Área de Concentração: 5143
Concentration area: 5143
Criação: 10/12/2020
Creation: 10/12/2020
Ativação: 10/12/2020
Activation: 10/12/2020
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2 | 2 | 4 | 15 semanas | 15 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Luiz Ubirajara Sennes
Rui Imamura
Objetivos:
Discutir tópicos de delineamento de estudo com ênfase nos principais tipos de estudos feitos na área de otorrinolaringologia. Dentro de cada tipo de estudo discutiremos: questões de pesquisa, população do estudo, variáveis de desfecho e independentes, vieses e erro aleatório, erros de inferência, planejamento estatístico, noções sobre cálculo do tamanho da amostra; Auxiliar o aluno a aplicar estes conhecimentos na prática, ao utilizar projetos reais como “estudo de caso” Ao final do curso, o aluno deverá estar capacitado a aplicar estes importantes conceitos de delineamento na avaliação crítica de estudos da literatura, bem como em sua pesquisa científica.
Justificativa:
Suprir a carência do aluno da pós-graduação em Otorrinolaringologia de conhecimento e aplicabilidade prática de conceitos de delineamento de estudos científicos. A adoção de importantes detalhes de delineamento de estudos na fase inicial do projeto, pode melhorar o rigor científico do trabalho favorecendo sua publicação em periódicos de maior impacto.
Conteúdo:
Será utilizado o modelo de estudo de “aprendizado colaborativo” em que os alunos participam ativamente das discussões conceituais de cada tópico a ser abordado. Dispondo de um site específico criado pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP (http://digital.fm.usp.br/posgraduacao/ ) os alunos contam com um ambiente exclusivo para discutir entre si os tópicos de cada aula, antes que ela seja ministrada pelo corpo docente. Estas discussões exigem busca ativa de conhecimento (leitura prévia da literatura básica recomendada e pesquisas individuais) que, juntamente com a interação entre os alunos, constituem a base do aprendizado colaborativo. Este é o modelo utilizado com sucesso no curso dirigido pelo Prof. Felipe Fregni “Principles and Practice of Clinical Research” do Departamento de Educação Continuada da Escola de Medicina de Harvard (http://ppcr.hms.harvard.edu ), que inspirou esta Disciplina. Além de questões elaboradas pelo corpo docente, os projetos de tese dos alunos serão utilizados nos fóruns para discutir os seguintes tópicos: Erro aleatório e erro sistemático (viés) Questões de pesquisa Questões primárias e secundárias População-alvo Base populacional x hospitalar Randomização x conveniência Validade interna x generalizabilidade externa Tipos de Desenhos de estudo Enquetes Estudos observacionais Experimentais Tipos de dados e apresentação Classificação dos dados Distribuição Resumo e apresentação dos dados Métodos estatísticos Testes paramétricos e não paramétricos Descritivos Testes de Diferença, associação, curvas de sobrevida Cálculo do tamanho da amostra Limitações do estudo Ético Científico Outros tópicos a serem discutidos Revisão sistemática e meta-análise Como escrever seu artigo
Forma de Avaliação:
Vide campo Observação
Observação:
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados de acordo com: Freqüência nas aulas / discussões de casos Participação nas discussões Prova teórica Elaboração de projeto de pesquisa aplicando os conhecimentos adquiridos no curso
Bibliografia:
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Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial