Disciplina Discipline MPM5606
Tópicos de História da Matemática

Topics in the History of Mathematics

Área de Concentração: 45135

Concentration area: 45135

Criação: 22/10/2021

Creation: 22/10/2021

Ativação: 22/10/2021

Activation: 22/10/2021

Nr. de Créditos: 4

Credits: 4

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
2 0 2 15 semanas 15 weeks 60 horas 60 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Francisco Cesar Polcino Milies

Oscar Joao Abdounur

Eduardo do Nascimento Marcos

Antonio Carlos Brolezzi

Rogerio Osvaldo Chaparin

Objetivos:

Apresentar um apanhado do desenvolvimento da Matemática e permitir uma reflexão sobre as relações entre evolução dos conceitos da matemática elementar e a historia da cultura, da ciência e da Humanidade como um todo.

Justificativa:

O uso da história merece destaque como elemento pedagógico importante no estudo de Matemática elementar. Isso justifica a oferta de uma disciplina específica sobre o tema, especialmente voltada a garantir a discussão e a propiciar a ampliação de conhecimentos sobre a evolução, no tempo histórico, de conhecimentos matemáticos importantes e situar o potencial didático desses conhecimentos em sala de aula.

Conteúdo:

1. A Matemática na Grécia - A gênese da Geometria: Thales, Pitágoras e as primeiras escolas. Os problemas clássicos. Relações com a Filosofia. Axiomatização e os Elementos de Euclides. O período Alexandrino. 2. A Matemática no fim da Idade Média e no Renascimento. A introdução da numeração Hindu-Arábica. Resolução de equações de terceiro e quarto graus e a introdução dos números complexos. Viète e o formalismo algébrico. 3. As raízes da Matemática moderna. Bürgi, Napier e Briggs: a introdução dos logaritmos. As contribuições de Desargues, Pascal, Fermat e Descartes: o nascimento da Geometria Projetiva, da Teoria de Números, da Geometria Analítica e da Probabilidade. 4. Tópico complementar: As liberações da Álgebra e da Geometria: as descobertas dos quatérnios e das Geometrias não euclideanas.

Forma de Avaliação:

A avaliação será realizada através de seminários, projetos e provas. A nota final será calculada pela média obtida pelo aluno nos instrumentos de avaliação. Nas duas primeiras semanas de aula o docente fixará as datas e o número de provas, projetos e seminários, assim como o critério de atribuição do conceito final.

Bibliografia:

Eves, H. Introdução à História da Matemática, Ed. Da UNICAMP, Campinas, 1997. Boyer, C.B. História da Matemática, Ed. Edgar Blucher, São Paulo, 1996. Polcino Milies, F.C. e Oliveira Bussab, F.H. A Geometria na Antiguidade Clássica, FTD, São Paulo, 1999.

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial