Área de Concentração: 45135
Concentration area: 45135
Criação: 22/10/2021
Creation: 22/10/2021
Ativação: 22/10/2021
Activation: 22/10/2021
Nr. de Créditos: 4
Credits: 4
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2 | 0 | 2 | 15 semanas | 15 weeks | 60 horas | 60 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Francisco Cesar Polcino Milies
Oscar Joao Abdounur
Eduardo do Nascimento Marcos
Antonio Carlos Brolezzi
Rogerio Osvaldo Chaparin
Objetivos:
Apresentar um apanhado do desenvolvimento da Matemática e permitir uma reflexão sobre as relações entre evolução dos conceitos da matemática elementar e a historia da cultura, da ciência e da Humanidade como um todo.
Justificativa:
O uso da história merece destaque como elemento pedagógico importante no estudo de Matemática elementar. Isso justifica a oferta de uma disciplina específica sobre o tema, especialmente voltada a garantir a discussão e a propiciar a ampliação de conhecimentos sobre a evolução, no tempo histórico, de conhecimentos matemáticos importantes e situar o potencial didático desses conhecimentos em sala de aula.
Conteúdo:
1. A Matemática na Grécia - A gênese da Geometria: Thales, Pitágoras e as primeiras escolas. Os problemas clássicos. Relações com a Filosofia. Axiomatização e os Elementos de Euclides. O período Alexandrino. 2. A Matemática no fim da Idade Média e no Renascimento. A introdução da numeração Hindu-Arábica. Resolução de equações de terceiro e quarto graus e a introdução dos números complexos. Viète e o formalismo algébrico. 3. As raízes da Matemática moderna. Bürgi, Napier e Briggs: a introdução dos logaritmos. As contribuições de Desargues, Pascal, Fermat e Descartes: o nascimento da Geometria Projetiva, da Teoria de Números, da Geometria Analítica e da Probabilidade. 4. Tópico complementar: As liberações da Álgebra e da Geometria: as descobertas dos quatérnios e das Geometrias não euclideanas.
Forma de Avaliação:
A avaliação será realizada através de seminários, projetos e provas. A nota final será calculada pela média obtida pelo aluno nos instrumentos de avaliação. Nas duas primeiras semanas de aula o docente fixará as datas e o número de provas, projetos e seminários, assim como o critério de atribuição do conceito final.
Bibliografia:
Eves, H. Introdução à História da Matemática, Ed. Da UNICAMP, Campinas, 1997. Boyer, C.B. História da Matemática, Ed. Edgar Blucher, São Paulo, 1996. Polcino Milies, F.C. e Oliveira Bussab, F.H. A Geometria na Antiguidade Clássica, FTD, São Paulo, 1999.
Idiomas ministrados:
Languages taught:
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial