488187. 4. Nakkash R, Ali A, Alaouie H, Asmar K, Hirschhorn N, Mugharbil S, Nuwayhid I, London L, Saban A, Rashid SF, Ahmed MK, Knai C, Bigland C, Afifi RA. Attitudes and practices of public health academics towards research funding from for-profit organizations: cross-sectional survey. Int J Public Health. 2020 Sep;65(7):1133-1145. doi: 10.1007/s00038-020-01416-0. Epub 2020 Aug 25. PMID: 32840634; PMCID: PMC7497330. 5. Ebadi A, Schiffauerova A. How to Receive More Funding for Your Research? Get Connected to the Right People! PLoS One. 2015 Jul 29;10(7):e0133061. doi: 10.1371/journal.pone.0133061. PMID: 26222598; PMCID: PMC4519253. 6. Sohn E. Secrets to writing a winning grant. Nature. 2020 Jan;577(7788):133-135. doi: 10.1038/d41586-019-03914-5. PMID: 31863064. 7. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). http://www.capes.gov.br/ 8. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/ 9. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). http://www.fapesp.br/ 10. Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). http://www.finep.gov.br/ 11. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). http://www.mct.gov.br/ 12. Ministério da Educação (MEC). http://www.mec.gov.br/ 13. Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. http://www.usp.br/prpg/pt/ 14. European Research Council. https://erc.europa.eu
Bibliography:
REFERENCES: 1. Balázs Győrffy, Péter Herman, István Szabó. Research funding: past performance is a stronger predictor of future scientific output than reviewer scores. Journal of Informetrics,2020:14 (3):101050. https://doi.org/10.1016/j.joi.2020.101050. 2. A pandemic is no time to cut the European Research Council's funding. Nature. 2020 Sep;585(7825):323-324. doi: 10.1038/d41586-020-02620-x. PMID: 32939073. 3. Subbaraman N. Sputnik moment or budget breaker: How will the pandemic alter research funding? Nature. 2020 Jun;582(7811):164-165. doi: 10.1038/d41586-020-01519-x. PMID: 32488187. 4. Nakkash R, Ali A, Alaouie H, Asmar K, Hirschhorn N, Mugharbil S, Nuwayhid I, London L, Saban A, Rashid SF, Ahmed MK, Knai C, Bigland C, Afifi RA. Attitudes and practices of public health academics towards research funding from for-profit organizations: cross-sectional survey. Int J Public Health. 2020 Sep;65(7):1133-1145. doi: 10.1007/s00038-020-01416-0. Epub 2020 Aug 25. PMID: 32840634; PMCID: PMC7497330. 5. Ebadi A, Schiffauerova A. How to Receive More Funding for Your Research? Get Connected to the Right People! PLoS One. 2015 Jul 29;10(7):e0133061. doi: 10.1371/journal.pone.0133061. PMID: 26222598; PMCID: PMC4519253. 6. Sohn E. Secrets to writing a winning grant. Nature. 2020 Jan;577(7788):133-135. doi: 10.1038/d41586-019-03914-5. PMID: 31863064. 7. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). http://www.capes.gov.br/ 8. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/ 9. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). http://www.fapesp.br/ 10. Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). http://www.finep.gov.br/ 11. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). http://www.mct.gov.br/ 12. Ministério da Educação (MEC). http://www.mec.gov.br/ 13. Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. http://www.usp.br/prpg/pt/ 14. European Research Council. https://erc.europa.eu
Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial
Informações adicionais do oferecimento da disciplina:
A porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial (1- 100%). 100%. Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online. Todas via remota. Tempo online será de 2 horas contínuas. Especificação se as aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas. Síncronas. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno e a A plataforma que será utilizada. Será disponibilizada a bibliografia. Plataforma Google Meet. Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos). Curso 100% online. Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro). Somente durante as aulas. A forma de controle da frequência nas aulas. A presença será de quem entrou nos primeiros 30 minutos da disciplina e que permaneceram até o final). Informação sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos. Os alunos deverão ter câmera e áudio (microfone) disponíveis. A forma de avaliação da aprendizagem (presencial/remota). A forma de avaliação da aprendizagem é remota.
Additional class type information:
A porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial (1- 100%). 100%. Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online. Todas via remota. Tempo online será de 2 horas contínuas. Especificação se as aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas. Síncronas. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno e a A plataforma que será utilizada. Será disponibilizada a bibliografia. Plataforma Google Meet. Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos). Curso 100% online. Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro). Somente durante as aulas. A forma de controle da frequência nas aulas. A presença será de quem entrou nos primeiros 30 minutos da disciplina e que permaneceram até o final). Informação sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos. Os alunos deverão ter câmera e áudio (microfone) disponíveis. A forma de avaliação da aprendizagem (presencial/remota). A forma de avaliação da aprendizagem é remota.