Área de Concentração: 45135
Concentration area: 45135
Criação: 15/12/2023
Creation: 15/12/2023
Ativação: 15/12/2023
Activation: 15/12/2023
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 0 | 4 | 15 semanas | 15 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Iole de Freitas Druck
Barbara Corominas Valério
David Pires Dias
Antonio Carlos Brolezzi
Ana Paula Jahn
Objetivos:
Discutir dificuldades específicas do ensino e da aprendizagem de tópicos de Matemática pertinentes à Educação Básica. Discutir documentos e programas oficiais para o Ensino Fundamental e Médio tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa Nacional do Livro Didático e suas propostas para o ensino-aprendizagem da Matemática.
Justificativa:
É imprescindível que o professor tenha conhecimento das propostas curriculares vigentes, possa criticá-las, e mais ainda, desenvolva autonomia para por em prática com cada grupo particular de alunos ações conscientes e que sejam adequadas, tanto à sua própria capacidade de atuação quanto ao nível, interesse e necessidade de cada classe específica.
Conteúdo:
1. Estudo de obstáculos epistemológicos ou didáticos frequentes e análise de transposições didáticas correntes em tópicos específicos da Matemática elementar envolvendo conceitos como os de fração, inteiros, áreas, volumes, equações, inequações, aproximações, números reais, introdução ao raciocínio dedutivo, congruência e semelhança em geometria plana e espacial, simetrias, a noção de função, funções trigonométricas, logarítmicas e exponenciais, matemática financeira, problemas de contagem, cônicas e números complexos. 2. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Plano Nacional da Educação, a Proposta de Base Nacional Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa Nacional do livro Didático Panorama em outros países. Novas propostas para o ensino-aprendizagem da Matemática e a necessidade de maior autonomia do professor: resolução de problemas, contextualização sócio-cultural, interdisciplinaridade, uso da História da Matemática, uso de tecnologias e outros materiais didáticos. Exemplos de aplicação das propostas em tópicos da Matemática elementar, presentes em livros didáticos ou não.
Forma de Avaliação:
Conceito baseado em média ponderada de provas e trabalhos.
Bibliografia:
Abrantes, P. etalli, A Matemática na Educação Básica, Ministério da Educação, Lisboa 1999. Bachelard, G. A formação do espírito científico, Editora Contraponto, 1986. BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica: Diretrizes Curriculares Nacionais, Brasília, 2012. Brousseau, G. Os diferentes papéis do professor, in PARRA, C. e SAIZ, I. (orgs.). Didática da Matemática: reflexoespsipedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Estrela, A. etalli. Avaliação em Educação: Novas Perspectivas. Porto Editora, 1993. Krulik, S. A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. Atual Editora, 1997. Lei 9.394/96 – Diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN) Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional da Educação (PNE) Lima, E.L. et al. Coleção Professor de Matemática, SBM. Machado, N. J. Epistemologia e Didática, Cortez, 1995. Machado, S.D.A. (org). Aprendizagem em Matemática: Registros de representação semiótica, Papirus, 2003. Matos, J. F. Matemática e Realidade: Que papel na Educação e no Currículo?, SPCE, 1995. MEC. Guias de Livros Didáticos, MEC/SEB, 2000, 2002, 2003, 2005, 2006, 2008. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensinos Fundamental e Médio, MEC/SEF, 1998. MEC. Orientações Curriculares para o Ensino Médio, volume2 – Conhecimentos de Matemática, MEC/SEB, 2006. Miorim, M.A. Introdução à História da Educação Matemática, Atual Ed., 1998. Pires, C.C. Currículos de Matemática: da organização linear à idéia de rede, São Pulo, FTD, 2000. Valente, W. O Nascimento da Matemática do Ginásio, Anna Blume Brasília – FAPESP São Paulo, 2004. Valente, W. Euclides Roxo e a Modernização do Ensino da Matemática no Brasil, Editora UnB, Brasília, 2004 Valente, W.(Org.), Oswaldo Sangiorgi, um professor moderno Anna Blume Brasília – CNPq, 2008.
Idiomas ministrados:
Languages taught:
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial