Disciplina Discipline MPM5602
Estatística I

Statistics I

Área de Concentração: 45135

Concentration area: 45135

Criação: 18/11/2021

Creation: 18/11/2021

Ativação: 26/11/2021

Activation: 26/11/2021

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Viviana Giampaoli

Marcos Nascimento Magalhaes

Elisete da Conceicao Quintaneiro Aubin

Objetivos:

Mostrar a importância de saber trabalhar com a variabilidade e a incerteza, elementos que permeiam a tomada de decisão em qualquer campo do conhecimento. Discutir aspectos cognitivos ligados ao ensino de Probabilidade e Estatística. Fornecer ferramentas estatísticas para que o professor possa fazer com que seus alunos desenvolvam as seguintes competências: saber observar, interpretar e usufruir os aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais disponíveis, saber utilizar diferentes fontes de informação, desenvolver capacidade crítica e realizar projetos interdisciplinares que envolvam quantificação. Discutir como a Estatística pode participar de projetos interdisciplinares no âmbito escolar.

Justificativa:

Com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ficou explicitada a importância da Probabilidade e Estatística como uma unidade temática da área da Matemática desde os anos iniciais de escolaridade. Historicamente, os professores do ensino básico, mesmo os de Matemática, não têm a necessária familiaridade com a área, para que possam fornecer um encaminhamento pedagógico compatível com os requisitos atuais. Essa disciplina, cuja proposta inclui o trabalho com projetos, além de fornecer embasamento teórico apropriado, procurará mostrar caminhos para o cotidiano escolar, aproveitando a oportunidade ensejada por atividades interdisciplinares, analisando dados do cotidiano do professor e/ou da sua escola e/ou dos seus alunos para apresentar os conceitos fundamentais desta área. Trabalhos com pesquisas de campo serão fortemente encorajados e a utilização de apoio computacional é incentivada.

Conteúdo:

1. As origens da Estatística. Relação entre Probabilidade e Estatística. 2. Projetos: caracterização; projetos em Estatística. 3. Tipos de estudos: observacional e experimental. Fontes de dados. 4. Estatística e Ciência de Dados. 5. Análise de dados: apresentações de informações estatísticas; análise de variáveis quantitativas e qualitativas; tratamento gráfico envolvendo variáveis quantitativas e qualitativas; geração e tratamento de informações estatísticas. Inferência Estatística Informal. 6. Probabilidade: apresentação de conceitos de probabilidade, propriedades. 7. Variável aleatória discreta e variável aleatória contínua: cenários em áreas de aplicação; distribuições Binomial e Normal; valor esperado, variância e noção de risco. 8. Noções de amostragem: amostra aleatória simples; amostra estratificada; amostra sistemática. 9. Noções de inferência: estimação por ponto e por intervalo; teste de independência. 10. Noções de correlação linear e de regressão linear.

Forma de Avaliação:

A avaliação será realizada através de seminários, projetos e provas. A nota final será calculada pela média obtida pelo aluno nos instrumentos de avaliação. Nas duas primeiras semanas de aula o docente fixará as datas e o número de provas, projetos e seminários, assim como o critério de atribuição do conceito final.

Bibliografia:

Bargagliotti, A. e Franklin, C. 2021. Statistics and Data Science for Teachers, American Statistical Association Disponível em https://www.amstat.org/asa/files/pdfs/SDSTeacherBook.pdf, Acessado em 08/11/2021. Batanero, C. Didáctica de la Estatística. Departamentode Didáctica de la Matemática. Univ. De Granada, 2001. Disponível em www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/didacticaestadistica.pdf. Acessado em 08/11/2021. Batanero, C. y Díaz, C. (Eds.), 2011. Estadística con Proyectos. Departamento de Didáctica de la Matemática. Disponível em http://www.ugr.es/~batanero/pages/ARTICULOS/Libroproyectos.pdf. Acessado em 08/11/2021. Batanero, C., Burril, G. e Reading, C. (Eds). Teaching statistics in school mathematics- challenges for teaching and teacher education, Springer, 2011. Ben-Zvi, D. e Garfield, J. (Eds). The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking. Kluwer Academic Publishers, 2004. Brasil. (2018), Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular -Educação é a Base: Ensino Médio. Ministério da Educação e Cultura, Brasília. Bussab, W. O. e Morettin, P.A. Estatística Básica., 8ª edição, 4ª tiragem, Ed. Saraiva, 2015. Gal, I. Adults’ Statistical Literacy: Meanings, Components, and Responsibilities, International Statistical Review, Vol 70 (1), 2002. Gal, I. e Garfield. J (eds). The Assessment Challenge in Statistics Education. IOS Press, 1997. Disponível em http://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/assessbk/. Acessado em 14/09/2016 Helen MacGillivray, Statistics and data science must speak together, Teaching Statistics, 10.1111/test.12281, 43, S1, (S5-S10), (2021). Wiley Online Library Magalhães, M.N. e Pedroso de Lima, A.C. Noções de Probabilidade e Estatística, 7ª edição-3ª reimpressão revista, EDUSP, 2015. Rubin, A., What to consider when we consider data, Teaching Statistics 43 (2021), S23– S33. https://doi.org/10.1111/test.12275 Vásquez, C. & García-Alonso, I. 2020. La educación estadística para el desarrollo sostenible en la formación del profesorado. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 24(3), 125-147. DOI: 10.30827/profesorado.v24i3.15214 Disponível emhttps://digibug.ugr.es/handle/10481/64794 Acessado em 08/11/2021

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial