Disciplina Discipline MPM5614
Recursos Digitais no Ensino e Aprendizagem da Matemática

Área de Concentração: 45135

Concentration area: 45135

Criação: 25/10/2019

Creation: 25/10/2019

Ativação: 25/10/2019

Activation: 25/10/2019

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 2 15 semanas 15 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Cristina Cerri

Ana Paula Jahn

Objetivos:

Desenvolver competências para utilização e análise crítica de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de Matemática. Estudar fundamentos teóricos – relativos aos aspectos cognitivos, epistemológicos e didáticos – de propostas de integração de recursos digitais no ensino e aprendizagem de Matemática. Estudar processos de construção de conhecimento matemático mediados pelas tecnologias digitais. Estudar processos de gênese instrumental em situações que integram recursos digitais, tanto do ponto de vista das práticas matemáticas de alunos quanto das práticas didáticas de professores. Analisar e/ou conceber cenários de aprendizagem com o uso de tecnologias digitais visando subsidiar as práticas docentes de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior.

Justificativa:

Segundo Serres (2013, p. 22), “[...] essa geração que chega à escola é completamente diferente em relação às gerações que a antecederam; os alunos e alunas têm outra cabeça, maneiras diferentes de pensar, de conviver, de relacionar, de interagir e de aprender”. Nesse sentido, em que os alunos estão cada vez mais atuantes na sociedade tecnológica em que vivem, torna-se imprescindível que os professores conheçam e saibam utilizar educacionalmente as tecnologias digitais disponíveis. Neste curso, pretende-se tratar as possibilidades apresentadas pelas tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem da Matemática, discutindo criticamente o que se entende por uso competente das tecnologias digitais para o aprimoramento da prática pedagógica e ampliação da formação cultural de professores e estudantes Para além dos aspectos motivacionais que o uso de tecnologias pode suscitar, a disciplina tem como foco os processos de construção de conhecimento matemático na presença de recursos digitais em contexto educacional, em especial, no que diz respeito à renovação de práticas didáticas que essa integração pode propiciar, visando sobretudo o enriquecimento das atividades matemáticas propostas aos alunos em sala de aula.

Conteúdo:

Recursos e mídias digitais: conceituação. Inserção e tratamento das tecnologias digitais na Matemática escolar. Formação de professores que ensinam Matemática para uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática. Potencialidades e limitações do uso dos recursos digitais no ensino de Matemática. Avaliação crítica de recursos e mídias digitais utilizadas em ambientes de aprendizagem da Matemática. Matemática dinâmica e processos de ensino e aprendizagem em Matemática. Estudo de processos de gênese instrumental (pessoal e profissional) na Educação Matemática. Uso da internet em sala de aula. Caracterização do trabalho colaborativo em ambientes virtuais de aprendizagem. Cultura digital e Educação Matemática.

Forma de Avaliação:

Conceito baseado em média ponderada de provas, trabalhos (individuais e em grupo) e seminários.

Bibliografia:

ALAVA, S. et al. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002. BARROS, D. M. V. et al. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. E-book. Lisboa: [s.n.], 2011. Disponível em <http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com.br/> . Acesso em 04 abr 2017 BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ROSA, Mauricio. Realidade e Cibermundo: horizontes filosóficos e educacionais antevistos. Canoas, RS: Editora da Ulbra, 2010. BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; ZULATTO, R. B. A. Educação a distância online. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. BORBA, M. C..; CHIARI, A. Tecnologias Digitais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2013. BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2 a Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. BÚRIGO, E., BASSO. M.V., GARCIA, V.C.; GRAVINA, M.A. (Eds) Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para formação do professor de Matemática. Porto Alegre: Evangraf, 2012. DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologias educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. HOYLES, C.; LAGRANGE, J.-B. (Eds). Mathematics Education and Technology - Rethinking the Terrain. The 17th ICMI Study. New York: Springer, 2010. (New ICMI Study Series, 13). KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9 ed. Campinas: Papirus, 2010. LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. MORAN, J.; MASETTO, M.T; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013. PAPERT, S. A máquina das crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos, 2006. _____. A educação a distância em transição. São Leopoldo: Unisinos, 2009. SERRES, M. Polegarzinha. Tradução de: Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. Obs.: Esta bibliografia básica será complementada com artigos de revistas/periódicos da área de Educação Matemática, especificamente voltados aos tópicos da ementa (por exemplo: BOLEMA; JIEEM; Boletim GEPEM; Acta Scientia ; RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação; ZETETIKE – Revista da FE/UNICAMP, entre outros).

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial